terça-feira, 11 de setembro de 2012

Conheça Michael Bush, o gênio por trás das roupas de Michael Jackson

IFashion, 4 de setembro de 2012
Por Tidi Benbenisti

Michael Bush pode ser um nome não muito conhecido para muitos, mas suas criações fizeram história na cultura pop. Como o designer de longa-data de Michael Jackson, seu trabalho é icônico. Nesta entrevista exclusiva para a iFashion, o designer e autor de King of Style: Dressing Michael Jackson, divide um pouco de sua carreira como o homem por trás das roupas do entertainer mais popular do mundo.

O que inspirou King of Style: Dressing Michael Jackson?
A inspiração veio do Michael. Ele era um perfeccionista, e suas roupas tinham de ser interessantes, fosse nos cabides ou quando ele as usava. Detalhe era tudo para ele, e suas roupas tinham de ser elaboradas de modo que até o homem na última fileira de uma arena de show pudesse vê-las. Em qualquer lugar que ele fosse, ele visitava hospitais de crianças e museus. Suas idéias às vezes partiam destas visitas, quando ele parava e apenas olhava para um retrato ou um indivíduo. Não importava a situação, ele sempre estava com seu "look" impecável e via a perfeição como o elemento-chave. Isto sempre foi uma inspiração para nós.

Quando tempo você levou para terminar o livro?
O livro na verdade começou lá quando fizemos um quinto casaco para Michael Jackson. Ele ligou para me dizer que havia dado o casaco e queria outro para ele. Naquele momento, nós percebemos que tínhamos que documentar cada criação porque muitas vezes ele as dava. Ele era muito generoso. A partir daquele momento, eu comecei a tirar fotos de todas as roupas. Um dia Michael viu todo os slides que eu havia realizado e disse, "Deus, Bush, você deveria fazer um livro." Nós começamos a discutir idéias, mas shows, turnês e aparições acabavam acontecendo a atrasaram o livro. Nós nunca tivemos tempo de fazê-lo quando ele estava vivo porque estávamos constantemente fazendo novas roupas, mas o livro foi uma idéia que Dennis Tompkins, Michael Jackson e eu havíamos discutido. Após sua passagem, foi minha obrigação terminá-lo.



Como você descreveria o estilo de Michael Jackson fora dos palcos?

Casual, maior que o tamanho dele, e ele amava veludo cotelê. Ele sentia muito frio e o cotelê o mantinha aquecido. Ele gostava de coisas que fluiam e eram confortáveis.

Ele tinha um ítem favorito?
Obviamente, sua luva de cristais porque ela tomou vida própria. É icônica. É um elemento de Michael Jackson. Não importa onde você a veja, você sabe que é dele.

De todas as suas criações, qual é a sua favorita e por que?
A tábua anti-gravidade, certamente. Nós fomos desafiados como nunca antes, e tivemos de ser arquitetos e designers de moda para criar a tábua patenteada, que mais tarde serviria como elemento de show de Michael para que ele pudesse fazer a inclinação de 45 graus e hipnotizar as platéias. Certamente foi um dos grandes momentos para nós.


No total, quantas criações você realizou para Michael Jackson?
Milhares e milhares!

Como você se tornou seu figurinista?
Eu primeiramente vestia Michael, e então ficamos mais próximos a ele durante a Bad Tour, e convencemos ele de que podíamos criar roupas pra ele. Nós criamos um par de calças que não eram coladas, que se ajustavam à cintura. Nós ficamos bem próximos de Michael então e foi assim que nós realmente começamos nossa colaboração. Nos negócios de Hollywood existe uma ordem. Há o designer de moda, o estilista e então o costureiro. O costureiro põe a roupa no corpo que virá a usá-la, o estilista sai e junta as coisas para os fotógrafos, sessão de fotos, etc., e os designers fazem o design.


Como você entrou para a indústria da moda?
Eu considero isso um dom como a maioria dos artistas. Eu tinha pessoas como Dennis Tompkins e Michael Jackson que eram capazes de tirar aquele talento de mim e me permitir fazer o que eu amava.

Qual era o seu lema de design quando você criava peças para Michael Jackson?
Tudo era um show e Michael era o derradeiro showman. A única estética de design que você tinha de aplicar era a "fascinação". Ela tinha de fascinar quando ele aparecesse onde quer que fosse, e ela tinha de divertir. Nós procurávamos fascinar e criar também peças que combinassem com o corpo de Michael, seu estilo e celebridade.

Havia um estilo específico que ele gostava mais?
Contanto que suas roupas fossem interessantes quando ele saísse, então estavam feitas às suas expectativas. Seu estilo é icônico, o que você pode comprovar pelas roupas que ele usava tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Ele amava enfeites porque o davam grande presença no palco. Michael gostava de diversão e ilusão, estilo e movimento junto com as cores.

Houve alguma peça que Michael Jackson não gostou mas acabou usando?
Nós fizemos uma jaqueta de couro com remendos do Clube de Carros Europeu e ela não tinha zíper. Ele odiou da primeira vez que viu, mas assim que a vestiu ele gostou mais e mais. Ele usou na cerimônia do American Film Institute com Elizabeth Taylor, e se tornou uma das jaquetas mais fotografadas de sua carreira quando a Sony Music a usou em vários lugares.



O que aconteceu com as roupas?
Michael era extremamente generoso e deu muitas delas. Muitas delas também foram para o Espólio e seus filhos. Ele amava ver "o brilho nos olhos de alguém" quando ele dava algo dele. Ele se satisfazia tanto com isso. Ele sempre disse: "olhos são as janelas para a alma". Ele também deu muitas das roupas de volta para nós e disse que elas eram nossas e que precisávamos guardá-las. Eu passei a guardar tudo porque eu sabia que ele gostaria de fazer um livro.

E quais são as próximas novidades?
Eu consigo ver como Michael Jackson via o mundo. Eu consigo ver o "brilho nos olhos" de seus fãs, e como eles olhavam para Michael. Antes, estávamos sempre nos fundos trabalhando, o que é ótimo, mas agora eu vejo o que o inspirava tanto... seus fãs. Eu vou a exibições e sessões de autógrafos e eu vejo tudo isso, é uma parte maravilhosa da minha jornada. Eu estou gostando e entendendo o que eu pude fazer pelos últimos 25 anos.

Embora muitos tentem copiar o Rei do Pop, ninguém foi capaz de conquistar o que ele conquistou, mas você consegue nomear dois artistas cujo estilo o lembram o dele?
Eu não acho que existe realmente comparação. A diferença é que as roupas de Michael eram feitas para dança, grandes movimentos e trocas de roupa. Muitas das roupas de artistas que você vê hoje não são feitas assim. Elas são usadas no palco, mas não feitas para permitir movimentos tão dramáticos quanto as nossas. Lady Gaga tem sua própria noção de estilo que é bem elaborada, mas ela não se move como Michael. Beyoncé usa roupas de designers no tapete vermelho que as pessoas podem sair e comprar. Ela está sempre maravilhosa. As roupas de Michael Jackson, no entanto, são parte de uma era que provavelmente nunca será duplicada. Ele foi o derradeiro artista visual e suas roupas tinham de ser da mesma forma. Seu nível de vestuário sempre tinha de ter um nível de fantasia. E tudo tinha de funcionar junto.

King Of Style: Dressing Michael Jackson será lançado em Outubro, mas os fãs podem adquirí-lo em pré-venda pelo site: www.dressingmichaeljackson.com



 Traduzido por Bruno Couto Pórpora