sábado, 26 de fevereiro de 2011

Diana Ross, Onde Estás?

Por Bruno Couto Pórpora


Só num verdadeiro pesadelo, tal qual num mundo sem Michael Jackson, seus três filhos seriam expostos às lentes e luzes da televisão ao lado de entrevistadores como Oprah Winfrey. Mas como tão bem sabemos, o pesadelo é real.

Katherine Jackson, em mais uma tentativa de promover o livro Never Can Say Goodbye, concedeu entrevista ao popular programa da tevê americana, Good Morning America. Os astros da entrevista, no entanto, foram o trio Jackson: os órfãos da Terra do Nunca, Prince, Paris e o assustado Blanket.

Era um evento da fundação Heal The World. Em certo momento, uma mulher ao microfone anuncia a doação de um cheque em nome da Vintage Pop e da instituição, com os filhos do Rei do Pop ao fundo, trajando camisetas com o mesmo símbolo da famosa instituição de caridade de Michael Jackson.

A atual fundação Heal The World não tem qualquer ligação com a Heal The World de Michael Jackson, como afirmou o Espólio em pertinente nota ao programa Good Morning America.

A Heal The World que foi apresentada na entrevista é organizada por uma mulher que chegou a ser expulsa de Neverland após perseguir Michael e sua equipe. Melissa Johnson fundou a instituição quando Michael Jackson fechou a verdadeira em 2002, e tentou usar o nome de Michael para promovê-la. À época, os advogados de Michael foram ao tribunal para recuperar as logomarcas que Melissa havia registrado. Ela então assinou um documento em que afirmava não representar Michael e que Michael Jackson não a havia escolhido ou pedido que fizesse qualquer coisa em seu nome.

Alguns anos depois, Melissa re-abre a Heal The World e lista Michael Jackson como presidente, enganando fãs e incentivando as pessoas a doarem mais dinheiro após a morte de Michael. Atualmente, o Espólio a processa por fraude e por uso ilegal das marcas registradas de Michael Jackson.

Vintage Pop é a companhia mantida por Howard Mann, outro processado pelo Espólio de Michael Jackson. Ex-produtor na indústria pornográfica, Mann adquiriu há anos um armazém com ítens pessoais de Michael e outros membros da família - e foi processado duas vezes por ele e Janet Jackson - e agora é parceiro de negócios de Katherine Jackson. Mann está sendo processado pelo Espólio por infringir direitos autorais.

Após a abertura do processo por parte do Espólio, Howard Mann e Katherine Jackson deram início a uma série de entrevistas na imprensa classificando o Espólio como "ganacioso". Como é de conhecimento por documentos tornados públicos, Katherine Jackson é atualmente sustentada pelo Espólio de Michael Jackson.

O contrato de Katherine Jackson com Howard Mann garante U$5,000 a cada aparição dela na mídia promovendo materiais da Vintage Pop - e, estranhamente, tenta também vincular os filhos de Michael Jackson às mesmas obrigações contratuais da avó. Só isto poderia explicar o porquê de suas duas aparições televisivas estarem diretamente ligadas à campanha da avó para promover o seu livro.

Como ameaça ao Espólio, resta a Katherine e seus parceiros usar os filhos do cantor. Se não se pode usar a imagem de Michael Jackson, irão usar seus próprios herdeiros. É o que busca a falsa entidade Heal The World, que apontou Prince Jackson, um menor de idade, como membro do conselho da fundação, buscando legitimação nesta ligação.

Expostos na televisão de um modo que Michael Jackson jamais aprovaria, as crianças são classificadas, não sem grande espanto pela repórter do Good Morning America, como "normais". Tal como Michael, os três órfãos da Terra do Nunca terão de lutar para se preservarem normais, rodeados pelos tipos mais inescrupulosos que, em sua ânsia pelo maldito money, têm tudo menos o seu bem-estar em vista. Resta saber - em que estrada de tijolos amarelos se perdeu Diana Ross?