Sabendo que sua avó nunca sumiu por mais de 24 horas sem ligar quando ela viaja, seus netos começaram a ficar preocupados após não conseguirem entrar em contato com ela e ligaram para membros da família pedindo para falar com ela. Os membros da família que supostamente estavam com Katherine Jackson disseram aos filhos de Michael que sua avó não estava disponível para falar com eles. A Sra. Jackson não apareceu em nenhum dos shows de seus filhos, os quais ela estava ansiosa para assistir. Mais tarde, o médico de longa data de Katherine confirmou que seu escritório não mandou um médico para a casa da Sra. Jackson no fim de semana em que ela se preparava para viajar. Foi descoberto que o médico que Katherine Jackson viu pela última vez foi publicamente repreendido pela Junta Médica da Califórnia e possui ligações com o Dr. Conrad Murray.
Membros preocupados da família, particularmente os filhos de Michael, desde então fizeram constantes pedidos para estes que supostamente tem conhecimento da localização dela para que os informem. As únicas notícias dadas foram conflitantes e confusas - especialmente em relação ao estado de saúde de Katherine Jackson. Quando os filhos de Michael viram sua avó pela última vez, em 15 de julho de 2012, ela estava em ótima saúde física e mental.
Prince, Paris e Blanket são a luz na vida de Katherine Jackson, assim como ela é para estas crianças. Por preocupação com o bem-estar da Sra. Jackson e num esforço de assegurar seu retorno seguro para seus netos o mais breve possível, se fez um registro no último sábado no Departamento do Xerife, que estará investigando este assunto."
Tradução por Bruno Couto Pórpora