Publicação desconhecida, Janeiro de 1987
"Eu sempre fui fascinado pela performance de Michael Jackson como dançarino," ele explica. "Todos esses anos eu havia assistido a filmes de Minnelli e não fazia um musical há 10 anos. Então quando eu descobri que a maior parte do clipe de Michael seria ele dançando e que eu poderia mover a câmera e me divertir com ele, eu concordei em fazer."
Desde The Last Waltz, que captou o clima de um concerto de um modo que nenhum outro filme conseguiu, antes ou depois, Scorcese recebeu - e rejeitou - diversas propostas de videoclipe. "Ele apenas me pegou na hora certa," ele encolhe os ombros.
O clipe de Bad durará 18 minutos. Quem ouviu a música disse que ela é bad, no sentido James Brown da palavra. Scorcese jurou segredo ao exato conteúdo do clipe, mas eu pude descobrir o seguinte: ele é baseado no incidente real acontecido recentemente no Harlem, quando um jovem negro retornou para casa da escola Ivy League e foi morto pela polícia por supostamente ter tomado parte em um crime violento; o clipe é dividido em uma peça dramática de 10 minutos, filmada em preto-e-branco, e um segmento musical de 8 minutos, filmado em cores e ambientado no metrô. Depois que a maior parte do corpo da música termina, começa um refrão acapella enquanto Jackson, vestido de preto, dá um sermão aos bad boys do vídeo.
"Tudo o que eu sei é que tivemos que correr para filmar e agora não vai sair," brinca Scorcese. É uma escolha entre Bad e um dueto com Barbra Streisand para ser o novo single de Jackson; de todo modo, não será lançado até o fim de março.
Traduzido por Bruno Couto Pórpora