JET Magazine, 24 de dezembro de 1970
Transformando em um feito raramente combinado em um único ano do calendário, os jovens irmãos Jackson conquistaram o ouro quando eles, nos últimos 2 meses, venderam mais de 10 milhões de compactos, mais de um milhão de álbuns e tocaram em shows cujos ingressos se esgotaram para platéias em todos os Estados Unidos.
Um dos muitos prêmios conquistados pelo grupo sensação de Gary, Indiana, é a certificação de cinco discos de platina, indicando vendas de mais de dois milhões cada, e o cobiçado prêmio Hollywood NAACP Image os presentou recentemente por terem sido votados como "Grupo Cantante do Ano."
Apesar de sua sensacional escalada em direção à fama, o sucesso não estragou os cinco irmãos que agora vivem em Hollywood. A primeira indicação à JET de que o sucesso não estragaria este grupo cantante ocorreu no último verão, quando o Jackson Five insistiu que deveriam permitir a eles que pagassem as entradas de jovens pobres dos subúrbios para que pudessem assistir aos primeiros shows do conjunto em São Francisco e Los Angeles, que quebraram recordes.
De acordo com Jackie, o irmão Jackson mais velho, "É impossível deixar o sucesso nos estragar quando tudo que nós ganhamos é uma mesada de cinco dólares por semana para cada um." Michael, o mais jovem e o líder do grupo, sorri ao reclamar que é multado a um dólar de sua mesada se ele falha em suas tarefas da casa, no tempo livre que tem entre as lições da escola e os ensaios. "Essa multa de um dólar às vezes acaba com a minha mesada," diz Michael.
O quão importante é a educação para este grupo bem-sucedido? Toriano, 16, contou à JET: "Nós estudamos muito, tanto quanto se não fôssemos artistas de sucesso, porque nós sabemos que o que for que façamos, nós faremos melhor se tivermos uma boa educação." Jackie se formou do ensino médio neste ano, e os outros quatro irmãos estão matriculados em escolas particulares em Beverly Hills, Califórnia.
Os garotos frequentaram escolas públicas até que funcionários das escolas reclamaram que a popularidade deles estava interferindo nos horários de aula. Quando viajando em turnês, o Jackson Five é sempre acompanhado por uma assistente social e por um tutor para supervisionar os estudos dos meninos e levá-los a passeios educativos.
Jermaine, 15, é talvez o leitor mais ávido do grupo. Em acréscimo aos seus livros e leituras obrigatórias da escola, Jermaine lê uma variedade de publicações sobre os acontecimentos atuais e mudanças sociais. "Uma das minhas publicações favoritas é Black World," Jermaine disse, acrescentando com um sorriso: "Mas, é claro, eu leio muito a JET, também."
Marlon, 13, é talvez o mais quieto e mais erudito do grupo. Seus quatro irmãos geralmente reclamam que Marlon tem todas as respostas e se orgulham de sua habilidade de se lembrar de quase tudo o que lê. Marlon diz, "Eu não quero ser esperto; eu só quero conhecer tudo, e a única forma de fazer isto é estudando."
Em casa os superastros não são tratados como celebridades, e nem esperam que o sejam, reforçam os pais. Eles são os filhos do sr. e da sra. Joseph Jackson, que certificam-se, eles dizem, de que seus filhos estejam muito envolvidos em seu próprio crescimento. Os prazeres de seus meninos são simples e seus gostos reservados, revelaram o sr. e a sra. Jackson.
"Todos estes meninos têm tarefas," disse seu pai. "Eles têm de limpar seus próprios quartos, lavar a louça, esfregar e encerar o chão. Nós queremos que eles sejam bons garotos e que respeitem os mais velhos assim como eles respeitam sua mãe e seu pai."
Perguntados se o grupo tinha uma mensagem especial para seu fãs do JET Soul Brothers Top 20, o Jackson Five simplesmente disse: "Feliz Natal e um Próspero Ano Novo."
Traduzido por Bruno Couto Pórpora.