terça-feira, 21 de agosto de 2012

Jackson deixa as Testemunhas de Jeová (AP, Junho 1987)

Associated Press, 9 de junho de 1987

LOS ANGELES (AP) - Michael Jackson, que certa vez alegou ter suavizado sua música porque ela teria ofendido as Testemunhas de Jeová, deixou a religião, de acordo com um comunicado publicado.

A denominação "não mais considera que Michael Jackson é uma das Testemunhas de Jeová," de acordo com uma carta de 18 de maio da sua sede no Brooklyn, o LA Times noticiou no último domingo.

O empresário de Jackson, Frank Dileo, se recusa a comentar ou pedir que o recluso cantor comente. Mas um membro da congregação de Woodland Hills, onde Jackson louvava, diz que o comunicado é verdadeiro.

"Michael Jackson se desassociou da congregação Cristã e não quer mais ser conhecido como uma Testemunha de Jeová," o membro, que não foi identificado pelo nome, disse ao jornal. "Foi anunciado formalmente há um mês ou mais."

Ele se recusou a explicar ou descrever o quão ativo Jackson era na congregação, localizado no vale de San Fernando, não muito longe da mansão do cantor em Encino.

O álbum e clipe de Thriller do cantor causou tensão entre as Testemunhas porque, segundo elas, encorajava crenças no oculto. No clipe, Jackson aparece transformado em um monstro que dança com cadáveres.

O entertainer foi citado na edição de Maio de 1984 de AWAKE!, uma revista das Testemunhas, dizendo que ele nunca faria uma música ou clipe como tal novamente.

As Testemunhas de Jeová, com 500.000 membros nos Estados Unidos, são mais conhecidas por seu proselitismo de porta-em-porta.

Elas consideram a obediência civil um mal necessário e a obedecem contanto que ela não entre em conflito com sua interpretação da lei de Deus. As Testemunhas se recusam a portar armas, saudar a bandeira ou participar de um governo secular.

No último verão, a Pepsi anunciou em uma elaborada conferência de imprensa que ela havia renovado com Jackson para ele aparecer em dois novos comerciais para a TV. Ele iria escrever as canções, uma das quais iria aparecer em seu novo álbum e, se ele entrasse em turnê, a Pepsi seria sua patrocinadora.




Traduzido por Bruno Couto Pórpora