sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Dançarino Relembra o Último dia de Michael Jackson (The Star, Outubro 2009)

The Star, 20 de outubro de 2009
Por Richard Ouzounian

Qual era o estado da mente de Michael Jackson 13 horas antes dele ser pronunciado morto?

"Ele estava feliz, ele estava sorrindo, ele estava rindo conosco," lembra Daniel Celebre, que era um dos dançarinos na turnê de retorno do superastro, This Is It.

Celebre ensaiava com Jackson em Los Angeles "há três meses, oito horas por dia e ele sempre dançava pra valer. A energia dele era incrível, cara."

Na verdade, em 24 de junho, o último dia da vida de Jackson, o diretor Kenny Ortega montou o show e "nós ensaiamos ele inteiro e terminamos cerca de 1h30 da manhã," Celebre, um dançarino nativo de Toronto, relembrou ontem em uma entrevista no estúdio de dança BDX.

"O sentimento era inacreditável. Michael estava no topo de sua forma. Pessoas que o conheciam há anos disseram que ele nunca havia dançado melhor.

"Nós até ensaiamos Thriller pela primeira vez com as fantasias e o pessoal do figurino estava chorando na platéia. Eles nos disseram, 'Vocês não entendem como ficou maravilhoso.'

Quando perguntado se Jackson parecia cansado ou tenso, Celebre balançou a cabeça enfaticamente. "Todo dia ele estava ótimo, mas naquele dia, ele estava melhor do que nunca. Ele parecia jovem, cara. Ele estava em perfeita forma."

Todas as noites, Jackson e os dançarinos se despediam com um boa-noite. Aquela noite não foi exceção. "Nós sempre nos abraçávamos. Eu disse 'Hey Mikey, eu te amo,' e ele disse 'Eu te amo também, irmão.'"

E esta foi a última vez que Celebre viu Jackson.

O dia seguinte é um difícil de se lembrar para o jovem de 24 anos, porque terminou um sonho de longa-data.

Celebre nasceu em Nobleton, Ontario, em uma "grande e unida família italiana." Sua mãe o levava a aulas de jazz e sapateado aos 4 anos. Logo, ele já dançava hip hop, breakdancing e sua favorita, eletric boogaloo, "que eu tentava fazer igual Michael Jackson."

Ele fez muitos trabalhos em clubes, TV e no cinema, trabalhando com Hillary Duff como dublê de dança de seu par romântico na climática cena do filme "Lizzie McGuire: Um Sonho Popstar", quando ele tinha apenas 18 anos.

Mas em 2007, "Eu parei de dançar, por motivos pessoais. Eu queria ser o melhor dançarino que poderia ser e tudo o que as pessoas queriam de mim eram trabalhos como dublê. 'Este cara consegue girar com a cabeça? Ele pode dar um salto de costas?' É claro que eu podia, mas eu sabia que eu poderia ser muito mais do que isto então eu apenas desisti."

Seu pai havia tomado controle do La Salumeria, um restaurante italiano em Yonge perto de Davisville, e Celebre foi trabalhar com ele. Em 10 de abril, ele estava fatiando mortadela quando recebeu uma ligação de seu empresário na Califórnia.

"Eu sei que você recusou todos os empregos que lhe ofereci por dois anos, mas você sempre disse que a única pessoa por quem você retornaria seria Michael Jackson. Bem, você tem um teste com ele amanhã. Pode vir pra cá."

De início, Celebre resistiu, mas seu pai disse, "Daniel, você vai no avião de amanhhã. Pode ir se arrumando."

Ele estava tonto de entusiasmo ao invés de nervoso.

"Todo mundo na fila estava estressado. Eu só continuei dançando. 'Por que vocês estão nervosos, pessoal?' Eu dizia a eles. 'Esse é o Michael. Vamos nos divertir'."

Eles fizeram uma seleção de 500 para 250 dançarinos e, finalmente, para 10. Depois de passar para o time final, ele conheceu Jackson.

"Eu apertei a mão dele. Era enorme, cara. Ele estava com os óculos escuros, o cabelo, a roupa preta. Nós estávamos em pé e eu pensava, 'Você não é nada além de amor, cara.'"

Celebre amou os ensaios e o trabalho duro que tornou todos melhores e melhores. E então veio 25 de junho.

"Nós estávamos sentados nos nossos camarins, prontos para começar os ensaios. Eu estava assistindo um clipe do Mikey fazendo Ease On Down The Road em The Wiz no meu computador.

'Nós nunca ligávamos a TV, mas alguém tinha ligado porque Farrah Fawcett tinha acabado de falecer. E então começaram as notícias sobre Mikey... as pessoas corriam pelos corredores gritando. Algumas caíam de joelhos. Todo mundo estava chorando. Todo mundo.'

Os ensaios foram filmados e serão lançados no altamente esperado filme This Is It em 28 de outubro, mas Celebre detesta lembrar do funeral, do enterro, "todas estas coisas que esfregam no meu nariz o fato de que ele não está mais aqui."

Celebre prefere lembrar-se do primeiro dia dos ensaios.

"Ele disse que iria nos levar em uma aventura fantástica... e foi o que ele fez."

Traduzido por Bruno Couto Pórpora