quinta-feira, 7 de junho de 2012

Produtor do Áudio do Show de Wembley Fala

O post abaixo foi redigido em 2009 pelo homem que gravou, mixou e produziu o áudio dos shows da Bad Tour em Wembley. Em um fórum dedicado a profissionais desta área, ele contou sobre sua experiência nestas gravações, especialmente na gravação que será lançada em setembro deste ano! Confira:


"Eu só posso falar pelo período da Bad Tour em que eu gravei e mixei dois shows de Wembley (14 de Julho & 16 de Julho de 1988) em multifaixas.


Sim, Mike CANTOU a maior parte das músicas - até o fim do show do dia 16 (que era o trigésimo show direto da turnê).


Eu escutei esses mixes recentemente depois de guardá-los por quase 20 anos - minha primeira reação foi de "Oh meu Deus, isso é maravilhoso", enquanto os pêlos do meu pescoço ficaram arrepiados; meu segundo pensamento foi "graças a Deus eu não estraguei tudo."


A performance de Mike no dia 16 foi tão marcadamente superior do que a do dia 14, e de qualquer outro show dele que eu já escutei daquele período (incluindo a Dangerous Tour) - talvez tenha algo a ver com o fato de que a Lady Diana estava lá naquela noite - ele estava obviamente feliz, rindo e brincando com a platéia - parece que foi um evento muito especial para Mike e certamente ele cantou com todo o seu coração.


As gravações da Bad Wembley foram realizadas para se ter áudio do show para o documentário Around The World, que estava marcado para uma estréia simultânea na NBC, BBC, NHK e outras emissoras ao fim daquele mês - acho que 29 de julho.


Me disseram que embora muito material em vídeo tivesse sido filmado em numerosos concertos ao longo da turnê, Mike sentia que o áudio até então, por motivos que ele nunca explicou, não estava bom o suficiente, então me pediram para gravar, mixar e depois sincronizar trechos do áudio para o video master do documentário. É uma história mais longa do que eu tenho tempo para contar no momento, infelizmente.


O áudio é de alta qualidade mesmo (mas é óbvio que eu iria dizer isto *risos*), tendo sido gravado em Mitsi 32's. As multifaixas foram mixadas com muito carinho e 'honestidade' - vocês que já trabalharam em gravações de shows ao vivo saberão exatamente o que quero dizer com isso.


Em resposta à pergunta de vocês, eu não sei exatamente se filmagens (em condições para pós-produção) de Wembley existem.


Caindo na suposição, eu imagino que os vídeos dos telões (produzidos pela Nocturne) exibidos a cada noite eram alimentados por uma saída de mixer de vídeo (usado para alimentar o telão gigantesco, e que os feeds das câmeras separadas provavelmente não foram gravados, no entanto eu posso estar errado sobre isto.


Patrick Kelley, que dirigiu Around The World, de fato tinha uma equipe de 7 homens trabalhando no dia 14 (isto em acréscimo à equipe dos telões) e parte da filmagem foi usada tanto no clipe de Another Part of Me (que usou filmagens do dia 14 em Wembley e também de Paris) como no documentário Around The World.


A equipe de Patrick usou filmadoras in-cam mas eu me lembro de que eles apenas filmaram a primeira parte do show do dia 14.


No entanto, mesmo que não exista o vídeo correspondente, seria uma grande pena se as gravações de Wembley nunca fossem lançadas - a qualidade maravilhosa da performance de Mike no dia 16, na minha sincera opinião, pede para ser ouvida - apenas o Espólio poderia te dizer 'se' e 'onde'."



Traduzido por Bruno Couto Pórpora
Fonte: gearzlutzforum