sábado, 1 de setembro de 2012

Michael Jackson Retorna! (Ebony, Setembro 1987)

Ebony, Setembro 1987

Michael Jackson, agora com 28 anos e quatro anos mais velho desde o lançamento de Thriller, está de volta! Ele está de volta - negro, mau, criativo e polêmico.

Após compor 62 músicas das quais ele e seu empresário selecionaram 20 para levar ao produtor Quincy Jones para escolherem as faixas de seu primeiro álbum e CD desde Thriller ter se tornado o disco mais vendido de todos os tempos, Michael retornou à cena. Ele tem um novo álbum, Bad; dois vídeos, dois curta-metragens and uma turnê mundial agendada que o manterá ocupado por 18 meses.

Pela primeira vez desde que ele (aos 5 anos) e seus irmãos tocaram em sua primeira festa há 23 anos atrás na boate do Sr. Lucky em sua casa natal em Gary, Ind., Michael está por conta próprio como performer. Ele cortou seus laços profissionais com seus irmãos cantantes - Sigmund Esco (Jackie), 36; Toriano Adaryll (Tito), 33; Jermaine Lajuan, 32; Marlon David, 30; e Steven Randall (Randy), 24.

Michael também terminou sua ligação com as Testemunhas de Jeová. Seus antes constantes companheiros, a atriz Brooke Shields e o ator Emmanuel Lewis, foram trocados por atrizes como Elizabeth Taylor e Sean Lennon, o filho de 11 anos do falecido cantor/compostiro John Lennon, que compôs muitas das populares canções do catálogo dos Beatles - que Michael comprou há dois anos atrás por $47 milhões.

Assim que ele planejava fazer sua estréia solo no Japão com uma banda e cantores de apoio, o multi-talentoso Michael foi lembrado de que ele ainda é o músico No. 1 no mundo, uma menção feita pelo Guinness Book of Records. "Eu sempre quis fazer coisas grandes e conquistar muitas coisas, mas pela primeira vez em toda a minha carreira eu sinto que conquistei algo porque eu estou no Guinness Book of Records," reflete Michael, ao se deparar com novas montanhas musicais para escalar.

O performer perfeccionista e perspicaz homem de negócios delegou a seu empresário, Frank Dileo, a tarefa de agendá-lo em lugares onde os fãs o possam ver perto, ao invés de parques de baseball e estádios de futebol com capacidade acima de 40,000 pessoas.

Michael, que se descreve como um "viciado no palco", diz, "Meu principal amor pelo que faço são os fãs. Eu amo os fãs. Quando eu estou fazendo um show e eu vejo os fãs lá dançando e gritando, animados... é o que eu amo mais. Eu realmente amo. E é simplesmente o melhor sentimento do mundo. Você está lá em cima e está dando a eles aquela energia e aquele amor e eles devolvem ele de volta pra você. E é ótimo."

Muitos dos seus devotados fãs ao redor do mundo que estão entre aqueles que compraram 40 milhões de cópias do álbum Thriller irão assistí-lo tomar o comando do palco como artista solo pela primeira vez.

"Michael trabalhou com sua família em torno de 22 anos," disse Dileo, que assinou um contrato exclusivo para empresariar o cantor após supervisionar a promoção e a equipe de vídeo da Epic que vendeu o LP de Thriller. "Seguir em frente e fazer uma turnê solo foi uma decisão difícil para ele fazer [mas] é o que ele quer fazer e eu acredito que seja a coisa certa para ele fazer. Ele merece a chance de sair a fazer uma turnê sozinho."

Das 11 músicas no álbum Bad e no CD, Michael compôs nove. O que tem impressionado tantos profissionais sobre Michael é o fato de que ele acabou se tornando um grande e versátil compostiro. Ele escreveu algumas letras que arranham o coração. Algumas de suas baladas são páreas para o topo das paradas. Ele escreveu algumas canções de rock 'n' roll e funk que são sensacionais em seu gênero. Para alguém que nunca teve uma aula de música em sua vida, a musicalidade de Michael é impressionante. O gênio de Michael Jackson, alguns observadores do show business dizem, é a versalidade que ele exibe como um cantor/compositor sensacional, como um deslumbrante dançarino, como um ator realizado e um brilhante empresário.

Em seu videoclipe, Bad, um maduro Michael manda uma mensagem social com um elenco de atores e dançarinos negros. Motivado pelo seu orgulho de raça e incitado pela sua preocupação com a violência das gangues, Michael filmou seu clipe no Harlem. Bad é sobre pressão de iguais. Ele faz o papel de um estudante que se vê entre ir na onda de seus amigos ou fazer o que é certo. Bad é destinado a ser um sucesso porque ele segue a fórmula de fazer-sucesso de Michael. Ele invariavelmente combina três elementos em seus sucessos: cabeça, coração e pés. A música tem que fazer você pensar, sentir no seu coração e fazer você dançar.

Com o lançamento do seu novo álbum e dois vídeos das canções Bad e Smooth Criminal, Michael está levando consigo para todo canto pilhas de roteiros de cinema. Ele diz que quando terminar a turnê, daqui há um ano e meio, ele planeja se preparar para fazer pelo menos dois longa-metragens.

O último longa-metragem de Michael foi The Wiz (em que ele interpretou o Espantalho), sob a direção musical de Quincy Jones. O jovem entertainer impressionou tanto Jones que ele decidiu produzir o primeiro LP solo de Michael, Off The Wall, que vendeu 10 milhões de cópias e venceu um Grammy Award.

Os roteiros de cinema que Michael está lendo são cuidadosamente examinados por ele porque ele não pretende aceitar o primeiro papel oferecido a ele. "Qualquer papel que você faça, as pessoas vão ligar à sua personalidade," ele diz. "Mas é atuação. Você está retratando outra pessoa... você é aquela pessoa. E quando a platéia que foi ao cinema te conhece, eles sentem que o que você retratava na tela é a sua vida real. Eu sou chamado de 'Espantalho' o tempo todo."

Ler roteiros de cinema não irá distraí-lo de fazer a turnê mundial. Ele está especialmente ansioso pela parte européia da turnê porque ele também é o campeão absoluto de vendas lá, assim como é na América do Norte, África, Ásia, Austrália e América do Sul.

Michael vendeu 40 milhões de cópias de Thriller no mundo todo e 18 milhões destes álbuns foram vendidos na Europa. Enquanto vendas de 200,000 álbuns tornam um cantor um superastro no Japão, Michael vendeu 1,5 milhão lá.

Com uma rigorosa rotina, o superastro irá contar com sua rígida dieta vegetariana e a paz natural que ele consegue em sua crença em Deus para sustentar sua energia. Drogas e groupies não o acharão uma presa fácil porque ele simplesmente não os permitirá.

Para trazer Michael de volta à cena após três anos, Dileo, que colocou em movimento o marketing de Thriller, que ele revela ter gerado um rendimento de $180 milhões para a CBS/Epic, diz que Michael arrasará em seus shows apesar dos críticos que estão empenhados em atacar o álbum. O entertainer e todos os associados com o novo álbum não tiveram como meta fazer um álbum que irá vender mais do que Thriller. Sua meta foi a de fazer o melhor álbum que eles poderiam fazer. "Eu vou compor as melhores canções que posso compor. Eu vou cantar as melhores notas que posso cantar," disse Michael. Quincy assegurou: "Eu vou juntar os melhores músicos e mixar a música da forma certa e ter certeza de que é produzido corretamente."

Eles irão deixar ao público para decidir se o álbum é maior ou melhor e deixar os críticos o atacarem como fizeram com Thriller. Michael pode continuar a evitar entrevistas como faz durante a última turnê.

Michael disse para a Ebony que um dos motivos para ele não dar mais entrevistas é que não importa o que ele diz, a história sempe parece inferir que ele está brigando com sua família, que ele é gay e que fez cirurgia cosmética.

Ele negou tudo menos o último ítem. Dileo explica: "Michael Jackson não é gay e se alguém sabe disto, este alguém sou eu. Eu estive junto a ele mais tempo do que qualquer outra pessoa no mundo e se ele fosse eu saberia. Ele não é. Acontece que ele é uma pessoa tímida que está mais interessada em seu trabalho do que em namorar."

Dileo encolhe os ombros ao falar sobre as mudanças cosméticas que Michael fez. "Cirurgia plástica. Qual é o grande problema?," ele pergunta: "Não existe uma pessoa em Hollywood que não tenha feito plástica no nariz... Sabe, quando você consegue um empresário, a primeira coisa que eles dizem é, 'Você tem que arrumar o seu nariz'. Digo, é antes mesmo de você assinar algum contrato.

"Ele não está brigando com sua família. Ele apenas quer fazer uma carreira sozinho," diz o empresário de Michael. "Michael tem muita energia e quer se manter ocupado." A maioria dos membros da família de Michael são casados, têm suas próprias famílias e outros interesses além da música. Michael tem apenas a música como seu interesse, como diz o compositor Duke Ellington.

Em relação à sua família, Michael diz, "Eu sou agradecido por ter uma família grande porque, Deus, eu acho que é uma coisa maravilhosa. Tantas pessoas são filhas únicas... Mas eu acho que um irmão e uma irmã são presentes de Deus. Eu realmente acho. É uma benção ter irmãos e irmãs." Ele acrescenta: "... Eu os amo muito e eu acho que a mídia procura por coisas para vender jornais e inventam assuntos e os distorcem."

Talvez a maior expressão do amor de Michael pela sua família seja os milhões que ele gastou no lar que ele deu para sua mãe. Ele explica: "Bem, eu sempre quis fazer isso para a minha mãe. Ela ama lares e tudo, e eu faço as coisas pelo sentimento." Ele vive na mansão com ela. O solteiro multi-milionário diz, "Eu não acho que seja o momento para mim mudar ainda. E há tantas coisas que eu quero fazer aqui. Se eu me mudasse agora, morreria de solidão." Ele diz que a maioria dos jovens que se mudam de casa para a cidade frequentam muitas festas. "E eu não faço nada disso," ele diz.

Enquanto os empresários de Michael procuram protegê-lo de um ataque da imprensa, a polêmica é sua constante companheira. Sua decisão de se desligar das Testemunhas de Jeová, por quem ele usou muitos disfarces em sua missão para conseguir convertidos para o seu grupo religioso, provocou as manchetes dos jornais. "Ele tomou a iniciativa. Nós não tomamos iniciativa alguma. Nós fomos informados do desejo dele," diz William Van de Wall, um porta-voz da sede do Brooklyn da organização de três milhões de membros cristãos.

O altamente religioso entertainer e seu empresário se recusaram a discutir os motivos para seu desligamento do grupo religioso cujas críticas ao seu clipe de Thriller o fizeram tirá-lo do mercado mesmo sendo um dos vídeos mais vendidos daquela época. As Testemunhas não gostaram de vê-lo dançando com os mortos.

Embora ele tenha se desligado do ministério religioso que se devota exclusivamente à Jeová, Michael diz que não deixou sua crença em Deus. Ele diz que Deus é o compositor de suas canções de sucesso. Ele acredita em oração. "Eu não rezo apenas à noite," ele diz. "Eu rezo em momentos diferentes do dia. Quando eu vejo algo belo, quando vejo uma paisagem bela - quando estou no avião ou algo assim - e eu digo, 'Oh, Deus, isso é lindo' E eu faço pequenas orações assim, o dia inteiro..."

Outra polêmica envolve sua compra do catálogo dos Beatles. Ele venceu do Beatle Paul McCartney o leilão - eles cantaram juntos o hit The Girl Is Mine do seu álbum Thriller. Agora que Michael é dono das canções dos Beatles, sua relação com Paul está delicada.

O cantor causou estresse em muitos relacionamentos quando ofereceu a um hospital de Londres $1 milhão pelos esqueletos de John Merrick, cujo corpo grotescamente deformado foi imortalizado no filme O Homem Elefante. Tendo lendo muito sobre a vida de Merrick, que de aberração de circo se transformou em celebridade até sua morte em 1890, Michael disse que adquirir os restos do Homem Elefante para a sua coleção esquisitices seria um "privilégio e uma honra."

Quem é próximo de Jackson vê alguns paralelos religiosos e de show business nas vidas de Michael e Merrick e não se surpreenderiam se o entertainer algum dia resolvesse interpretar o papel principal em um remake do Homem Elefante e ganhar o Oscar por sua atuação.

Quando o empresário baixinho, fumando charutos, foi perguntado sobre como era trabalhar com Quincy e Michael, ele respondeu do seu modo mais sério: "Sem dúvida alguma, Quincy é um homem tão esperto e tão talentoso que não há forma de uma pessoa normal poder reconhecer e apreciar. Ele trouxe tremendo calor e conhecimento para o álbum Bad de Michael. Quanto ao Michael, não há dúvida que esse homem é o gênio dos anos 80 e 90. Pode soar sentimental, mas eu sou o empresário mais sortudo do show business."



Traduzido por Bruno Couto Pórpora