segunda-feira, 28 de março de 2011

Michael Jackson lança "Bad" na TV (Folha de S. Paulo, Agosto 1987)

Folha de São Paulo, 31 de agosto de 1987
Por Angela Marsiaj

O programa, transmitido hoje costa a costa nos EUA, tem direção de Martin Scorcese e vai ao ar amanhã, às 21h30 na Globo; às 22h20, a Manchete mostra 'Beatles 25 anos'

O lançamento mundial e simultâneo do LP Bad, de Michael Jackson, acontece hoje nos EUA com um especial transmitido costa a costa pela TV norte-americana. O programa, de 27 minutos, tem direção do cineasta Martin Scorsese, autor dos longas-metragens Alice Não Mora Mais Aqui, Taxi Driver, Touro Indomável, After Hours e A Cor do Dinheiro. Por problemas de fuso horário, a Rede Globo o transmitirá só amanhã, às 21h30. A emissora pretende rechear o evento com outros 20 minutos sobre a vida do cantor e compositor, produzidos aqui no Brasil.

A Globo usará material de arquivo, trechos de reportagens, filmes promocionais e videoclips para apresentar Michael Jackson desde a infância, com os Jacksons Five, até hoje. Mostrará também a participação do produtor e arranjador Quincy Jones, decisiva para a consolidação de sua carreira solo. A parte brasileira do especial também conta com cenas do lançamento do LP Thriller e mostra as queimaduras que Michael Jackson sofreu durante as gravações de um comercial para a Pepsi-Cola.

Foto retocada

Como não poderia deixar de ser, o programa que a Globo apresenta não irá ignorar a evolução da aparência do cantor. Além da qualidade de sua música e de seus delírios de paranóia, as mutações físicas de Michael Jackson foram um dos elementos que ajudaram a construir seu mito.

O "Wunderkind" gravou com os Jackson Five pela primeira vez em 1969, apresentado por Diana Ross. Na época ainda tinha aspecto humano. Era um menino de nariz achatado que chamava atenção pela voz aguda e a maneira de dançar. Ainda garoto, conseguiu sucesso mundial com as lacrimosas Ben (1972) e Music and Me (1973). Depois operou o nariz, passou a usar cremes branqueadores na pele e foi adquirindo um ar irreal de fotografia retocada. Desde o estouro do LP Thriller (de 1982) não havia mais gravado. O LP vendeu quase quarenta milhões de cópias em todo o mundo e lhe rendeu sete prêmios Grammy além de 58 discos de platina em 28 países. Foi graças a Thriller que Michael Jackson teve garantido um lugar no livro Guiness de recordes como o maior vendedor individual de discos.

Com Bad, Michael Jackson deverá aparecer de roupas negras, mais agressivas, apesar de seu ar delicado. Ainda assim, primeira faixa do disco a ser lançada foi I Just Can't Stop Loving You, uma balada melosa que foi recebida pela crítica norte-americana como ruim.

A apresentação brasileira é do ator Miguel Falabella. O roteiro e pesquisa são de Tom Leão.