sábado, 2 de junho de 2012

David Walgren Fala Sobre o Julgamento de Conrad Murray

O fórum MJJCommunity realizou uma entrevista exclusiva com David Walgren, principal promotor no caso que sentenciou o médico Conrad Murray a quatro anos de prisão pela morte de Michael Jackson. Confira abaixo a entrevista realizada pelos fãs.

MJJC: Antes do julgamento você se considerava um fã da música de Michael Jackson? Se sim, qual é a sua música favorita de MJ?
David Walgren: Antes do julgamento, eu tinha um grande respeito por Michael Jackson como artista e admirava sua música. No entanto, assim que aprendi mais sobre ele e sua vida, eu acabei realmente gostando de duas canções em particular: Human Nature e Earth Song.
MJJC: Você pode dividir alguns dos pensamentos que você teve em 25/06/2009, quando o mundo soube sobre a morte do Sr. Jackson? Você havia imaginado na época que se tornaria o principal promotor no caso da morte de Michael Jackson?
David Walgren: Quando eu soube sobre a morte de Michael Jackson eu fiquei em choque. Meus primeiros pensamentos foram sobre sua relativa juventude e a trágica perda para seus filhos e familiares. Naquele momento, eu nem sequer pensei sobre um possível caso criminal..
MJJC: Qual era a sua percepção sobre Michael Jackson (se você tinha) antes de trabalhar neste caso? Como o conhecimento dos fatos mudou, se este é o caso, sua opinião sobre ele como pessoa (para melhor ou pior)?
David Walgren: Antes do julgamento, a minha percepção de Michael Jackson era de que ele era simplesmente um artista muito talentoso e, embora eu soubesse dos numerosos relatos da mídia sobre sua vida pessoal, eu não sigo esse tipo de reportagem normalmente. Agora que eu aprendi tanto sobre ele como pessoa, eu acabei criando uma grande admiração por ele como um amável e dedicado pai para os seus filhos.
MJJC: A mídia divulgou que os filhos de Michael Jackson, em especial o seu filho Prince, poderiam ser chamados para testemunhar. Havia alguma verdade nestes boatos? Você entrevistou as crianças e sob quais circunstâncias você as teria chamado para depôr?
David Walgren: Eu vou dizer que sempre estive relutante em chamar qualquer um dos filhos de Michael para depor no julgamento e qualquer veículo de mídia que divulgou o contrário o fez baseado em pura especulação. Meu sentimento era de que as crianças já haviam passado por trauma o suficiente e eu não queria prolongar isto colocando elas para depôr num julgamento tão público sobre uma experiência tão dolorosa.
MJJC: Nós perguntamos ao Dr. Shafer o que ele pensava de você e ele o elogiou dizendo "Ele é brilhante, dedicado e absolutamente honesto. Ele trabalha muito duro. Eu acho que ele dormiu cerca de 4 horas por noite cada noite durante o julgamento. Parte do meu trabalho era educar o Sr. Walgren na ciência. Quando chegou a época do julgamento, ele ocasionalmente já corrigia os meus cálculos! Ele foi tão bem sucedido trabalhando com a opinião dos experts em parte porque ele realmente compreende os princípios científicos." Você pode nos falar um pouco sobre o seu trabalho com o Dr. Shafer? O quão duro foi para você ter de aprender todos os aspectos médicos e científicos da evidência apresentada e quantas horas de Corte você estima ter trabalhado para conseguir absorver tudo?
David Walgren: O Dr. Shafer é um indivíduo brilhante, compassivo e generoso que busca toda a ciência possível na meta de encontrar a verdade. Foi um privilégio e uma honra aprender de alguém tão especializado em sua área. Eu também passei longas horas lendo artigos médicos e outras publicações científicas. Minha meta não era apenas aprender a ciência mas ser capaz de apresentá-la aos membros do júri de uma maneira que eles entendessem. Eu consegui ser bem sucedido nisto, eu devo muito ao Dr. Shafer e ao tremendo empenho que ele teve no caso.
MJJC: A equipe de defesa de Casey Anthony disse ter utilizado recursos pertinentes ao caso provenientes da internet enquanto preparavam o caso. Os sites de fãs/blogs ou redes sociais desempenharam algum papel na sua preparação?
David Walgren: Os sites de fãs, blogs e redes sociais não desempenharam um grande papel na minha preparação. Embora eu estivesse ciente de alguns desses sites, eu tentei abordar o caso como eu faria com qualquer outro - estando tão preparado e consciente o possível em relação à evidência e à lei. Buscando esta meta, eu tentei evitar distrações que tomariam o tempo de perseguir minha meta.
MJJC: Muitos fãs de Michael Jackson ainda têm um problema com o lançamento aberto da foto da autópsia dele. Por que foi necessário exibir uma foto de MJ em uma maca e uma foto da autópsia em Corte aberta para um julgamento de homicídio culposo? Por que as fotos do corpo de Michael não puderam ser exibidas ao júri na Corte e não ao vivo na TV para evitar a reprodução massiva delas por toda a internet?
David Walgren: Toda a evidência do julgamento deve ser apresentada em Corte aberta e desde que a Corte havia permitido o televisionamento do julgamento, tal evidência se tornou pública.
MJJC: Quais são os seus pensamentos sobre o porquê Conrad Murray gravou Michael Jackson em seu telefone?
David Walgren: Eu não pude elaborar nenhum motivo sobre o porquê Conrad Murray teria gravado e salvo tão gravação de voz a não ser que, como o Juíz Pastor declarou, fosse servir como uma apólice de seguro que Conrad Murray poderia usar um dia contra Michael Jackson.
MJJC: Se Conrad Murray tivesse sido testemunha, quais seriam as três principais perguntas que você faria a ele e por que?
David Walgren:  Se Conrad Murray tivesse sido testemunha, eu teria um grande número de perguntas para ele e eu acho que teria sido muito esclarecedor, mas eu não posso restringir esta a lista a apenas três perguntas porque seria uma série de perguntas envolvendo todos os aspectos dos eventos anteriores a 25 de Junho de 2009, os eventos de 25 de Junho de 2009, e os eventos que seguiram 25 de Junho de 2009, assim como a posterior entrevista do réu para a polícia.
MJJC: Desde o começo do julgamento, até pouco tempo antes dele, você estava confiante de que tinha um caso forte contra a defesa? Houve algum momento em que as coisas pareceram complicadas e você pensou que talvez não conseguisse um veredito de culpado?
David Walgren: Depois que eu revisei extensamente a evidência neste caso, eu fiquei espantado pela completa falta de competência médica fornecida a Michael Jackson pelo réu. Eu também acreditava que o réu era culpado por negligência. No entanto, eu nunca me permiti ficar confiante em um possível resultado. Eu sempre trabalho até o fim porque se o caso não for bem apresentado ao júri, a justiça não prevalecerá, não importante o quão confiante o advogado esteja.
MJJC: Apesar da evidência trazida para o julgamento, apesar do veredito de culpado, algumas pessoas ainda acham que Murray foi condenado erroneamente e que ele é uma espécie de isca de atos perpretados por outros. O que você diria a estas pessoas?
David Walgren: Haviam duas pessoas no quarto na noite de 25 de Junho de 2009. Uma deles era Conrad Murray, um médico que deveria curar e cuidar das pessoas, a outra era Michael Jackson. Michael Jackson colocou sua vida nas mãos de Conrad Murray e Conrad Murray o abandonou. Eu não acredito que Conrad Murray tenha sido condenado erroneamente, nem sinto que ele tenha sido isca para outros.
MJJC: Na conferência para a imprensa você não pôde responder a pergunta sobre que caso de sua carreira foi o mais difícil. Você já pensou sobre isso? Que caso foi o mais desafiador e porquê?
David Walgren: Esta é uma pergunta difícil de se responder porque cada caso é tão único. Alguns são mais complicados do que outros. Alguns são mais emocionalmente desgastantes do que outros. Alguns simplesmente duram mais tempo do que outros. Cada caso apresenta sua própria série de desafios e eu não consigo destacar um caso em particular como o mais desafiador.
MJJC: Você poderia dar um conselho aos recém-graduados advogados neste período difícil de crise econômica?
David Walgren: O maior conselho que eu poderia dar é para eles não desistirem. Se a procura por um emprego é difícil, continue procurando e seja persistente e então as portas eventualmente se abrirão.
MJJC: Nós soubemos recentemente que você se candidatou ao cargo de Juíz da Corte Superior de Los Angeles. Por que você tomou a decisão de se tornar Juíz? Além disto você tem planos de entrar na política?
David Walgren: Eu sou promotor há 16 anos e agora inscrevi meu nome para uma consideração para ser Juíz da Corte Superior de Los Angeles. Eu sinto que minha experiência no tribunal, minha personalidade e temperamento, e minha habilidade de ser justo e compassivo me tornam qualificado para servir como juíz e eu estou ansioso para tomar novos desafios na minha carreira como advogado.
MJJC: Você estava ciente da intensa quantidade de admiração e apoio que estava recebendo da comunidade de fãs de Michael Jackson, e que continua a receber? Te surpreendeu descobrir que a maior parte da comunidade de fãs tem grande admiração por você? O que você acha de tal admiração?
David Walgren: Quando eu chegava à Corte, bem cedo de manhã, os fãs de Michael Jackson gritavam palavras de apoio enquanto esperavam do lado de fora por um lugar no tribunal. Os fãs também formavam uma fila nos corredores do nono andar e davam palavras de apoio e gratidão. Eu também fiquei ciente sobre vários sites da internet e vídeos que davam apoio ao que estava acontecendo. Embora eu não tivesse falado nada na época, estes gestos foram muito gentis e muito apreciados.
MJJC: Você tem algo a dizer aos membros da MJJCommunity ou fãs de Michael Jackson em geral?
David Walgren: Considerando a enorme quantidade de emoção envolvida no julgamento, eu sinto que os fãs de Michael Jackson se conduziram muito bem. Eles foram respeitosos em relação ao processo e esperaram pacientemente para a justiça ser servida. Eu admiro sua dedicação e lealdade a Michael Jackson e ao alcance possível, eu espero que o julgamento tenha dado a eles um pouco de conforto.

Nossos sinceros agradecimentos e Amor para David Walgren por ter tomado seu tempo para falar com a MJJCommunity.



Tradução por Bruno Couto Pórpora