domingo, 2 de agosto de 2015

Julgamento de cantor deve levar seis meses (Folha de SP, Fevereiro 2005)

Folha de São Paulo, 1 de fevereiro de 2005
Por Luciana Coelho

O cantor Michael Jackson compareceu ontem ao Tribunal do Condado de Santa Barbara, na cidade californiana de Santa Maria, para o primeiro dia de seu julgamento. O ídolo pop é acusado, entre outras coisas, de ter molestado sexualmente um menino de 13 anos em 2003.

Os trabalhos tiveram início com a primeira etapa da seleção dos 12 jurados que atuarão no caso. Com cerca de 750 candidatos potenciais e a possibilidade de a defesa e a acusação solicitarem mudanças após a definição preliminar do grupo, só o processo de escolha pode levar mais de um mês. O julgamento deve se estender por seis meses, segundo especialistas.

Ontem, foram examinados os primeiros 300 candidatos - 150 pela manhã e outros 150 à tarde. Na próxima semana, o grupo preliminar receberá questionários de sete páginas sobre o caso e, depois disso, a Promotoria e a defesa poderão solicitar trocas.

Vestindo um conjunto branco com um cinto dourado e munido da inseparável sombrinha para se proteger do sol, Jackson, 46, foi recepcionado por dezenas de fãs que se aglomeravam nas cercanias do tribunal. Com um sorriso discreto, o cantor fez o sinal da vitória para as câmeras de TV.

Diferentemente do que ocorreu em ocasiões anteriores, o cantor estava acompanhado somente de seus advogados. Por determinação do juiz Rodney Melville, a presença dos familiares e amigos do cantor nessa fase do processo foi vetada para que houvesse espaço para o grande número de candidatos a jurados na corte.

Rumores antigos

Com o início oficial do julgamento, o caso já ocupa lugar de destaque na mídia dos EUA, com flashs ao vivo na programação dos principais canais e debates. Segundo hotéis locais, cerca de mil jornalistas de outros Estados e de fora do país estão em Santa Maria, cidade de 80 mil habitantes na costa sul da Califórnia.

Embora rumores sobre a natureza do relacionamento de Jackson com as inúmeras crianças que frequentaram sua casa tenham sido comuns nos últimos anos, esta é a primeira vez que o astro vai ao tribunal responder a acusações criminais a esse respeito. Ao todo, são dez acusações: quatro de ato obsceno contra uma criança, uma de tentativa de molestação, uma de dopar uma criança com álcool com o intuito de molestá-la, uma de conspiração, uma de extorsão, uma de abdução de uma criança e outra de cárcere privado.

Anteontem, o cantor divulgou um vídeo em seu site oficial (www.mjjsource.com) no qual afirma que informações divulgadas pela imprensa a respeito do caso se tratam de "mentiras sujas e nojentas". Jackson também exortou o público a manter "a mente aberta" e deixar que ele seja julgado "como qualquer outro cidadão americano".

"Serei absolvido e vingado quando a verdade for dita", declarou.