terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Esperando por "HIStory" (NY Times, Fevereiro 1995)

New York Times, 2 de fevereiro de 1995
Por Neil Strauss

Michael Jackson é o tipo de músico que gosta de manter todo mundo - de seus fãs e colaboradores à sua gravadora - no escuro. Seu mais novo álbum, com o título de trabalho HIStory, deveria ter chegado às lojas em novembro, apenas a tempo para o Natal. Em seguida, ele foi adiado para o Dia dos Namorados e ontem uma porta-voz da sua gravadora, Epic, disse que o lançamento foi remarcado para a primavera.

HIStory - por enquanto, pelo menos - é planejado como um conjunto de dois CDs, com um disco de maiores sucessos e um segundo de novo material. O último álbum do Sr. Jackson, Dangerous, também foi originalmente concebido como um pacote de grandes sucessos com algumas músicas novas adicionadas, mas acabou se apresentando apenas material novo.

O Sr. Jackson tem trabalhado em estúdios de Nova York a Chicago a Minneapolis e Los Angeles (onde ele está atualmente abrigado) com os principais produtores e compositores contemporâneos de rhythm-and-blues como Teddy Riley, Babyface, R. Kelly, David Foster e o time Jimmy Jam e Terry Lewis. Mas nenhum desses criadores de sucessos parece saber ao certo se o Sr. Jackson incluirá o seu trabalho no novo álbum.

"Michael Jackson deve ser uma das únicas pessoas com quem trabalhei e que fico sem saber se a canção vai ser usada ou não," disse Babyface, que compôs uma balada para HIStory. "Quando estamos trabalhando, nós nunca conversamos sobre se a música vai entrar ou não."

Teddy Riley, que ajudou a produzir Dangerous, disse que ele tinha "trabalhado em algumas coisas, mas não chegamos a nos reunir de novo, então não sei se vai estar lá [no disco]."

Com Jimmy Jam e Sr. Lewis, o Sr. Jackson gravou um dueto com sua irmã, Janet, bem como duas outras canções. Jimmy Jam disse que foi trabalho duro tentar quebrar cada regra para vir com algo especial para satisfazer o Sr. Jackson.

Apesar de Thriller do Sr. Jackson ser o álbum mais vendido da história, com estimadas 50 milhões de cópias vendidas no mundo todo, especialistas da indústria se perguntam se as recentes manchetes negativas em torno do Sr. Jackson irão prejudicar as vendas do novo álbum. Mas Bob Jones, o vice-presidente da Michael Jackson Productions, disse acreditar que os fãs do Sr. Jackson ainda o apóiam. "Fãs de todo o mundo têm me deixado louco perguntando quando o álbum vai ser lançado," ele disse.



 Traduzido por Bruno Couto Pórpora