segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O Clipe Mais MALVADO do Mundo (Focus, Setembro 1987)

Focus, Setembro de 1987

A indústria musical tem muitas incríveis histórias de sucesso, mas poucos artistas atingem o status de superastros e um número ainda menor é capaz de manter o nível de histeria em suas platéias. Ganhar uma platéia e segurar o interesse dela por um período de anos não é tarefa fácil. Esse tipo de talento, de excitar constantemente, com firme fervor, pode ser atribuído a Michael Jackson.

A magia de Jackson tocou muitas pessoas. Quando chegou a hora de filmar o clipe para seu novo disco, alguns jovens atores muito sortudos, um em particular, foram tocados pela magia de Michael. "Eu não vou mentir. Foi o momento mais feliz da minha vida. Aqui estava eu, Sam Bono, trabalhando com Michael Jackson. Foi realmente um sonho se tornando realidade," contou Sam para nós em uma entrevista exclusiva.

O ator/modelo de Nova York Sam Bono cresceu escutando a música dos Jacksons. Sam confessou que ele havia sonhado várias vezes em dividir o palco com o seu grupo favorito e conseguir um pequeno papel no clipe de Jackson foi um presente de Natal perfeito. "Foi difícil de acreditar," ele disse, dividindo suas primeiras impressões. "Eu recebi uma ligação de um produtor de elenco. Ele me perguntou se eu estaria disponível nas próximas duas semanas. Sendo o ator desempregado que eu sou na maior parte do tempo, naturalmente, eu disse 'sim'. Então ele me falou, 'Michael Jackson está na cidade fazendo um clipe, você estaria disponível para trabalhar nele? Eu brincando falei, 'Me deixa olhar o meu calendário.' Então gritei 'Sim!'"

Sam nos contou sobre o teste. "Eu fui fazer o teste com a pessoa do elenco. Ele gostou de mim e me pediu para retornar no dia seguinte. Foi aí que fiz o teste com Martin Scorcese. Ele gostou de mim. Em poucos dias eu recebi uma ligação dizendo que eu tinha conseguido o papel. Eu enlouqueci."

O clipe para a música de Bad é livremente baseado em uma história verdadeira das páginas dos jornais. Michael interpreta um jovem chamado Daryl. Ele é uma criança do subúrbio que frequenta uma escola preparatória cujos alunos, em sua maioria, são brancos. Eles filmaram estas cenas na escola Master's em Dobbs Ferry, Nova York. Bono tem memórias vivas dos seus dias de filmagem, "Eu acordei, olhei no espelho e disse, 'Bono e Jackson. Bem, este é o dia. Eu estava tão feliz.'"

Sam disse que ele correu para pegar o ônibus que o levou ao set. Ele disse que passou o caminho olhando pela janela até chegar na escola. Ele estava pensando em como seria o dia. Ele disse que quando eles finalmente chegaram, haviam câmeras, caminhões e equipe o suficiente para um longa-metragem. Sam e um número de outros atores foram levados para uma sala de aula onde eles esperaram a chegada de Jackson. Bono relembra, "Nós esperamos cerca de uma hora até a limusine de Michael chegar. Eu o vi sair com sua máscara no rosto. Mas este foi o único momento em que ele a usou, e eu acho que foi porque haviam fotógrafos lá. Ele entrou na sala com seu segurança e dois policiais locais. A sala toda ficou em silêncio. Dava pra escutar um alfinete cair. Michael não falou muito, ele olhou em volta e então sentou."

Sam disse que Michael pareceu ser muito tímido e que evitava contato visual com qualquer um exceto a sua equipe. Sam disse que Michael foi gentil e amigável, mas quieto. O produtor, Quincy Jones, havia alugado um trem para filmar algumas cenas. Foi quando Sam disse que conseguiu conhecer o verdadeiro Michael. "Na sala de aula Michael fazia suas cenas e depois voltava pro seu trailer. No entanto, quando fomos fazer as cenas do trem, não havia trailer para ele ficar. E ninguém da sua segurança ou outra parte da equipe podia ficar por perto, o que eu gostei. Eles não eram permitidos no trem, porque nós estávamos filmando e eles seriam vistos no filme.

"Foi quando eu realmente pude conhecê-lo," Sam contou. "Era apenas nós, o câmera e o diretor. Foi aí quando ele se abriu. Nós falamos sobre tudo, desde o tempo até o seu clipe de Thriller. Ele parecia um cara normal e muito profissional." Sam disse que depois de ver Michael sufocado por sua equipe e segurança, foi bom ver Michael sozinho e podendo ser ele mesmo. Mike disse a Sam que o clipe de Thriller o deu muita energia. Parece que os monstros realmente o animaram!

Bono disse que ele e Michael falaram sobre garotas e família. Sam teve uma reação de surpresa sobre o livro de Mary Wilson. Ele relembra, "Considerando que ficamos no trem por cinco horas, e passamos muita parte do tempo esperando, eu tirei um livro da minha mochila. Era o novo livro de Mary Wilson, Dreamgirl. Eu perguntei a Michael se ele poderia escrever algo no livro para mim. Quando eu dei o livro a ele, ele parecia quase chocado. Michael disse, 'Você está lendo esse livro?' Eu disse, 'Sim, você leu?' Ele disse, 'Eu não vou ler este livro. Mary tem tanto ciúmes de Diana. Você devia ver ela no especial de 25 anos da Motown...' "Ele começou a falar e a relembrar, me senti como se estivesse lá," Sam diz. "Então eu de brincadeira disse que sabia sobre o que ele estava falando, eu falei com Diana na noite passada. Ela me mandou te dizer Oi... e nós dois rimos."

Ele contou que Michael falou com orgulho sobre o novo álbum. Sam disse que não há dúvida em sua mente de que Michael é um gênio. Ele disse que Michael passou a maior parte do seu tempo livre compondo canções em sua cabeça. Bono relembra, "Entre takes, você conseguia escutar esse murmuro e canto maravilhoso. Michael criava essas músicas de cabeça. Eram boas o suficiente para serem gravadas. Tudo o que sai da boca daquele garoto é ouro."

O elenco e a equipe ficaram no trem por cinco horas, gravando e re-filmando cenas. Quando o diretor finalmente disse que estava encerrado, o trem retornou para a escola. Michael avisou o condutor. Sam continua, 'Michael perguntou a ele, 'Você poderia me mostrar como o trem funciona? O condutor ficou mais do que feliz em levá-lo pela mão até a frente do trem. Ele levou Michael até a cabine e mostrou a ele os controles. Michael parecia fascinado. O cara deixou Michael tomar controle do trem. Nós começamos a andar devagar, então brincamos. Eu gritei para os outros, 'Michael está dirigindo o trem'. Uma senhora gritou, 'Oh meu Deus', mas todo mundo ficou encantado. Eu disse ao Michael, 'Vai, Mike, com mais força'. O condutor mostrou a Michael a buzina e ele começou a apertar sem parar."

A notícia de que Michael Jackson estava por perto vazou e fãs estavam por todo o canto na estação de trem. Quando Michael saiu do trem para a estação, você podia ver todos os fãs com as suas fotos, posters, bottoms e discos. Você não consegue imaginar o encantamento nos olhos de um menino enquanto ele pulava pra cima e pra baixo gritando, "Mamãe, Mamãe, olhe, Michael Jackson está dirigindo o trem!"

Michael havia tornado aquele dia inesquecível para um número de pessoas. Incluindo Sam. Com todos os seus trabalhos de modelo e aparições na TV em séries como All My Children, Sam está longe de ser um novato no ramo. Mesmo assim, este foi um dia especial para Sam. Michael tem uma forma de tocar a vida das pessoas de maneira maravilhosa, e elas não o esquecem tão facilmente. Com um produtor como Quincy Jones e um diretor como Martin Scorcese e um dos maiores orçamentos para videoclipe na história, Bad estava destinado a ser maravilhoso. Mas apenas um elemento poderia tornar este projeto mágico, e ele é Michael Jackson.



Traduzido por Bruno Couto Pórpora