segunda-feira, 28 de maio de 2012

Um Novo Álbum Terminará o Mistério? (USA Today, Março 1987)

USA Today, Março de 1987
Por Gregory Katz e Darcy Reid Trick

Ninguém sabe o que faz ele vibrar - ou se ele ainda conseguirá impressionar

Se lembra do Michael Jackson? Usava uma luva com jóias e dançava feito um demônio? Gravou o álbum mais popular da história, então deu uma de Howard Hughes e sumiu das vistas do público?

Ele está saindo do esconderijo.

Neste fim de semana, ele deixará sua bem-protegida mansão em Encino, Calif., para filmar o clipe que acompanhará a há muito tempo esperada - e muito adiada - sequência de Thriller. O lançamento do álbum nesta primavera ou início do verão será acompanhado por dois novos comerciais para a Pepsi - e possivelmente uma turnê solo.

Jackson está mantendo o conteúdo do álbum em segredo absoluto. "Neste momento, ninguém tem certeza de quais músicas estarão no álbum," diz o cantor/compositor James Ingram, que está trabalhando no disco. "Michael é um perfeccionista. Sua visão para o álbum é totalmente diferente da do último."

O retorno do Jackson responderá perguntas criadas por sua decisão de largar sua carreira quando ela atingiu o ápice em 1984: os fãs ainda estão prontos para lotar estádios? Ou sua popularidade caiu assim que ele se tornou mais recluso e bizarro?

O álbum ainda sem título enfrenta a enorme tarefa de ser a sequência de Thriller, que vendeu 38.5 milhões de LPs. "Assim que Thriller se tornou um mega-sucesso, a pressão imediatamente caiu sob todos nós," conta o produtor Quincy Jones. "A coisa chave em se fazer um disco com Michael é não pensar em vendas, mas concentrar em colaborar com ele e com sua visão. Musicalmente, o homem sempre sabe o que ele quer fazer."

Se os patrocinadores de Jackson estão irritados, eles não estão contando.

"Estamos apostando que a criatividade de Michael irá permití-lo retornar e ser mais excitante do que nunca," diz Roger Enrico, presidente da Pepsi, que está pagando milhões a Jackson por três comerciais e irá patrociná-lo se ele resolver entrar em turnê. "Eu acho que Michael será a coisa mais excitante no país em 1987. Ponto final." O problema: Jackson tem agido de forma estranha ultimamente.

O cantor de 28 anos foi visto usando uma máscara cirúrgica. Ele passa tempo em uma câmara hiperbárica, que banha o usuário em oxigênio puro. Pode ajudar vítimas de acidentes de mergulho, mas Jackson acredita que pode desacelerar o processo de envelhecimento. Ele levou seu chimpanzé Bubbles - de patins - ao cinema. E ele suplicou a autoridades da cidade que o deixem ter uma girafa no quintal de sua casa. Estes são apenas os fatos. Os boatos ficam cada vez mais estranhos. Teria Jackson danificado sua pele com repetidas cirurgias pláticas? E aquelas notícias do Reino Unido de que ele estaria tentando comprar os restos do Homem Elefante?

Sua única performance recente foi em Captain Eo, um curta exibido na Disneylândia e na Disney World. Sua relutância em aparecer em público gerou tantos boatos que Warren Hirsh, presidente da Entertainment Properties, que está promovendo uma linha de roupas de Michael Jackson, recentemente se sentiu obrigado a negar - simplesmente do nada - que Jackson e sua irmã LaToya seriam a mesma pessoa. "Esses boatos são insanos. Eu vi os dois juntos," diz Hirsh.

O irmão de Jackson, Marlon, admite preocupação sobre a câmara de oxigênio. "Ele não fala com ninguém sobre isso. Eu li sobre isso em uma revista. É claro que eu me preocuparia com ele, ele é o meu irmãozinho. Você sempre se preocupa quando as pessoas podem se machucar, mas você não pode impedí-las."

O pai de Jackson, Joe, brinca sobre as excentricidades do filho. "Eu apenas digo a ele que é melhor ele não trazer nenhuma dessas coisas para a mesa de jantar."

Conta Roger Enrico da Pepsi: "Por mais bizarro que ele possa parecer às vezes, você tem um cara imensamente talentoso. Eu não tenho que ficar acordado até tarde me preocupando sobre o que ele está fazendo."

Há notícias de que a Pepsi pagou a Jackson $15 milhões para fazer os novos comerciais; a Pepsi diz que foi menos, mas ainda assim um dos maiores contratos já feitos - e Jackson (um viciado em comida saudável que abomina açúcar) nem precisará tocar uma lata de refrigerante nos comerciais.

Hirsh admite que sua primeira linha de roupas de Jackson não vendeu bem, acrescentando, "Eu gostaria que o álbum fosse lançado hoje para dar credibilidade às minhas roupas." Ele diz que escutou Bad e Smooth Criminal, duas faixas do misterioso álbum, e assistiu a um clipe. "As músicas são sensacionais," ele exclama.

Os fãs de Jackson estão desanimados com seu comportamento estranho?

"Há uma diferença entre ser rebelde e ser estranho," diz Diane Umansky, editora da revista Tiger Beat. "Ele parece ter cruzado esta linha."

Mesmo se o álbum não corresponder ao sucesso de Thriller, Jackson não precisa se preocupar com o seu futuro. Ele deve ser o entertainer mais rico de sua geração. Há três anos atrás, a revista Forbes estimulou sua fortuna pessoal em quase $70 milhões "ou mais". Ele gastou $47.5 milhões pelos direitos de publicação de muitas das músicas dos Beatles, e acabou de vender os direitos de Revolution para um comercial de TV da Nike.

A mansão de Jackson inclui uma série de animais exóticos e um brinquedo da Disneylândia. Mas sua fama criou uma espécie de confronto com um mundo real. Marlon diz que o público não entende a timidez de Michael - e a dor que ele sofre pela fama.

Para a Playboy o amigo de Jackson, Lionel Ritchie, disse: "Ele era uma criancinha isolada, porque ele largou os brinquedos logo cedo - 9 anos e ele já tinha uma música de sucesso. Então ele perdeu tudo, porque tudo o que ele já havia escutado eram avisos: aqui vem as garotas, cuidado, aqui vem os fãs, cuidado, aqui vem os repórteres, cuidado. Então ele tem tomado cuidado por 20 anos... e eu vi a fama bater a porta na existência dele."

Kit Willis, que trabalha em Ojai, Califórnia, numa biblioteca, lembra-se de um pedido especial para manter a biblioteca aberta para que Jackson pudesse visitar quando todos já tivessem ido embora. "Nós todos nos sentimentos mal por ele. Nos fez perceber que o pobre homem é perseguido."

Jackson folheou livros sobre grandes compositores e sobre o artista Michelangelo. No dia seguinte, os bibliotecários estudaram o cartão temporário que ele preencheu como se tentando encontrar uma mensagem secreta. Jackson nunca aparece em público sem um guarda-costas. E ele parece ter um medo crescente do mundo exterior.

Os médicos alertam que o seu flerte com a câmara hiperbárica pode ser perigoso. "Como médico, eu não gostaria de ter algo a ver com um paciente que usa uma câmara para desacelerar o envelhecimento," diz o Dr. Joseph Farmer, presidente da Undersea and Hyperbaric Medical Society. "Eu não poderia levar a responsabilidade."

O esforços de Peter Pan de Jackson para diminuir a marcha do tempo podem não dar certo.

Mas seu retorno aos palcos pode: se a música os fizer mexer, os fãs esquecerão suas excentricidades.



Traduzido por Bruno Couto Pórpora