sexta-feira, 1 de junho de 2012

Don't Be Messin' 'Round: Uma Crítica

Por Richard Lecocq

Apresentada como a primeira faixa inédita da campanha de BAD 25 a ser lançada como faixa bônus na reedição do single I Just Can't Stop Loving You, Don't Be Messin' 'Round é uma música que já tem uma história entre os fãs de MJ. Em julho de 2009, o lendário engenheiro de som e colaborar de longa data de Jackson, Bruce Swedien, revelou ao colunista Roger Friedman que a faixa era simplesmente espetacular. "Michael toca piano nela e é linda". Ele acrescentou ainda: "Oh meu Deus, não há nenhuma outra música como ela." Ele também afirmou que Michael tocou piano na faixa, uma habilidade dele que sempre foi minimizada (ele também toca bateria em Morphine e teclado & sintetizadores na faixa perdida Children's Holiday, uma música que Michael fez para a banda japonesa J-Friends em 1998 e também gravou solo).

Até o momento, o único livro a documentar a canção é o For The Record de Chris Cadman e Creig Halstead, um livro de referência. Uma trecho muito pequeno da faixa vazou no YouTube há algum tempo. Mas aquilo era tudo. Até agora.

Swedien deixou claro que a faixa estava prevista para o álbum Thriller. Acabou não entrando na seleção final. Jackson tinha o hábito - como outros artistas - de desenvolver uma canção e descartá-la no último momento para manter o conjunto de canções do disco o mais coerente possível. Ele deixou canções que, em lançamentos futuros, se tornariam icônicas. Earth Song, primeiramente trabalhada para o álbum Dangerous com o título de What About Us foi retrabalhada e polida com a ajuda de Slash para o álbum HIStory.

Don't Be Messin' 'Round é uma faixa que já foi modificada várias vezes. Primeiro foi considerada para o álbum Thriller, depois BAD, e então para projetos futuros. Mas a versão lançada é o mix trabalhado em 1987. O engenheiro de som Matt Forger mixou a canção para o projeto BAD 25 e deixou claro que "Eu mixei a faixa Don't Be Messin' 'Round das tapes daquela época. Nada novo foi acrescentado, nem ao menos trechos que foram gravados depois de 87, mas ainda feitos sob a supervisão do Michael."

Composta e produzida por Michael Jackson, Don't Be Messin' 'Round é parte das demos que Jackson gastou tempo o suficiente para criar melodias fortes e idéias de ritmo. Os acordes e o ritmo da faixa lembram muito o mid-tempo cool e ensolarado da primeira versão de P.Y.T. (a demo original que apareceu em 2004 no box set The Ultimate Collection.) Algumas idéias e notas também soam como aquelas que já escutamos em Streetwalker, principalmente nos versos. Pela modo do canto de Jackson, entendemos que ele ainda tinha mais alguns passos a percorrer antes de incluir a faixa em um dos seus álbuns. Aos 2:23, Jackson entra na "bridge" da canção que, na verdade - nesta versão - é uma seção instrumental. O hook pegajoso e ensolarado lidera até o fade-out da canção. Don't Be Messin' 'Round é mais uma porta aberta para o processo criativo único de Michael Jackson. O Rei do Pop estava acostumado a gravar idéias melódicas - oralmente - em um gravador e então ia atrás de músicos para ajudá-lo a modelar a faixa, camada por camada.

Don't Be Messin' 'Round é um aperitivo até BAD 25 chegar às prateleiras. O Espólio de Michael Jackson e a Sony Music uniram forças para reunir gravações verdadeiras e intocadas da icônica era Bad. Ok, haverão também alguns remixes. Quando se trata dos Reis da música, devemos dar uma olhada nos projetos bem sucedidos do Espólio de Elvis Presley. Em 2002, eles lançaram um remix ótimo de Just a Little Conversation feito por JXL. Foi o único novo remix incluído como faixa final de um set de melhores sucessos. O remix vendeu o set inteiro. Pode ser que apenas um remix novo, forte e direcionado aos clubes torne o re-lançamento de Bad em uma celebração do álbum original e uma tentativa de conquistar uma nova geração de fãs. Vamos esperar para ver...



Traduzido por Bruno Couto Pórpora
Fonte:MJDataBank