quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O Jackson 5 Retorna do Japão (Rock and Soul, Setembro 1973)

Rock and Soul, setembro de 1973.

Quando que esses meninos vão descansar???? No pouco tempo que eles tiveram quando retornaram de sua triunfante turnê européia eles gravaram algumas músicas e, boom, lá se foram novamente! Desta vez para o Japão - onde eles nunca se apresentaram antes - para o segundo Festival Anual de Música de Tóquio e outros shows agendados.

Michael, Jermaine, Jackie, Marlon, Tito e Randy se apresentaram no Teatro Imperial de Tóquio, na Sala Yubin Chokin de Hiroshima, na Sala Koseinankin em Osaka e no Festival Hall, e então retornaram para Tóquio e tocaram no Budokan! No seu caminho de volta para os Estados Unidos, eles tiveram um dia para descansar entre shows em Portland e Seattle!! (Você os viu por lá?)

Nós conseguimos algumas palavras dos meninos quando eles estavam em casa, antes de sua viagem - e eles falaram conosco sobre a turnê européia, filmes, seus novos discos, a possibilidade de um programa de TV (sim, nós dissemos a eles o quanto vocês queriam que eles tivessem um programa de TV E nós demos a eles as suas cartas!)

"Eu gostei de Paris e da Alemanha," diz Michael. "Nós estivemos em Munique e em Frankfurt - são lugares muito diferentes. Eu falei em francês com as camareiras e a equipe em Paris e eles começaram a rir porque não esperavam isso de mim. A platéia era realmente muito inteligente - eles nos escutavam e só aplaudiam no fim. Mas em Londres eles gritavam, e gritaram MUITO em Amsterdam! Menino - tivemos de parar o show quinze vezes!!! Eu juro por Deus -- não cabia mais gente, uns caíam em cima dos outros, tinha muita fumaça no lugar..."

"Eu nunca me canso dos shows," continuou Michael. "Eu gosto de sair em turnê, especialmente em lugares fora dos Estados Unidos... embora eu ame meus fãs de lá também!" ele acrescentou rapidamente, sorrindo.

Jermaine acrescentou - "Para mim, quando eu envelhecer, gostaria de ter uma casa aqui e uma na Europa também - de preferência em Londres. Eu realmente gostaria de viver lá por um tempo. É um modo de vida completamente diferente... a forma como eles pensam e como conversam. Eu realmente gostei de lá e quero voltar o mais cedo possível. Eu gosto de morar aqui porque o clima é muito bom, mas eu gostei muito de Londres."

Até Randy se divertiu: ele celebrou seu aniversário de dez anos enquanto estavam em Londres. "Me fizeram um bolo e todos os fãs estavam do lado de fora do hotel cantando 'Feliz Aniversário'. Eu não sei como eles descobriram..."

Nós falamos um pouco sobre a incrível música dos Jacksons e sobre seus planos de gravações futuras. O presente de Natal de Joe Jackson para seus fabulosos filhos é um sofisticado estúdio de gravação, bem em sua casa! - ligado à sala de música, e os meninos mal podiam esperar até ele estar montado! "Agora que temos um estúdio em casa vamos gravar muita coisa. O que eu gostaria de fazer é escrever músicas para outros artistas," contou Jermaine, "Michael e eu estamos escrevendo uma música para Glen Campbell, e talvez acabemos escrevendo uma para Neil Diamond. Esses são os tipos de cantores para quem queremos escrever... basicamente por causa de suas melodias e suas palavras. E embora o nosso som possa soar um pouco rock e funky às vezes, nós gostamos muito de escrever coisas românticas. Como o material dos Carpenters e coisas do tipo."

"O meu álbum era para ter saído em fevereiro passado," ri Jackie, "mas porque o álbum do Jermaine estava se dando tão bem com os singles, nós decidimos adiar o meu até o momento em que precisarmos dele. Eu o finalizei em junho passado, mas eu ainda gosto de escutá-lo... eu escuto ele todos os dias! No futuro eu quero produzir, mas no momento já há o suficiente para eu fazer - especialmente com o estúdio que ganhamos. Nós vamos gravar outros artistas nele também..."

Tito também tem um álbum solo para fazer. "Eu vou fazer algumas músicas instrumentais no meu," ele disse, "minhas próprias músicas também. Vai ser diferente, coisas que eu quero que o público escute. Algumas coisas que eu escrevi - elas são bem funky. Blues e rock 'n' roll - é o meu estilo próprio, mas tem algumas coisas que eu gostaria muito que o público escutasse. Eu amaria gravar canções românticas e canções que unissem o mundo."

E até onde se sabe do programa de TV - parece que ele terá de esperar um pouco - os garotos estão muito ocupados! "É meio difícil fazer um programa de TV," conta Jackie, "e muitos fãs gostariam de nos ver na estrada. Não há como fazermos um programa de TV para estar no ar às 7 da manhã todos os dias E gravarmos discos ao mesmo tempo... então decidimos guardar o programa de TV para um pouco mais tarde. Nós íamos fazer um especial, mas não temos tempo nem para isso no momento."

Esperançosamente, no momento em que você tiver lido esta revista, o J5 estará correndo o país com sua turnê de verão e, depois disso... bem, talvez então eles tenham um tempinho para montar aquele programa de TV juntos.





Jermaine Fala sobre Discos e Romances

Jermaine Jackson está sorrindo com o sucesso do seu primeiro álbum solo, e mal consegue esperar até lançar o próximo! Até o single - Daddy's Home - foi um sucesso... não há parada para Jermaine! "Eu sempre tive uma boa sensação em relação a Daddy's Home", sorri Jermaine. "Eu gostei mais do que qualquer outra das minhas músicas. Mas, você sabe -- eu ainda tenho muita coisa daquelas gravações.... A Million To One, Does Your Daddy Know About Me -- esta é uma música antiga de Bobby Taylor e dos Vancouvers; esse é o tipo de música que costumávamos tocar antes de entrarmos para a Motown, e todo mundo gostava dessas músicas e nos pediam para gravar - então eu gravei."

Nós perguntamos a Jermaine como ele se sentia sendo considerado um sex symbol... mais uma vez!! "Eu não gosto tanto," ele admitiu, "mas é algo que acho que colocaram no meu trabalho, porque se tem uma música que precisa de alguém que canta de forma sexy, eles mandam pra mim. Eu acho que estou na idade em que a maioria das meninas podem se identificar - enquanto Michael e Marlon são um pouco jovens..."

E quando Michael ficar mais velho? Ele já sai com garotas? "Bem," sorri Jermaine, "Não realmente... Marlon também não." É por que eles não estão interessados ou porque são jovens demais? "Oh, eles estão interessados!" ri Jermaine, "mas eu acho que minha mãe não vai liberá-los por enquanto!" Fiquem ligadas quando isto acontecer! "SIM!" ri Jermaine. "Outra coisa é que nós não somos realmente assediados, a não ser que Michael esteja conosco," continuou Jermaine. "É ele quem move a multidão. Eu estava no cinema numa noite e as pessoas me reconheceram - mas não ligaram. Eu saio muito, porque gosto de ver o que está acontecendo nas ruas... eu não gosto de ficar enclausurado."

"Eu gosto da estrada," conta Jermaine, "mas às vezes fico com saudades de casa." E as groupies?? "Bem... há groupies em todos os lugares, eu acho," ri Jermaine, "mas eu realmente não gosto de pensar nas fãs dessa maneira! Nós dificilmente temos a chance de sair com garotas na estrada... nós fazemos um show, e as garotas estão lá -- ótimo! Mas estamos lá para trabalhar!"

E quanto aos boatos sobre Jermaine e Hazel Gordy??? "Shhh!" disse Jermaine, com um brilho nos olhos. "Você sabe, se o público vê você com alguém o tempo todo e o associa àquela pessoa eles começam a pensar que você vai se casar, e isto não é verdade. Agora eu só quero compôr e trabalhar na minha música!" E quanto a Jackie e Debbie Foxx, filha de Redd Foxx?? ELES irão se casar?? "Não," disse Jermaine, "ele namora ela, mas ele namora muitas garotas, ele não irá se casar!"

O casamento mudou Tito???

Todo mundo pergunta a Tito como o casamento mudou sua vida! Então ele já tem uma resposta pronta. "Não mudou a minha vida no tocante à minha família," disse Tito pacientemente enquanto conversávamos com ele na casa dos Jacksons. "Mas me fez assentar um pouco. Eu ganhei peso também!," ele acrescenta, "você sabe como acontece, só fico relaxando em casa. Ela é uma boa cozinheira!"

Tito parece sempre ter sempre sentido que o lugar de uma mulher é no lar, então nos perguntamos como ele se sentia sobre a liberação feminina. "O que eu penso a respeito?", ele perguntou primeiro, sempre diplomático... "Vejamos, em relação a empregos, há muitas coisas que uma mulher pode fazer, mas quanto a fazer tudo o que um homem pode fazer... isto não é posição para uma dama," diz Tito. "Se ela dirigir um táxi ou um ônibus, tudo bem. Mas ir trabalhar nas minas, ir à guerra e lutar, isto não é trabalho de uma dama. As mulheres foram feitas com ternura."

"As mulheres foram feitas com delicadeza," ele acrescenta. "Muita delicadeza. E elas devem ficar em casa e cuidar das crianças..." Tito diz que ele e DeeDee querem ter filhos, e que talvez possa haver um dentro de um ano ou mais... "Eu acho que terei 28 filhos, e então poderei ter meu próprio Jackson Five, e Osmond Brothers, e Sylvers, todos os grupos -- bem na minha própria família!!!"

Michael recebe prêmio por Ben

Michael Jackson segura prêmio recebido por Ben pela EMI Records na Austrália. O prêmio foi dado a Michael pelo reconhecimento de vendas acima de um milhão de cópias! O disco que Michael está segurando é, naturalmente, de ouro.



O Jackson Five está Vindo para a Sua Cidade

Você foi um dos que perderam o show deles no ano passado??? Bem... se você perdeu, o J-5 está embarcando em uma de suas maiores turnês!!! Esta é com certeza a chance de você vê-los em sua própria cidade EM BREVE!! Se você não os vi no ano passado, você não vai querer ser deixado de fora novamente-- então compre antecipadamente os seus ingressos!! Aqui está uma lista de onde eles irão estar... e lembre-se, como no ano passado, nos deixe saber qual música você gostou mais! (Após uma turnê de duas semanas pela Austrália, os meninos irão para...)

13 de Julho ........................................... Boston, Mass.
14 de Julho ........................................... New Haven, Conn.
15 de Julho ........................................... Providence, Rhode Island
17 de Julho ........................................... San Juan, Porto Rico
20 de Julho ........................................... Pittsburgh, Pa.
21 de Julho ........................................... Poconos, Pa.
22 de Julho ........................................... Nova York, Nova York
24 de Julho ........................................... Chicago, Ill.
25 de Julho ........................................... Chicago, Ill.
27 de Julho ........................................... Cleveland, Ohio
28 de Julho ........................................... Detroit, Michigan
29 de Julho ........................................... Indianapolis, Indiana
3 de Agosto .......................................... Richmond, Virginia
4 de Agosto .......................................... Hampton, Virginia
5 de Agosto .......................................... Baltimore, Maryland
7 de Agosto .......................................... Greensboro, Carolina do Norte
8 de Agosto .......................................... Nashville, Tenn.
10 de Agosto ........................................ Columbia, Carolina do Sul
11 de Agosto ........................................ Atlanta, Geórgia
12 de Agosto ........................................ Miami, Flórida
17 de Agosto ........................................ Memphis, Tenn.
18 de Agosto ........................................ St. Louis, Missouri
21 de Agosto ........................................ New Orleans, Louisiana
22 de Agosto ........................................ Dallas, Texas
24 de Agosto ........................................ São Franciso, Califórnia
25 de Agosto ........................................ Los Angeles, Califórnia
26 de Agosto ........................................ Las Vegas
2 de Setembro ...................................... Honolulu


 
 Traduzido por Bruno Couto Pórpora.