domingo, 6 de março de 2011

Mais sobre o caso Espólio vs. Howard Mann: site da VintagePopMedia sai do ar

Os advogados de Howard Mann responderam às acusações do Espólio de Michael Jackson no caso MJ Estate vs. Howard Mann. Alguns dos argumentos do time legal de Mann:

- Mann não infringiu direitos autorais de This Is It porque foi postado em um website de mídia social (nota: JacksonSecretVaults.com não foi caracterizado como um website de mídias sociais até o início do processo. As imagens de This Is It foram incorporados no layout do website, que é mantida pela companhia canadense de Mann).

- Mann afirma que ele pode usar os desenhos de MJ no livro de Katherine Jackson, porque ele tem um acordo de licença com o co-proprietário do material.

- Mann se refere a pontos do caso de 2005 no tocante à memorabilia, e diz que MJ até perdeu seus direitos à propriedade e aos títulos.

- Mann diz que a pose no logotipo da Vintage Pop Media não foi inventada por MJ, mas que já existia há décadas antes dele (nota: este é um argumento muito fraco, quem não pensaria em MJ ao olhar para o logo?).

- Mann alega que Katherine agradeceu ao Espólio em seu livro, porque ela os agradeceu por a permitirem preservar as memórias de MJ. E não porque o Espólio apoiou o livro. (nota: argumento fraquíssimo).

- Mann alega que MJ e Janet tinham direitos na companhia Jackson Communications Inc., a companhia que causou a tomada de Henry Vaccaro na memorabilia da família.

- Mann alega que a rede de restaurantes da família Jackson iria se chamar Jackson Street.

- Mann confirma que Vaccaro é um membro da Vintage Pop Media LLC, que atualmente possui a memorabilia. Ele se define como um consultor de Vaccaro e parceiro de negócios de Katherine.

- De acordo com documentos, MJ queria seus ítens de volta em maio de 2002. Dois anos depois, os advogados de MJ até começaram a ameaçar Vaccaro, por causa da exploração dos ítens dele.

- Mann alega que o Espólio de Michael Jackson e a Sony podem ter violado seus direitos autorais lançando a canção Destiny em 2009 (ele provavelmente se refere ao relançamento do álbum). Nota: quando que eles obtiveram os direitos autorais desta música?

- Mann alega em muitos momentos que MJ teve a chance de remover seus ítens pessoais da coleção, o que se recusou a fazer (nota: então os advogados de Mann apresentam um documento judicial de 2002 que expressa claramente: os advogados de MJ não sabiam de nenhum ítem pessoal dele na coleção, e se alguém poderia vendê-los).

Nota: o website da companhia de Howard Mann foi removido recentemente. A página VintagePopMedia.com aparece em branco agora. Como dito anteriormente, o Espólio de Michael Jackson alegou em seu caso que a VintagePopMedia.com apresentava em sua home page uma imagem que infringia os direitos autorais de MJ.



Traduzido por Bruno Couto Pórpora
Fonte: LeslieMJHu