sexta-feira, 25 de março de 2011

Primeira dia da seleção do Júri no caso Conrad Murray

Começou ontem a seleção do júri, sob forte esquema de segurança, no caso do médico Conrad Murray, com o juíz pedindo aos jurados em potencial para se concentrarem nos fatos do caso.

O nome de Michael Jackson foi mencionado apenas uma vez, mas sua fama era onipresente. No grupo de 159 candidatos a jurados, apenas dois levantaram as mãos quando o juíz do Superior Tribunal de Los Angeles, Michael Pastor, perguntou se alguém não havia ouvido falar sobre o caso.

"Julgamentos reais não são roteiros de episódios de séries de TV," alertou Pastor.

O Dr. Conrad Murray, que se declarou inocente da acusação de homicídio culposo, assistiu e saudou a multidão de jurados. "Bom dia, senhoras e senhores," disse Murray, de frente para aqueles que decidirão o seu futuro. "Bom dia," muitos responderam de volta.

O juiz realizou os procedimentos em uma sala de reuniões do júri e disse que os jurados em potencial não podem estar nas áreas públicas da corte. Serão trazidos a eles alimentos, bebidas e terão acesso aos banheiros diretamente da sala de reuniões.

Apesar do juíz ter permitido câmeras durante o julgamento, elas não serão permitidas durante a seleção do júri.

Os candidatos a jurados preencheram um pequeno questionário sobre a sua disponibilidade para o julgamento de dois meses, que está agendado para começar em 9 de maio. Aqueles que não têm trabalho, férias ou outros compromissos, serão então convidados para preencher um questionário de 27 páginas que os advogados e Pastor irão analisar antes da próxima fase da seleção do júri, em 4 de maio.

A primeira tarefa de Pastor será analisar as perspectivas deles poderem se dar ao luxo de passar dois meses em um julgamento. Júris típicos para julgamentos longos incluem funcionários públicos, empregados particulares que são pagos pelo serviço no júri e aposentados, que não possuem pressões de trabalho.

Aqueles que passarem em tais qualificações preencherão um questionário de 125 perguntas. O inquérito deve abranger o seu conhecimento do caso, seus gostos musicais, seus relacionamentos com seus próprios médicos, seu conhecimento sobre remédios controlados e se eles têm pontos de vista pré-determinados sobre a culpa ou inocência de Murray.

A família de Jackson não compareceu à audiência de quinta-feira.

Murray, que também opera uma clínica em Las Vegas, tem a sua carreira em risco. O juíz já suspendeu a sua licença para praticar medicina na Califórnia e conselhos médicos no Texas e Nevada poderiam seguir o exemplo se ele for condenado. É um dos motivos para seus advogados terem dito que ele queria um julgamento rápido.



Traduzido por Bruno Couto Pórpora
Fonte: Associated Press / CNN