domingo, 27 de fevereiro de 2011

A fundação "Heal The World" e seu link falso com Michael Jackson (CBS News, Agosto 2009)

CBS News, 11 de agosto de 2009
Por Laura Strickler.

A CBS News foi informada que uma instituição de caridade que afirma ser afiliada de Michael Jackson não tem qualquer ligação com o seu Espólio.

Nos dias após a morte de Michael Jackson, muitas notícias referentes à sua fundação Heal The World foram publicadas. No entanto, a instituição de Jackson fechou oficialmente em 2004. Uma nova instituição também chamada Heal The World dá a impressão de ser a mesma fundação, mas a CBS News descobriu que ela não tem qualquer ligação com o atual Espólio do cantor.

O site da fundação tem sido um imã para fãs à procura de uma instituição de caridade de Michael Jackson. Nas últimas semanas, a fundação começou a pedir doações de visitantes que queiram postar ou ler material do site, que está dominado por comentários de fãs do mundo todo. Registros fornecidos pela caridade indicam que o site recebeu US$6,191,57 em doações durante o mês de julho através do PayPal.

A fundação é mantida por Melissa Johnson, que também dirigie uma casa de repouso para idosos chamada Angel's Embrace, com sede no mesmo escritório em Palm Desert, Califórnia. Um telefonema para a casa de Johnson foi atendido por um homem que disse se chamar Chris Johnson.

De acordo com registros, a atual fundação Heal The World teve início em março de 2008. Registros federais mostram que a organização recebeu isenção fiscal em janeiro de 2009. Em resposta às perguntas sobre o trabalho de caridade da fundação, Johnson disse à CBS News, "nossas únicas ações foram proteger a propriedade da caridade e consolar os fãs e pessoas que querem prestar tributo à sua própra maneira."

Johnson também obteve a marca "Heal The World Foundation" de acordo com o Escrítório de Marcas Registradas dos EUA, em outubro de 2008. Mas um mês após a morte de Jackson, ela pediu por uma nova marca, "Michael Jackson Heal The World Foundation". No seu pedido, ela observa que quer oferecer "serviços de caridade, em especial um site que permita que as crianças, em seus distritos escolares, possam se comunicar com uma instituição de caridade da sua escolha; serviços de informática, criar uma comunidade online para usuários registrados participarem de discussões, participar de redes sociais; hospedagem de conteúdo digital na internet."

Melissa Johnson também apresentou três pedidos da marca "MJ" em julho de 2008, para ser usada em "roupas esportivas", "gravações de áudio e vídeo", "mídia digital", "música para download", "video games", "brinquedos, máscaras", de acordo com o Escritório de Patente e Marcas dos EUA.

Mas os representantes do Espólio de Jackson dizem que a fundação não tem vínculos com o cantor. "O Espólio de Michael Jackson não tem nenhuma conexão com a fundação Heal The World dirigida por Melissa Johnson," disse Terry Fahn, porta-voz de John Branca, um dos administradores do Espólio.

Branca esteve envolvido em um longo debate nas últimas semanas com a família de Jackson por conta do Espólio do cantor.

Um porta-voz do advogado de Katherine Jackson, L. Londell McMillan, não pôde confirmar ou negar a conexão com Melissa Johnson. Johnson disse à CBS que ela não tinha contato com a família desde a morte de Michael.

A fundação joga com sua conexão com Michael Jackson. O twitter da instituição, com 587 seguidores, afirma, "A fundação Heal The World foi criada por Michael Jackson em 1992. Qualquer pessoa interessada em ajudar a curar o mundo é bem-vinda aqui." O site observa que, após a turnê que Jackson faria em Londres ele planejava "viver uma vida longa e completa, devotada à fundação Heal The World e a servir a Deus e aos homens, com os seus fãs liderando o caminho."

"A gestão de Jackson com quem você fala agora NÃO É a gestão que esteve com ele nos últimos anos," disse Johnson da atual fundação Heal The World em um e-mail para a CBS. "Eles recentementes substituíram um grupo de gestores e estas eram as pessoas que trabalharam conosco por anos."

Johnson contou à CBS News que ela trabalhou com a empresa de Raymone Bain, ex-porta-voz de Jackson, e particularmente com o ex-sócio de Bain, Van Alexander. Mas um representante de Bain disse à CBS News que Bain "nunca trabalhou com Melissa Johnson ou com a fundação Heal The World." Alexander, que não trabalha mais com Bain, não respondeu às mensagens deixadas solicitando comentário.

O site da fundação Heal The World dispõe de uma lista exaustiva de projetos relacionados a Michael Jackson: O Teleton Anual de Michael Jackson, o Exército (de voluntários) de Michael Jackson, a Companhia de Cinema de MJ, um jornal e uma empresa de publicação, Centro de Cuidados à Criança, "projetos com animais" e "centros de aprendizagem".



Traduzido por Bruno Couto Pórpora