quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

"Michael" completa faixas que ele não terminou (TWSJ, Dezembro 2010)

The Wall Street Journal, 6 de dezembro de 2010
Por Christopher John Farley

Em 14 de dezembro, o Rei do Pop ressurgirá com um novo álbum entitulado Michael. O disco apresenta 10 músicas que foram finalizadas após a morte do cantor em 2009, aos 50 anos.

A Epic Records planeja enviar cerca de um milhão de cópias do novo disco às lojas, de acordo com a revista Billboard. O espólio do sr. Jackson faturou em torno de U$275 milhões no ano passado, segundo uma pessoa familiar com o assunto. O maior rendimento do espólio veio de seu contrato com a Sony Music, do filme This Is It e de catálogos musicais.

John Branca, co-empresário do espólio de Jackson, disse que após o lançamento de This Is It muitos materiais nunca lançados vieram à luz. "Seria um pecado deixá-los nos cofres," disse o sr. Branca.

Algumas das músicas em Michael foram originalmente gravadas no lar dos Cascios em Nova Jersey - uma família com quem o sr. Jackson ficou em 2007 - um arranjo informal que estimulou alguns críticos e fãs a questionarem a autenticidade das faixas.

Representantes do espólio disseram que verificaram que as faixas usadas em Michael realmente tinham a voz do cantor tocando-nas para especialistas em música, incluindo produtores que trabalharam com o Sr. Jackson.

O Sr. Branca disse que o sr. Jackson deixou para trás numerosas faixas de voz e "em termos de qualidade que possamos nos sentir confortáveis lançando", há o suficiente para pelo menos outro álbum, além de Michael.

O cantor e compositor Akon, que co-produziu o primeiro single de Michael, entitulado Hold My Hand, disse que a faixa estava essencialmente completa antes da morte de Michael Jackson. O tema da faixa, diz Akon, capta o modo como o sr. Jackson queria re-lançar sua carreira. "Ele queria voltar com músicas que unissem o mundo," diz Akon, que também cantou na faixa.

O produtor Teddy Riley, que trabalhou em várias músicas do novo disco, disse que as faixas que o sr. Jackson deixou para trás estavam em diversos estados de acabamento. Para finalizá-las, o sr. Riley colocou baterias e efeitos sonoros, além de remixar.

O sr. Riley, que trabalhou com o sr. Jackson em seu álbum de 1991 Dangerous e vários outros projetos, disse que o cantor teria se divertido com o debate acerca o lançamento de suas músicas póstumas.


"Ele amava controvérsia - é para isso que Michael vivia," disse o sr. Riley. "Ele está olhando de cima para nós e sorrindo."

O Sr. Riley diz que há um faixa com temperos de salsa chamada Burn Tonight que não entrou em Michael mas que poderia ser lançada futuramente. "Não há o que as pessoas esperariam de Michael," ele disse. "É como algo de Dancing with the Stars."

O Sr. Branca disse que o próximo grande projeto para o espólio de Jackson será o re-lançamento de seu álbum de 1979, Off The Wall, que provavelmente incluirá takes alternativos, remixes e talvez algumas faixas inéditas.

 Traduzido por Bruno Couto Pórpora.