quarta-feira, 11 de julho de 2012

Release do Espólio Sobre o Documentário de Spike Lee

Nova York, NY - Foi anunciado hoje que o cineasta indicado ao Oscar, Spike Lee, junto ao Espólio de Michael Jackson e à Sony Music, está nos estágios finais de pós-produção de um documentário de Michael Jackson focando no lendário álbum e turnê mundial de Michael, BAD. O projeto marca o primeiro filme de bastidores a tematizar um álbum de Michael Jackson, e está sendo filmado em comemoração aos 25 anos do icônico álbum, sua turnê que quebrou recordes e inovadores videoclipes que mudaram a história da música. O documentário apresenta cerca de 40 entrevistas conduzidas pessoalmente por Spike Lee com confidentes de Michael, coreógrafos, músicos e outros colaboradores que coletivamente revelam a real história deste projeto que atinge a maturidade, através de suas memórias vívidas sobre como era trabalhar e viver este projeto com Michael. A influência duradoura de BAD é evidenciada através de entrevistas com alguns dos maiores artistas da atualidade, incluindo Kanye West, Mariah Carey, Cee Lo Green e Sheryl Crow, que foi cantora de back-up na BAD Tour.

O documentário BAD de Michael Jackson se une ao incrível corpo de documentários de Spike Lee, incluindo o vencedor dos prêmios Emmy e Peabody, When The Levees Broke: A Requiem In Four Acts e sua sequência, If God Is Willing And Da Creek Don't Rise, Kobe Doin' Work e o indicado ao Oscar, 4 Little Girls. Lee dirigiu os dois curtas de Michael Jackson para They Don't Care About Us em 1996.

Spike Lee comenta: "Eu sou mais do que apenas um grande fã de Michael Jackson, e tendo a chance de conhecê-lo de fato e trabalhar com ele, eu me importo profundamente com o seu legado. Com este projeto de BAD, eu pude descobrir o que fez deste álbum tão grande e importante na carreira dele e revelar curiosas histórias sobre os bastidores do álbum, a altamente esperada sequência de Thriller - o disco mais vendido de todos os tempos - os curta-metragens e a turnê que poderia nunca ter visto a luz do dia."

Entre os entrevistados estão o diretor vencedor do Oscar, Martin Scorcese, Joe Pytka e outros cineastas que trabalharam com Michael para trazer vida às suas histórias na tela, através de seus curta-metragens que permanecem até hoje como alguns dos mais vívidos e criativos já feitos por um músico, assim como uma entrevista com um dos engenheiros de som de Michael, Matt Forger, que trabalhou com ele no estúdio de gravação na casa de Michael em Hayvenhurst, onde as músicas tomaram vida, o tecladista Greg Philinganes, que trabalhou no álbum e também na turnê BAD. Também iluminando a história do álbum BAD, seus curtas e turnê estão indivíduos como o ex-presidente da CBS Walter Yetnikoff e os coreógrafos Jeffrey Daniel e Vincent Paterson.

John Branca e John McClain, co-executores do Espólio de Michael Jackson, comentam, "A genialidade de Spike Lee como contador de histórias combinada à sua paixão e apreciação de primeira mão pela arte de Michael tornam ele o cineasta ideal para contar a história de BAD. Estamos animados em trabalhar com ele neste projeto único."

A terceira e final colaboração de Jackson e Quincy Jones, BAD foi um ponto de maturidade fundamental para o Rei do Pop como performer, compositor e produtor. O álbum foi #1 no mundo todo, fez histórias com cinco singles #1 consecutivos na parada da Billboard, produziu dez singles que entraram para o Top 10, nove curta-metragens inovadores e vendeu, até hoje, 45 milhões de cópias. BAD foi indicado para seis Grammys e ganhou dois; o álbum deu a Michael o primeiro Video Vanguard Award no MTV VMA Awards. As canções do álbum original são: "Bad," "The Way You Make Me Feel," "Speed Demon," "Liberian Girl," "Just Good Friends" featuring Stevie Wonder, "Another Part of Me,"  "Man in the Mirror," "I Just Can't Stop Loving You," "Dirty Diana," "Smooth Criminal," com "Leave Me Alone" acrescentada à versão em CD após o álbum ter sido lançado.

O filme de Spike Lee apóia o aniversário de 25 anos de BAD, que também será celebrado com o lançamento, em 18 de setembro, de BAD 25, um pacote de luxo incluindo três CDs, dois booklets e o primeiro lançamento autorizado em DVD de um show da turnê BAD, no Wembley Stadium em 16 de Julho de 1988 e assistido pela Princesa Diana, Príncipe Charles e uma platéia esgotada de 72,000 fãs. Uma versão comum de dois CDs de BAD 25 contendo o álbum original e o CD de demos e novos remixes também serã lançada, assim como uma versão sozinha do DVD e um picture disc do álbum original.

Mais detalhes sobre este e outros projetos excitantes envolvendo o aniversário de 25 anos de BAD serão anunciados em breve.



Traduzido por Bruno Couto Pórpora