domingo, 1 de maio de 2011

Adiamento do julgamento de Murray será decidido na próxima segunda

Os advogados de Conrad Murray disseram ao juíz Michael Pastor, na última sexta-feira, que talvez precisem que o julgamento seja adiado, porque os promotores revelaram novas testemunhas com surpreendentes teorias científicas que a defesa não esperava.

Ed Chernoff e Michael Flanagan argumentaram que as novas provas contra o Dr. Conrad Murray deveriam ser impedidas de serem apresentadas no julgamento, porque chegaram tarde demais.

O promotor David Walgren disse que isso seria absurdo e que a situação é culpa da equipe de defesa, por se recusarem a adiar o julgamento quando o juíz sugeriu.

Entre os pareceres dos novos peritos propostos pela promotoria está o de que Jackson não poderia ter causado a sua própria morte por ingerir o anestésico propofol - porque ele não é absorvido pelo intestino.

Numa audiência preliminar no começo deste ano, a defesa levantou a idéia de que Jackson, desesperado para dormir, ingeriu o anestésico enquanto o médico estava fora do quarto.

O juíz Michael Pastor disse que não excluirá o depoimento dos peritos e declarou que a promotoria não estava tentando "botar um saco de areia" na defesa divulgando a testemunha tão próximo ao possível fim da seleção de júri.

"Este caso envolve questões científicas sofisticadas," disse Pastor, acrescentando que era provável que novas teorias surgissem durante a descoberta de provas.

"Eu não estou surpreso com a situação," disse o juíz. "Eu esperava esses problemas quando fui avisado de que este caso iria proceder no prazo de 60 dias após as audiências preliminares."

Walgren disse que a promotoria, que no início listou possíveis 11 especialistas como testemunhas, diminuiu a lista para 4, a maioria deles novos.

"Quando os primeiros especialistas entraram no caso, não era esperado que a defesa usasse a teoria de que Michael se matou," disse o promotor. "Esta é uma situação que eles criaram... sempre foi a nossa teoria de que o Dr. Murray foi incompetente, mentiroso e causou a morte de Michael Jackson."

Com a nova teoria da defesa no jogo, os promotores tiveram de procurar novos peritos científicos, ele disse.

A defesa pediu um atraso no julgamento, alegando precisar de mais tempo para revisar os relatos das novas testemunhas da promotoria. O juíz Michael Pastor convocou uma audiência para a próxima segunda-feira, 2 de maio, para considerar o pedido.

A seleção do júri deve continuar no dia 4 de maio.



Traduzido por Bruno Couto Pórpora
Fonte: AP