quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Web dá a largada para Michael Jackson (Folha de S. Paulo, Agosto 2001)

Folha de São Paulo, 23 de agosto de 2001
Por Sérgio Dávila
de NY

Depois de seis anos de espera, os fãs de Michael Jackson finalmente poderão ouvir, em breve, um álbum novo do astro pop. A Sony Music confirmou, nesta quinta-feira, o lançamento internacional de Invincible para 29 de outubro. 

O álbum, que chegará primeiramente ao mercado internacional e, no dia seguinte, às lojas norte-americanas e canadenses, tem uma peculiaridade: seu custo de gravação alcançou nada menos que 30 milhões de dólares, a maior soma de todos os tempos. 

"O lançamento deste álbum é um acontecimento global", declarou Dave Glew, presidente da Epic Records, do grupo Sony, à Reuters. 

"Como cantor, compositor, produtor, arranjador e músico, Michael Jackson é um dos artistas mais talentosos e influentes na história da fonografia", concluiu. 

Para chegar à versão final, com 15 músicas, Michael Jackson teria gravado cerca de 50 faixas. Para isso, lançou mão dos produtores mais caros e prestigiados do mercado, o que contribuiu para o custo recorde. 

Invincible é a grande aposta do "Rei do Pop" para reerguer sua carreira. Como parte da campanha de lançamento, Jackson programou um show no Madison Square Garden, em Nova York, para setembro. Ao seu lado estarão nada menos que 30 astros da música, como Whitney Houston, Ricky Martin, Britney Spears. 

Na ocasião, os fãs poderão ver também a primeira apresentação dos irmãos Jackson desde 1984, quando a família deu partida para a turnê Victory. Apenas Janet Jackson, a irmã mais famosa de Michael, ficará de fora desta vez, pois estará fazendo shows com sua própria banda. 


Web dá a largada para Michael Jackson

O ano Michael Jackson finalmente começou. Nas últimas horas, ganhou a internet uma versão do single You Rock My World, o primeiro do novo CD do músico, que não lança disco inédito desde HIStory, de 1995, e não estreia um grande show há 11 anos. É a primeira prova "palpável" (embora feita de bytes) de que o "rei do pop" não só está vivo como passa bem.

You Rock My World (ou Rock My World) tem 5min26s e começa com um diálogo entre MJ e o comediante Chris Tucker, de A Hora do Rush 2, que ficou famoso justamente por sua imitação do músico. Ambos falam de mulheres. O que vem depois é uma faixa dançante, alegre, que gruda no ouvido.

Composta por MJ mais o produtor Rodney Jerkins com Nora Payne, LaShawn Daniels e Fred Jerkins, lembra Remember The Time, de Dangerous (91), principalmente pela batida da bateria e os gritinhos em falsete, a marca registrada de MJ.

Foi ao ar pela primeira vez na última sexta-feira, tocada pelas rádios FM Jammin e WKTU, de Nova York, que dizem ter recebido o single de um mensageiro da Sony. A gravadora nega que tenha mandado entregar a música, que de resto estava sendo mantida como segredo de Estado.

O resultado é que as emissoras tiraram a faixa do ar. Tarde demais. A gravação foi pipocando nos sites do mundo todo como uma trilha acesa de pólvora. A Transamérica paulistana tocou anteontem, causando a mesma reação na Sony brasileira.

Com o segredo revelado, a gravadora antecipou o lançamento mundial da música para 29 de agosto, não por acaso dia em que MJ completa 43 anos. As datas mundiais de comercialização do single (8 de outubro) e lançamento do CD (29 de outubro) continuam provisoriamente mantidas.

E isso é a única coisa que se sabe ao certo de um CD que deve entrar para a história como o mais conturbado do mundo pop. Com nome provisório de Invincible, que pode ser mudado para Epic, vem sendo produzido desde o começo de 2000.

Foi quando MJ escolheu as primeiras 15 músicas de uma base de quase uma centena que gravou nos últimos meses. A primeira leva teria sido rejeitada pela gravadora como de pouco apelo comercial. A segunda tentativa seria a definitiva e conta com participação especial de Carlos Santana na faixa 2000 Watts e sampler do rapper Notorious B.I.G., morto em 97, na faixa-título.

Fora do âmbito da produção e da gravadora, apenas um felizardo do grupo de pessoas teria ouvido o CD até agora. Trata-se dos responsáveis pela Captain EO Productions, que publica a Black and White em francês e alemão. A revista é a única considerada oficial por MJ.

Todos os que participaram da audição assinaram contratos que proibiam a divulgação de qualquer fato relacionado ao CD, mas muita coisa vazou, como os nomes das músicas, alguns participantes e o clima geral do disco. Que seria "inovador", "intrincado", "difícil", mas "contagiante", "dançante" e "alegre". Ou seja, pode marcar a volta do "rei do pop" aos tempos de Thriller.

Além disso, MJ comemora seus 30 anos de carreira com dois shows no Madison Square Garden, em Nova York, dias 7 e 10 de setembro. Reúnem um verdadeiro ABC do pop: de Britney Spears ao guitarrista Slash, passando por Ray Charles e Ricky Martin.

Também aqui não poderia faltar "polêmica". Há alguns dias, Jermaine Jackson disse que não participaria mais da homenagem ao irmão. Achava um acinte um evento com ingressos de até US$2,5 mil não dedicar um centavo a uma entidade beneficente, mas voltou atrás e irá ao show.

SAIBA TUDO SOBRE O NOVO MJ

Quem canta e algumas músicas dos shows de Nova York

Dia 7 de setembro
- Billy Gilman
- Britney Spears - "The Way You Make Me Feel"
- Destiny's Child - Medley
- Gloria Estefan
- Jackson 5 e 'NSYNC - "Dancing Machine"
- Quincy Jones & The Legends of Jazz
- Ray Charles
- 3T (sobrinhos de MJ)

Dia 10 de setembro
- Aaron Carter
- Al Jarreau
- Dionne Warwick
- Gloria Gaynor
- Lenny Kravitz e Slash - "Beat It"
- Liza Minelli - "You Are Not Alone"
- Luther Vandross
- Mary J. Blige
- Missy Elliott
- Ricky Martin - "Don't Stop 'Til You Get Enough"

Nos dois shows
- Billy Gilman - "Ben"
- Bobby Brown
- Deborah Cox, Mya e Tamla - "Heal The World"
- Jill Scott
- Monica
- Whitney Houston

Personalidades que devem falar no show

- Chris Tucker
- Dr. Dre
- Elizabeth Taylor
- Gregory PeckLiam Neeson
- Macaulay Culkin
- Magic Johnson
- Marlon Brando
- Muhammad Ali
- Samuel L. Jackson
- Snoop Dogg
- Yoko Ono

As 15 faixas que devem compor "Invincible" (ou "Epic", o nome ainda não é definitivo)
- Break of Dawn
- Butterflies
- Cry
- Don't Walk Away
- Heartbreaker
- Heaven Can Wait
- Invincible
- Privacy
- Cry
- Shout
- Speechless
- The Lost Children
- Threatens
- 2000 Watts
- Unbreakable
- You Rock My World (ou só Rock My World)

Quem deve participar do novo CD

Músicos
- Carlos Santana ("2000 Watts")
- Jay-Z
- Method-Man
- Fats
- R Kelly
- Slash

Comediante

- Chris Tucker ("You Rock My World")