quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Michael Jackson chega de máscara ao país (Estado de SP, Fevereiro 1996)

Estado de São Paulo, 10 de fevereiro de 1996
Por Roberta Jansen, com colaboração de Adriana Ferreira

O cantor Michael Jackson e o cineasta Spike Lee chegaram ontem a Salvador, onde gravaram hoje cenas do clipe da música They Don't Care About Us. Jackson desembarcou às 11h45 no Aeroporto 2 de Julho, com duas crianças americanas. Com máscara cirúrgica e chapéu pretos e vestindo um pesado casaco vermelho, ele enfrentou o calor de 40 graus. Mesmo assim, estava bem-humorado e receptivo aos fãs, que o aguardavam desde a madrugada.

O cantor surpreendeu os 200 soldados da Aeronáutica que faziam a segurança do local, ao correr de mãos dadas com as duas crianças pela pista. Jackson fez questão de se aproximar do terraço do aeroporto e acenar para os fãs. Atônitos, os soldados tentaram impedir que os fotógrafos se aproximassem e, por pouco, a chegada não termina em pancadaria.

Mais comedido, Spike Lee nem sequer acenou para a imprensa, mas posou para fotos ao lado de Jackson. Por alguns segundos, o cineastas inverteu o foco das atenções e registrou, com uma pequena máquina fotográfica, o trabalho da imprensa. Pouco depois, Jackson entrou no furgão que o levou ao Tropical Hotel da Bahia. Desconhecido do grande público, o cineasta atravessou tranquilamente o saguão do aeroporto em direção aos veículos da comitiva.

O cantor e Lee chegaram à Bahia no vôo 380 da Varig, sem nenhum esquema especial. O avião nem sequer tinha primeira classe. Os dois viajaram como anônimos passageiros e passaram boa parte do trajeto dormindo, segundo Lee. O diretor foi um dos primeiros a deixar o avião. Jackson foi o último.

"Com amor" - Antes de desembarcar na Bahia, Jackson e sua equipe fizeram escala no Rio. Ao lado de Spike Lee e de mãos dadas com as duas crianças, o cantor saiu direto do vôo 861, da Varig, que pousou no Aeroporto do Galeão às 8h20, para a sala Vip da empresa, onde esperou o embarque para Salvador. Ele não quis falar com ninguém e pediu para não ser fotografado. O máximo que fez foi dar autógrafos para duas crianças e assinar o "livro de ouro" no aeroporto. Sua mensagem foi simples: "Com amor, Michael Jackson." Spike Lee também assinou o livro e escreveu: "Paz e amor para o Brasil. Do Brooklin para o Rio, Spike Lee." 


- Os fãs baianos de Michael Jackson, na ânsia de ver o ídolo, ignoraram duas personalidades que circulavam pelo Aeroporto 2 de Julho; a cantora Elba Ramalho e o petista Luiz Inácio Lula da Silva, que foi a Salvador tratar da sucessão municipal.

- Os assessores de Michael Jackson disseram que ele veio dos Estados Unidos cantando durante a viagem e se dizia contente por estar vindo para o Brasil. Ao chegar ao hotel, em Salvador, experimentou todas as frutas tropicais que havia encomendado para a sua suíte.

- Um policial da Aeronáutica que integrava a segurança do cantor no aeroporto abandonou seu posto e saiu no encalço de Michael Jackson com uma filmadora na mão.

- Da janela do Tropical Hotel da Bahia, membros da equipe de Michael Jackson jogaram fotos autografadas do cantor. Muitas foram rasgadas pelas mãos aflitas dos fãs, que as disputavam quase a tapas. Quem conseguiu uma foto teve de prometer uma cópia xerox aos colegas.

- Depois que as janelas da suíte foram fechadas, os fãs se voltaram para Mister Jackson, um cover do cantor que mora em Brasília e cobra R$120,00 por uma hora de show.

- Há dez anos na "atividade", Mister Jackson diz não ter do que se queixar. "Já comprei meu carro, conheci cinco Estados e acompanhei todas as passagens de meu ídolo pelo Brasil; só não realizei o sonho de conhecê-lo e atuar na equipe dele."

- Os irmãos Daniel e Thiago Monteiro, que moram nos Estados Unidos e vieram passar uns dias no Brasil, ficaram espantados ao ver o cantor no Aeroporto do Galeão. Daniel, de 12 anos, achou que era outra pessoa. "Não acreditei que era ele." Thiago ficou impressionado com a maquiagem de Jackson. "Era uma maquiagem branca e forte, estranha."

- Spike Lee foi recebido pela senadora Benedita da Silva (PT-RJ) e pelo vereador carioca Antônio Pitanga (PT), responsável pelo mandado de segurança que garantiu a permissão para as filmagens no Rio. Lee confirmou que as filmagens na favela serão feitas amanhã e disse que ele e Jackson não iriam ao Rio sem a concordância dos brasileiros.