sexta-feira, 24 de agosto de 2012

John Branca está calmo em meio à tempestade da família Jackson

LOS ANGELES (AP) - Enquanto familiares brigam em público pelo dinheiro de Michael Jackson, o homem que controla o Espólio permanece calmo em meio à tempestade.

Como co-executor do testamento de Jackson, John Branca decide ignorar os repentinos dramas e ataques pessoais e mantém seus olhos no futuro, que ele diz pertencer à mãe de Jackson, aos filhos dele e ao legado musical do popstar.

Ele e o co-executor John McClain foram bem sucedidos em criar projetos para pagar uma montanha de dívidas deixadas pelo superastro, para assegurar o futuro financeiro de seus três filhos e para garantir que a música de Jackson viva para sempre.

"Quando Michael Jackson morreu, ele estava prestes à falência," diz Branca, sugerindo que o futuro de seus três filhos era incerto. "Agora nós sabemos que as crianças ficarão bem."

Branca sentou recentemente com a Associated Press para discutir o atual estado do Espólio de Jackson e projetos para preservar a imagem de Jackson como Rei do Pop. Mas ele se recusou a comentar o elefante na sala - os recentes ataques a ele e a McClain por alguns irmãos de Jackson que ficaram fora de seu testamento.

Eles enviaram uma longa carta que se tornou pública acusando os executores de malícia e de manipularem sua mãe e alegando que o testamento de Jackson era falso. Eles não tomaram nenhuma medida legal e experts da área dizem que o tempo para contestar o testamento, que os deixou de fora, já passou há tempos.

Branca e McClain publicaram uma declaração classificando as acusações de "falsas e difamatórias," acrescentando que "nós ficamos desmotivados por elas virem no momento em que um incrível progresso está sendo feito para assegurar o futuro financeiro de suas crianças..."

Seguro no seu conhecimento de que todos os quatro testamentos de Jackson o nomeiam como executor, Branca continua a fazer negócios para o Espólio de Jackson que geram milhões em receita. Nesta semana, eles anunciaram um acordo com a Sony/ATV Music Publishing para administrar o catálogo Mijac Music de Jackson, que inclui hits como Beat It e Billie Jean. Espera-se que o negócio gere receita o suficiente para quitar os $5 milhões restante de dívida do cantor até o final do ano.

Desde a morte de Jackson em 25 de junho de 2009, Branca diz que o débito pessoal de $200 milhões de Jackson já foi pago e outros $300 milhões ligados à sua posse dos catálogos da Sony e ATV foram renegociados.

"Michael tinha um testamento e seus beneficiários e é isto que seguimos," ele disse.

O Espólio paga para a Sra. Jackson $70,000 mensais de pensão das crianças, paga o aluguel de sua mansão em Calabasas, e está pagando outras contas, incluindo a redecoração de sua mansão em Encino.

A entrevista de Branca para a AP foi sua resposta indireta às acusações de Janet, Jermaine, Randy e Rebbie Jackson de que o Espólio está sendo mal administrado. Jermaine mais tarde revogou a carta e pediu paz para sua família. Mas Janet, Randy e Rebbie rebateram com uma carta reiteirando suas reclamações.

Transbordando de excitação, Branca falou sobre os projetos futuros que ele acredita que teriam encantado Jackson, especialmente um show permanente temático de Jackson no Las Vegas Strip. Ele foi feito nos moldes do show tributo do Cirque du Soleil, Immortal: The World Tour.

O teatro de O Rei Leão no Hotel Mandalay Bay está sendo reconstruído para abrigar o show ainda sem título, também uma produção do Cirque du Soleil, marcada para estrear em 23 de maio de 2013.

"Vai ser bem teatral e completamente diferente do show de arena, que é mais um concerto," disse Branca. "Nós teremos a oportunidade de criar algo especial e inovador."

Se recusando a revelar toda a bruxaria técnica planejada, ele disse, "Temos todos os tipos de truques embaixo de nossas mangas."

Cada assento terá seus próprios alto-falantes, enquanto as paredes e o teto serão usados para criar "uma experiência totalmente imersiva para a platéia," ele disse.

Diferente do show da turnê, não haverá banda ao vivo e toda a música virá de remixes das gravações de Jackson.

Branca e o co-executor McClain, um reclusivo executivo fonográfico, dizem que eles entendem os desejos de Jackson de cuidar de sua mãe e filhos - Prince, Paris e Blanket - financeiramente e manter sua música viva.

"Nós sentimos que Michael nos confiou seu legado e o futuro de sua mãe e seus filhos," disse Branca. "Estamos honrados, orgulhosos e apaixonados por celebrar Michael. É um trabalho de amor para nós. Nós amamos Michael;"

Branca conheceu Jackson em 1980 quando ambos estavam apenas começando. Eles seguiriam para um lendário sucesso juntos, mas alguns momentos foram turbulentos. Durante mais de suas décadas juntos, eles tiveram dois períodos de três anos de distanciamento por discordâncias em relação a negócios.

Branca foi re-contratado por Jackson um mês antes dele falecer, com instruções para o rascunho de futuros negócios. Branca apresentou o plano uma semana antes de Jackson falecer e ele tem sido o mapa para os empreendimentos póstumos do Espólio.

Em acréscimo ao futuro show de Las Vegas, um novo álbum e um show em DVD serão lançados logo para celebrar o 25º aniversário do álbum BAD de Jackson. E então um documentário de duas horas realizado pelo aclamado cineasta Spike Lee sobre a criação de BAD será exibido nos festivais de cinema de Toronto e Veneza no próximo mês.

O marketing de aniversário inclui um contrato com a Pepsi para colocar a silhueta de Jackson em um bilhão de latinhas de refrigerante em 20 países.

E nesta semana, o Cirque du Soleil começa a viajar com seu show em uma turnê internacional pelo México, Europa e talvez Ásia.




Traduzido por Bruno Couto Pórpora
Fonte: Linda Deutsch (Associated Press)