sexta-feira, 11 de maio de 2012

Michael Jackson volta ao romantismo em novo mix (Folha de S. Paulo, Julho 1987)

Folha de São Paulo, 24 de julho de 1987
Por Mário César Carvalho

O mundo maravilhoso de Michael Jackson, uma fábula que em sua última edição atingiu o recorde de vendas de discos de um artista pop, com 38.5 milhões de cópias de Thriller despejadas no mundo em 1983 - ganhou um novo capítulo desde a última quarta-feira. Desembarcaram nas rádios brasileiras cinco mil mixes promocionais de I Just Can't Stop Loving You, uma canção do próprio Michael em duo com Siedah Garrett, uma cantora estreante descoberta por Quincy Jones, o produtor do disco. Ligue a máquina do tempo e programe o ano de 1971 - da eletricidade dançante de Thriller, Michael retrocedeu ao romantismo de Ben.

I Just Can't Stop Loving You é uma baba romântica. Logo na introdução, ele sussurra, 'I need you, I need you' (Eu preciso de você, eu preciso de você), para logo depois avisar que as pessoas solitárias o entenderão. Se isso não acontecer, Michael Jackson poderá ter o consolo dos dólares - só ontem, I Just Can't Stop Loving You tocou 115 vezes nas rádios de São Paulo. É o recorde de um cantor internacional. Até agora, Roberto Carlos, com Apocalipse, bate Michael Jackson com 138 execuções, num único dia, no final do ano passado.

Atrás de Prince

Pela amostra que a CBS colocou para circular do novo LP de Michael Jackson - já batizado de Bad e com lançamento mundial previsto para dia 1º de agosto -, Prince está anos-luz à frente das maquinações jacksonianas. Sign' 'O' The Times, o último álbum duplo de Prince, é um concentrado explosivo de despojamento em produção e inventividade, falando de AIDS, gangs e violência. Ele remexe o baú da Motown, envereda pelo funk de James Brown, flerta com o romantismo de Stevie Wonder, mas tem cara própria.

I Just Can't Stop Loving You soa a um requentamento das canções românticas de Michael Jackson da década passada. Só que agora ele não fala de camundongos - Ben contava a história de um garoto que faz uma música para um rato. Prefere investir na paixão para consumo.

Previsto inicialmente para ser lançado em abril deste ano com o nome de Smooth Criminal, uma prova do novo LP obrigou Michael Jackson a voltar para os estúdios para "acertar" alguns arranjos do disco - uma exigência de Quincy Jones. Para quem gostou da amostra que está sendo bombardeada pelas rádios, a partir da próxima terça-feira chegam às lojas cem mil cópias de um compacto com a música.