quinta-feira, 31 de maio de 2012

"Don't Be Messin' Round": "poderosa" e "impressionante" segundo Bruce Swedien

Por Damien Shields

Enquanto amantes da música no mundo todo esperam com ansiedade pelo 25º aniversário do lançamento do muito bem-sucedido álbum Bad, marcado pelo Espólio do cantor e gravadora para o dia 18 de setembro com um box set impressionante (incluindo 3 CDs e um show em DVD), os fãs mais astutos de Jackson viraram suas atenções para um evento menos divulgado.

No dia 5 de junho de 2012, a Sony Music, em um negócio exclusivo com a Wal-Mart (nos EUA), irá lançar uma re-edição comemorativa do primeiro single de BAD, I Just Can't Stop Loving You lançado por Jackson em 1987. A música, que foi a primeira de cinco consecutivos singles No. 1 do álbum BAD, é um belo dueto entre Jackson e sua colaboradora Siedah Garrett. A faixa permanece sem edição, em seu formato original, assim como lançada no single há 25 anos atrás.

O que torna este lançamento tão excitante para os fãs de Jackson é que o single também contém uma faixa nunca lançada antes - uma demo entitulada Don't Be Messin' Round - que, de acordo com a Sony Music, vem das sessões do álbum BAD.

Os fãs estão cientes da existência da faixa há já algum tempo, mas sua origem ainda é debatida. Em uma entrevista no ano de 2008, o então advogado de Jackson, Peter Lopez, deixou escapar sobre a possível inclusão da música no re-lançamento de 25 anos do álbum Thriller. Foi noticiado na época de que a faixa seria um outtake das sessões de Thriller. De todo modo, a direção criativa daquele lançamento em particular (que se tornaria o Thriller 25) mudou, e a música nunca veio a público.

Seguindo sua morte, um dos produtores que mais tempo trabalhou com Jackson, Brad Buxer, registrou uma canção entitulada Don't Be Messin' no US Copyright Office. Buxer e Jackson começaram a trabalhar juntos no álbum Dangerous em 1989, e continuaram uma relação profissional até 2006. A posse da gravação e subsequente registro indicariam que Jackson, com a assistência de Buxer, continuou a trabalhar na canção muito tempo após ambos os álbuns Thriller e Bad terem sido finalizados e lançados.

Bruce Swedien, engenheiro de som de longa data de Jackson e o homem que gravou os seus vocais, falou sobre Don't Be Messin' Round em uma entrevista de 2009, na qual ele se refere à música como uma balada "poderosa" e "impressionante". "Michael toca piano nela e é linda... Oh Deus, é única."

Recentemente eu tive a sorte de falar com alguém que conhece a música. "É cool," ela explica. "Não é algo que você espera to típico de Michael Jackson. Quando você escuta músicas como Smooth Criminal ou Dirty Diana, que vem do mesmo período, dá pra entender porque Messin' não foi incluída no Bad. É muito diferente. Não pertence no conjunto."

Mesmo assim, eu fui assegurado de que os fãs gostarão da faixa.

"Pelo que eu posso dizer," ela continuou, "não foi modificada. Parece estar do jeito que Michael a deixou. Soa como algo que você teria escutado num bar de jazz lá nos anos 50. Este é o clima da música. Faz o estilo lounge."

"Você pode imaginar Michael sentado ao seu piano, na privacidade da sua casa, tocando para seus amigos e sua família esta daqui. É muito boa."

Toda a especulação ficará de lado em alguns dias, quando os fãs finalmente terão a chance de ouvir a faixa por si mesmos.



Traduzido por Bruno Couto Pórpora