quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Resumo da Audiência Preliminar de Conrad Murray, Dia 1 (4 de Janeiro, 2011)

4 de janeiro de 2011, Audiência Preliminar, Dia 1

- Katherine, Latoya e Jackie Jackson estão presentes.

- Após o discurso de abertura do promotor, Kenny Ortega, Michael Amir Williams e Faheen Muhammad testemunham.

- Abaixo estão os resumos de seus depoimentos como descritos pela mídia

Discurso de abertura do promotor David Walgren

- Walgren em seu discurso de abertura menciona que MJ já estava morto quando Murray pediu ajuda, Murray escondeu o fato de que havia administrado propofol em MJ, Murray não fez RCP corretamente (fazendo RCP em Jackson com uma mão na sua cama, ao invés de em uma superfície dura.) e pediu que o guarda-costas (Alberto Alvarez) escondesse evidências.

- "A evidência irá demonstrar no depoimento do especialista que Michael Jackson estava morto no quarto da 100 North Carrolwood antes da chegada dos paramédicos," disse Walgren.

- Walgren disse que as evidências provarão que Murray esperou pelo menos 21 minutos para chamar a emergência e que ordenou a um guarda-costas que o ajudasse a esconder as provas antes de pedir ajuda. Na interpretação mais favorável, Walgren disse, Murray esperou pelo menos nove minutos antes de chamar os paramédicos.

O seguinte é uma linha de eventos como apresentada por Walgren
- 1:30am Murray começa o tratamento
- 2:00am Pílula de valium administrada
- 3:00am Diazepam intravenoso e benzodiazepínico
- 5:00am Outro tratamento
- 7:30am Mais remédios intravenosos
- 10:40-11am infusing with propofol.. e em certo momento ele para de respirar e morre
- MJ morto antes da chegada dos paramédicos
- Apenas 2 pessoas no quarto nesta hora - MJ e Dr. Murray
- Ligação - 11:51 da manhã: durou 11 minutos... testemunha ouviu barulhos do outro lado do telefone. Provavelmente Conrad Murray percebeu que MJ não estava respirando
- 12:12 - Ligação de Murray para Michael Emeer Williams, segurança, dizendo que ele precisa de ajuda... deixou mensagem.
- 12:15 - Williams retorna mensagem e Murray diz que MJ teve uma reação alérgica. Williams liga para outro membro da segurança que não está na casa.
- 12:17 - Williams então liga para Alberto Alvarez que está no segundo trailer fora da casa, pede permissão para entrar na casa, sobe para o quarto de MJ Ele vê MJ na cama, Murray fazendo massagem cardíaca com uma mão na cama. Murray diz que MJ teve uma reação alérgica e pede para Alvarez coletar a evidência médica. A promotoria diz que Murray ainda não havia ligado para a emergência neste momento.
- 12:21 - Murray manda Alvarez pegar uma sacola e coleta garrafas médicas, o soro intravenoso, etc., como dito e apenas depois disso manda o guarda-costas ligar para a emergência. Possível que Murray tenha esperado 20 minutes para ligar para o 911... MJ poderia ter morrido antes do meio dia.
- 12:26 - Paramédicos tratam MJ no quarto. Os olhos de MJ estão fixos e dilatados e ele está frio. MJ morto... de acordo com os paramédicos, não havia equipamento apropriado para tratamento com propofol no quarto. Perguntou a Murray sobre remédios administrados... não menciona propofol. Promotores dizem que isto poderia ter ajudado. O centro médico da UCLA declarou que tratamento em MJ seria inútil... eles estão em contato com os paramédicos.
- 13:07 - Paramédicos transportados para a UCLA com MJ
- 13:13 - Chegam na sala de emergência Médicos perguntam a Murray porque ele estava tratando MJ. Mencionou Valium e Flomax... nenhuma menção sobre Propofol para os médicos da UCLAMédicos ainda tentam ressuscitar MJ
- 14:26 - Dr. Cooper na UCLA pronunciou a morte de MJ. Murray conversa com a equipe de segurança no hospital. Detetives questionam Murray no dia seguinte e descobrem sobre o propofol

O advogado de Murray, Ed. Chernoff, se recusa a dar um discurso de abertura.

Depoimento de Kenny Ortega


- Ortega menciona que em 19 de junho Michael não parecia estar bem.

- "Ele não parecia nem um pouco bem," testemunhou Ortega. "Michael estava frio e falava devagar... ele não estava no tipo de condição necessária para um ensaio." Ortega também disse que Jackson parecia perdido.

- "Era assustador. Eu não conseguia entender," disse Ortega. "Eu disse, 'Michael, é este o melhor lugar para você ficar ou você prefere ir para casa e ficar com sua família?' Ele disse, 'Não teria problemas nisso?' Eu disse que não e ele foi embora."

- Ortega diz que em 20 de junho ele foi chamado a uma reunião na casa de MJ. Ele diz que MJ, Murray, Frank Dileo e Randy Philips estavam presentes na reunião.

- Ortega diz "Rapidamente se tornou claro que a reunião era por causa minha, o Dr. Murray estava irritada porque eu havia mandado Michael para casa na noite anterior e não o deixei ensaiar."

- Ortega diz que o Dr. Murray o censurou e disse "Dr. Murray me disse que esta não era a minha responsabilidade e ele me pediu para não agir como um doutor ou psicólogo... e deixar a saúde do Michael com ele." Ortega também mencionou que Murray disse que Jackson não deveria ter sido mandado para casa porque ele estava fisicamente e emocionalmente bem.

- Ortega relembra que MJ disse a ele "Eu sei que você me ama e se importa comigo. Você não precisa se preocupar comigo. Eu estou bem,' e me deu um grande abraço."

- Quando interrogado pelo advogado de defesa, Ortega negou ter discutido a saúde de MJ com Karen Faye.

Depoimento de Michael Amir

- Michael Amir diz que recebeu uma ligação frenética de Murray dizendo que MJ havia tido uma "reação alérgica" e que ajuda imediata era necessária, mas que o doutor não pediu a ele que ligasse para o 911. Murray também pede a Williams que venha diretamente para a casa.

- Williams diz que ele então ligou para Alberto Alvarez, segurança de MJ, e pediu a Alvarez que fosse até a porta principal. Williams disse que ele ouviu a voz de Murray no fundo, e então Alvarez desligou.

- Williams disse que chegou na casa quando a ambulância já estava lá e que ajudou colocar as crianças no carro que seguiu a ambulância.

- Williams disse que o Dr. Murray então o abordou e disse "Irmão Michael, o sr. Jackson tinha um creme na casa que eu sei que ele não gostaria que o mundo soubesse a respeito. Ele acrescenta "Era uma pergunta estranha, pedir para ir para a casa pegar o creme."

- Williams testemunhou que ele disse a Murray que não tinha a chave da casa quando ele a tinha. Ele disse que ligou para a casa e ordenou que fosse trancada.

- Williams disse que Frank Dileo, Murray e ele foram contar aos filhos de MJ que seu pai estava morto.

- Sua voz falhou quando ele relembrou como as crianças, ainda pensando que seu pai estava vivo, começaram a listar suas alergias para o médico. "Foi horrível," ele disse.

- Williams disse que Murray falou que iria comer alguma coisa e deixou o hospital.

- No interrogatório do advogado de Murray, a conexão de Williams com a Nação do Islã, é questionado se ele fez outras ligações nos minutos após a ligação de Murray. Ele também perguntou ao assistente com que frequência ele subia até o quarto de Jackson, e se suas impressões digitais poderiam ser encontradas nas seringas ou bolsas intravenosas. Williams negou dizendo "Eu nunca toquei nada daquilo."

Depoimento de Faheem Muhammad

- Faheem testemunhou estar no quarto enquanto Murray administrava a RCP

- Jackson estava deitado com os olhos e boca aberta, parecendo não estar vivo, testemunhou Faheem Muhammad. "Eu me lembro dele estar num estado de pânico, e eu me lembro dele perguntando se alguém no quarto sabia fazer RCP," testemunhou Muhammad.

- Muhammad disse "Eu sabia que o Dr. Murray era um cardiologista, então eu olhei pro Alberto [Alvarez] um pouco chocado," ele disse. Alvarez eventualmente começou a ajudar Murray a fazer o RCP.

- Muhammad também testemunhou que os filhos de MJ, Prince e Paris, estavam dentro do quarto/perto da porta e que Paris chorava joelhos. Ele disse que deixou o quarto para tirar os dois filhos de Jackson de lá e mantê-los longe da comoção.

- Muhammad também testemunhou que menos do que uma hora após o cantor ser declarado morto, o doutor o abordou dizendo que estava com fome e que iria comer alguma coisa, e rapidamente deixou o hospital.

- No interrogatório da defesa, Muhammad disse que Murray falou com a família de MJ e com a polícia antes de ir embora.

TMZ reportou que a namorada de Murray, Nicole Alvarez, estava presente na corte e pediu para retornar na sexta-feira.



Fonte: MJJC
Tradução de Bruno Couto Pórpora