quinta-feira, 31 de março de 2011

Tohme Tohme Irá Testemunhar no Julgamento de Conrad Murray

O ex-empresário de Michael Jackson, Tohme Tohme, deverá testemunhar no julgamento do Dr. Conrad Murray. Foi o que determinou o juíz Michael Pastor nesta última segunda-feira.

Os advogados de Thome argumentaram que o seu cliente não havia recebido a intimação, mas Tamar Ravid, uma servidora da Corte, testemunhou que entregou a intimação nas mãos de Tohme em sua casa, no dia 3 de março. David Marghzar, um revendedor de carros usados, testemunhou na segunda-feira que ele estava com Tohme em um leilão de automóveis das 08h30 até às 15h00 no dia. O homem alegou conhecer Tohme por quase dez anos e que eles tinham uma relação de negócios.

"Estou convencido de que a intimação foi entregue," disse o juíz Michael Pastor, após ouvir ambas testemunhas.

Pastor estava mais preocupado com a alegação de que o depoimento de Tohme seria irrelevante para o caso de Murray.

Paul Takakijan, advogado de Tohme, disse que a defesa está "jogando fora uma linha de pesca" ao não terem conhecimento algum de que Tohme saiba de qualquer coisa que possa ajudar em seu caso.

Os advogados de Murray alegaram que Tohme é uma testemunha fundamental para sua estratégia de defesa para provar que Jackson injetou em si mesmo a dose fatal de propofol que o levou à morte, em 25 de junho de 2009.

Tohme tinha "conhecimento profundo de suas finanças, uso de drogas, seus hábitos" nos seus meses finais, alegou o advogado da defesa, Nareg Gourijan.

As "dificuldades financeiras da época são claramente relevantes para a nossa afirmação de que o sr. Jackson auto-administrou propofol," disse Gourijan.

Embora o argumento da defesa "pareça ser um monte de especulação," Pastor disse que manteria a intimação de Tohme já que ele era o gerente de negócios de Jackson no momento de sua morte. Ele indicou que, mais tarde, considerará a possibilidade de limitar os assuntos os quais Tohme pode ser questionado.

A defesa indicou que queria questionar Tome sobre a pressão exercida sobre Jackson nos seus últimos meses para preparar os 50 shows que ele iria realizar em Londres para a AEG Live, começando em julho.

"Ele (Tohme) negociou o contrato com a AEG e outras testemunhas dizem que o sr. Jackson ficou muito irritado com isso," disse Gourijan.

Tohme não irá cooperá com a defesa dando-lhes uma entrevista antes de seu depoimento, ele afirmou.

O tribunal irá considerar uma moção semelhante na próxima semana, em relação ao Dr. Arnold Klein.

A defesa alega que o dermatologista de Beverly Hills deu drogas a Jackson em suas últimas semanas de vida sem o conhecimento de Murray.

O tribunal irá realizar um terceiro dia de seleção do júri na próxima semana para constituir um time qualificado de possíveis jurados - aqueles cujas famílias, vida financeira e empregos poderiam suportar um julgamento de dois meses. O processo final de seleção do júri está marcado para 4 de maio, com os discursos de abertura começando em 09/05.


O Arquivo Michael Jackson publicou dois artigos envolvendo Tohme Tohme no Dossiê 25 de Junho. Confira aqui entrevista de Tohme para a Associated Press em julho de 2009 e aqui entrevista com Tom Barrack, em maio de 2009, com declarações de Tohme.


Traduzido por Bruno Couto Pórpora
Fonte: CNN / MJJC