quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Críticos dizem que "Michael" é melhor do que se esperava (Reuters, Dezembro 2010)

Reuters, 9 de dezembro de 2010
Por Jill Serjeant

LOS ANGELES (Reuters) - Um clipe sentimental para o novo single de Michael Jackson, Hold My Hand, foi lançado na quinta enquanto críticos musicais prestavam respeito ao primeiro álbum de inéditas de Jackson desde sua morte, há 18 meses.

Trechos de amolecer o coração do arquivo de performances do Rei do Pop, misturados a crianças cantando e imagens multiculturais de felicidade marcam o clipe de 4 minutos criado para Hold My Hand - um dueto gravado com o cantor de R&B e produtor Akon em 2007, que é o primeiro single oficial do álbum Michael.

Foi lançado no website oficial de Jackson, www.michaeljackson.com, antes do debut de Michael no próximo dia 14 -- uma coleção de 10 músicas finalizadas por diversos produtores musicais após a morte repentina do cantor em junho de 2009, por uma overdose do anestésico propofol.

Apesar do ceticismo da mídia e certa dissidência de alguns membros da família Jackson, a maioria das críticas iniciais de Michael o consideram melhor do que o esperado, se abaixo do nível perfeccionista que o cantor de Thriller teria desejado.

"Ele não teria lançado nada como esta coleção, um punhado de outtakes e esboços organizados pela gravadora de Jackson (Sony)," disse a revista Rolling Stone. Mas a publicação reconheceu que as músicas eram faixas dignas de Jackson, acrescentando que "Michael consegue ser convincente."

O USA Today disse que a coleção de baladas, faixas dançantes e R&B, incluindo colaborações com o rapper 50 Cent e o roqueiro Lenny Kravitz, "é um empenho musical legítimo que não pode ser ignorado" e que trazia alguns tesouros.

Entertainment Weekly deu ao disco uma nota B, declarando que "certamente não é um grande insulto ao seu nome", enquanto o The New York Times disse que ele é "uma mistura do que conhecemos de Jackson: inspiração, amor, ressentimento e paranóia."

A opinião no Reino Unido -- onde Jackson planejava se apresentar em uma série 50 shows no verão de 2009 - foi mais entusiasmada.

O site musical NME.com disse que a faixa Behind the Mask é "uma revelação absoluta" em que "Jackson uiva uma melodia de ouro puro em seu melhor estilo."

O crítico Neil McCormick do jornal Telegraph disse que Jackson "arrebenta com entusiasmo e confiança" e disse que o álbum "pode ser o melhor trabalho de Jackson desde seus dias de glória nos anos 80."

"É certamente muito melhor do que qualquer um possa ter o direito de esperar... Jackson está finalmente prestes a retornar como ansiava," escreveu McCormick.
 

Michael é o primeiro álbum de inéditas de Jackson desde Invincible em 2001, e o primeiro em um contrato de U$250 milhões entre a Sony e os executores do espólio de Jackson para lançar 10 álbuns até 2017.

 Traduzido por Bruno Couto Pórpora.