quinta-feira, 17 de maio de 2012

Scorcese Fala Sobre "Bad" (Magazine, 1987)

Publicação desconhecida, Janeiro de 1987

Falando sobre o seu próximo projeto, um videoclipe para Michael Jackson, Scorcese admite que não faz um musical há 10 anos - New York, New York e The Last Waltz foram feitos juntos em 1977 - mas na realidade, todos os seus filmes foram musicais de um modo ou de outro.

"Eu sempre fui fascinado pela performance de Michael Jackson como dançarino," ele explica. "Todos esses anos eu havia assistido a filmes de Minnelli e não fazia um musical há 10 anos. Então quando eu descobri que a maior parte do clipe de Michael seria ele dançando e que eu poderia mover a câmera e me divertir com ele, eu concordei em fazer."

Desde The Last Waltz, que captou o clima de um concerto de um modo que nenhum outro filme conseguiu, antes ou depois, Scorcese recebeu - e rejeitou - diversas propostas de videoclipe. "Ele apenas me pegou na hora certa," ele encolhe os ombros.

O clipe de Bad durará 18 minutos. Quem ouviu a música disse que ela é bad, no sentido James Brown da palavra. Scorcese jurou segredo ao exato conteúdo do clipe, mas eu pude descobrir o seguinte: ele é baseado no incidente real acontecido recentemente no Harlem, quando um jovem negro retornou para casa da escola Ivy League e foi morto pela polícia por supostamente ter tomado parte em um crime violento; o clipe é dividido em uma peça dramática de 10 minutos, filmada em preto-e-branco, e um segmento musical de 8 minutos, filmado em cores e ambientado no metrô. Depois que a maior parte do corpo da música termina, começa um refrão acapella enquanto Jackson, vestido de preto, dá um sermão aos bad boys do vídeo.

"Tudo o que eu sei é que tivemos que correr para filmar e agora não vai sair," brinca Scorcese. É uma escolha entre Bad e um dueto com Barbra Streisand para ser o novo single de Jackson; de todo modo, não será lançado até o fim de março.


Traduzido por Bruno Couto Pórpora