quarta-feira, 28 de maio de 2014

O Legado Social de Michael Jackson (Forbes)

Forbes, 20 de maio de 2014
Por Liv Buli

Michael Jackson sempre será o Rei do Pop.

Neste último fim de semana, a plateia que assistia ao Billboard Music Awards foi agraciada com uma performance muito especial - uma versão holográfica de Michael Jackson - apresentando Slave to the Rhythm, faixa tirada do recém-lançado álbum póstumo, XSCAPE. O álbum, que chegou às lojas na semana passada, liderou a parada britânica, e disputa o topo da Billboard 200 com o Turn Blue do Black Keys. Quase cinco anos após a morte do popstar, a música de Michael Jackson ainda ressoa com seus fãs, e seu legado é refletido na vastidão de seguidores que possui nas redes sociais.

Com mais de 74 milhões de curtidas no Facebook, Michael Jackson é o quarto artista mais popular na rede social, e rivaliza com artistas contemporâneos como Rihanna, Eminem e Shakira. Sua base de fãs aqui continua a crescer em ritmo crescente, e só no mês passado ele acumulou mais 1.2 milhão de novas curtidas, e perto dos 15 milhões no ano passado. O popstar tem menos seguidores assíduos no Twitter, com um total próximo de 1,4 milhão, embora a divulgação por volta do lançamento tenha resultado em cerca de 37.000 novos seguidores no mês passado, um aumento de 66% em relação ao mês anterior.

O clipe para o carro-chefe do álbum, Love Never Felt So Good, já acumulou mais de 10 milhões de visualizações e 11.000 comentários nos seis dias desde que foi ao ar no canal oficial de Michael Jackson no YouTube. Com Justin Timberlake, e uma clara homenagem ao Rei do Pop e seus famosos passos de dança, a faixa é contagiante e bem produzida, e é um forte single para liderar o álbum.

A performance no BBMA também teve um claro impacto online. Mais de 80 mil menções no Twitter após a performance correspondem a um salto de mais de 700%, e a página de Michael Jackson na Wikipédia recebeu quase 350.000 visitas na semana passada. Toda esta atenção está gerando números de vendas massivos, e se Jackson conquistar o topo da Billboard 200, será o sétimo álbum No. 1 do popstar nos EUA.

Embora eles tenham sido arrancados do topo da parada britânica, Turn Blue é o lançamento mais bem sucedido do Black Keys até o momento. Dado o seu tamanho em relação ao de Michael Jackson na internet (Jackson tem 18 vezes o número de curtidas e mais do que o dobro de seguidores no Twitter), eles estão vendendo muito bem e a corrida é mais apertada do que o esperado. Com cerca de 300.000 visualizações em sua página da Wikipédia no mês passado, e mais de 6.5 milhões de visualizações no YouTube, eles estão conquistando o sucesso mainstream com um som alternativo.

Se alguém vai te tirar do topo das paradas, eu consigo pensar em pessoas piores do que o Rei do Pop.


 Traduzido por Bruno Couto Pórpora