segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Autores de livro sobre a MTV contam como Michael Jackson salvou o canal

USA Today, 25 de outubro de 2011

A MTV existe há tanto tempo que já é um clichê censurar a rede por não mais exibir videoclipes. Este ano marca o 30º aniversário do canal, e para celebrar a ocasião, os veteranos jornalistas de música Craig Marks e Rob Tannenbaum montaram a história oral da primeira década da MTV, a qual eles consideram a era de ouro do canal de videoclipes. Para I Want My MTV: The Uncensored Story of the Music Video Revolution (Dutton, $29.95), Marks e Tennenbaum conduziram mais de 400 entrevistas com astros do rock, imitadores, VJs, executivos e diretores. O livro de leitura compulsiva narra a revolução New Wave, os explosivos videos de Thriller de Michael Jackson, o apelo sexual voraz de Madonna, a ascensão do cabelão estilo metaleiro, do rap e os primeiros passos cautelosos da MTV em direção à programação de hoje. Os autores conversaram com Brian Braiker da USA TODAY.

(Abaixo, os trechos da entrevista relacionados a Michael Jackson)

Q: Tem algum artista que você pode apontar e dizer que sem aquele artista a MTV poderia não ter conseguido?

RT: Absolutamente: Michael Jackson é o homem que salvou a MTV. A ironia é que nos primeiros dois anos que o canal esteve no ar, eles raramente passavam músicos negros. Os executivos da MTV diziam que não era discriminação contra os negros; que eles estavam tocando apenas rock.

Q: Como uma estação de rádio.

RT: O que é um argumento persuasivo até você perceber que muito do que eles passavam não era apenas rock 'n' roll. Eles também passavam ABC, que era um conjunto branco de R&B. Então, se eles tocam um conjunto branco de R&B, porque não podem tocar um conjunto negro de R&B? Eu acho que isso é parte do que deixou as pessoas furiosas com a MTV. Então Michael Jackson começa a fazer videoclipes para Thriller em 1982, e naquele momento a MTV estava a provavelmente três meses de ser desligada.

CM: Também demonstra o quão mercenária a MTV era, e eu digo isso como elogio, por ir de Janeiro de 1983 em que não tocava clipes urbanos para Novembro de 1983, em que não apenas os tocava mas dizia "volte em 10 minutos, nós vamos passar Thriller novamente." O que funcionasse, funcionava. Eles ficaram felizes em engolir o orgulho deles. 



Traduzido por Bruno Couto Pórpora