quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Escândalo de Michael Jackson é a estrela do MTV Awards (O Globo, Setembro 1993)

O Globo, 4 de setembro de 1993
Por José Emílio Rondeau

LOS ANGELES - A presença mais marcante nos bastidores do Universal Amphitheatre, em Los Angeles, durante a entrega dos prêmios da 10a. edição do MTV Awards - que teve o Pearl Jam como grande vencedor (Melhor Vídeo do Ano), além de Aerosmith (Voto do Público), Lenny Kravitz (Melhor Vídeo Masculino), k.d. lang (Melhor Vídeo Feminino) e Nirvana (Melhor Vídeo Alternativo) - foi a de um ilustre ausente: Michael Jackson. De nada valeram os apelos de Judy Atencio, assessora de imprensa da MTV:

- Não façam nenhuma pergunta sobre Michael Jackson, porque estamos aqui para falar do MTV Awards.

Quase como se ensaiado, a primeira pergunta - logo para o Nirvana - tinha Michael Jackson no meio: "Inocente ou culpado?"

- É uma atrocidade absoluta o que estão fazendo - respondeu Kurt Cobain, antes de se desculpar por um comentário sobre a androginia de Jackson que havia feito meses atrás:

- Não devia ter zombado dele.

RuPaul preferiu falar de si mesmo:

- Se a indústria fonográfica me leva a sério? Se eles não levam a sério a si próprios, você acha que eles vão levar a sério uma drag queen loura negona, de dois metros de altura?

Sharon Stone, com seu coque amorenado, e seu modelito Valentino, subiu nas tamancas e deu uma lição de bom senso à platéia.

- Se meu filho tivesse sido vítima de abuso sexual, eu não estaria negociando acordos. Se existissem provas da culpa de Michael, já era hora de elas terem vindo à tona.

Janet Jackson, terminado seu playback, sumiu do Universal Amphitheatre antes que a imprensa a capturasse.