sexta-feira, 20 de junho de 2014

Fã processa Sony e Espólio pelo álbum "Michael"

The Wrap, 13 de junho de 2014
Por Tim Kenneally

Uma fã da Califórnia está processando a Sony Music e John Branca, co-executor do Espólio de Michael Jackson, por conta do álbum póstumo Michael, lançado em 2010.

Vera Serova questiona a já muito debatida autenticidade vocal de Jackson nas faixas Breaking News, Monster e Keep Your Head Up. As faixas foram produzidas por Eddie Cascio e causaram grande polêmica entre os fãs e a imprensa à época do lançamento. A Sony, por sua vez, silenciosamente interrompeu qualquer divulgação do álbum.

Serova afirma que "vários membros da família Jackson" questionaram a autenticidade das faixas. E embora a Sony tenha lançado um comunicado na época, afirmando que tinha "absoluta certeza" de que Jackson cantava nas faixas, Serova diz que contratou um especialista em áudio que concluiu que "muito provavelmente" os vocais não eram de Jackson.

Weitzman, advogado do Espólio de Michael Jackson, negou as acusações. "Consideramos esse processo leviano, aberto 3 anos e meio após o lançamento do álbum. O Espólio acredita que os vocais principais de todas as faixas do álbum Michael foram cantados por Michael Jackson. Dois musicólogos e 6 produtores que trabalharam nos álbuns anteriores de Michael confirmaram que Michael Jackson cantava os vocais principais."

Serova deu início ao processo coletivo afirmando que está indo em frente com as acusações "por ela mesma e no nome de todos os outros em situação semelhante." O processo estima que as milhares de pessoas que compraram as faixas na Califórnia receberiam um terço do custo do CD de volta, caso provada a fraude.

O processo alega fraude, violação da lei de competitividade desleal e violação dos direitos do consumidor.

Ela pede que os acusados sejam barrados de afirmar que Jackson é o cantor nas canções em questão.


 Traduzido por Bruno Couto Pórpora