sexta-feira, 2 de maio de 2014

Rodney Jerkins fala sobre seu trabalho em 'Xscape'

Associated Press, 2 de maio de 2014
Por Mesfin Fekadu

NOVA YORK - Quando a gravadora de Michael Jackson lançou seu primeiro álbum póstumo em 2010, um ano após a repentina morte do Rei do Pop, o produtor Rodney "Darkchild" Jerkins foi convidado a trabalhar no projeto.

Ele recusou.

"Eu fui convidado para participar naquele álbum e produzir umas cinco músicas, mas eu recusei," ele disse. "Eu apenas senti que não era o momento para aquilo."

Anos depois, o criador de hits das Destiny's Child e Whitney Houston - que trabalhou com Jackson em seu álbum de retorno de 2001, Invincible - diz que agora se sente confortável para produzir músicas de Jackson mais uma vez. Ele produziu a faixa título para o novo álbum, Xscape, a ser lançado em 13 de maio.

"Para mim a questão não era a gravadora, ou a aprovação do Espólio; não era nada disso," ele disse. "Eu tinha uma relação pessoal com Michael, então a questão era, 'O que ele iria querer de tudo isto? Como ele ia querer que as músicas soassem agora?"

Xscape teve produção executiva de Timbaland e inclui músicas que Jackson gravou nos anos 80 e 90. Algumas das faixas foram tiradas de sessões de gravação iniciais de álbuns bem-sucedidos, como Bad e Dangerous.

O primeiro single, Love Never Felt So Good, foi escrito com Paul Anka. Uma versão bônus da faixa inclui Justin Timberlake.

Jerkins conta que ele e Jackson começaram a trabalhar na canção Xscape em 1999, quando eles gravaram o álbum Invincible. Ele revisitou a faixa em 2003 e a retocou neste ano para o novo álbum.

"Mesmo quando Michael estava vivo, nós nunca paramos de trabalhar na canção Xscape," ele disse. "Era uma das canções que ele dizia especificamente para mim, 'Isto tem de ver a luz do dia, um dia.'"

Jerkins diz que visitou Jackson em 2007, na Irlanda, onde eles "trocaram vibrações", mas não focaram exclusivamente em criar música.

"E então eu falei com ele - eu diria 2008, 2009, por aí - e ele me disse, 'Eu estou me preparando para fazer outro álbum. Você tem que começar a trabalhar. Comece a trabalhar em ideias," ele relembra. "E então ele faleceu."

Jerkins, que produziu hits para Jennifer Lopez, Beyoncé e Brandy, atualmente trabalha em novas canções para Rihanna e Ariana Grande. Ele conta que, de início, ficou nervoso com a inclusão de Xscape no álbum de Jackson, que também inclui uma canção produzida pelo StarGate, com quem Jackson quis colaborar em 2007 por conta do trabalho do time sueco com o cantor Ne-Yo.

"Eu pensei, tipo, 'Como vão soar as outras músicas?' Eu nem sei se quero que a minha música apareça lá se as outras não estiverem bem," disse Jerkins.

Mas depois de escutar o álbum completo, ele relaxou.

"Todo mundo fez um ótimo trabalho neste projeto," ele disse. 



 Traduzido por Bruno Couto Pórpora