domingo, 2 de janeiro de 2011

Jackson, o Garoto dos 5 Milhões de Discos (Folha de S. Paulo, Março 1983)

Folha de São Paulo, 22 de março de 1983
Por Pepe Escobar

'Em seu LP Thriller, uma alquimia sonora capaz de revolucionar a música negra'

Quando Michael Jackson lançou Thriller, seu último LP, a expectativa nos meios musicais era enorme. Uns achavam que seria mais uma sucessão de insípidas pop songs desfiladas com vocais esganiçados e irritantes - embora os arranjos fossem competentes. Outros acreditavam em uma nova alquimia sonora capaz de revolucionar os caminhos da música negra nos anos 80.

Prevaleceu o segundo ponto de vista. Thriller é para a música negra um álbum tão importante quanto os antológicos testamentos perpetrados por James Brown, Sly & The Family Stone e Marvin Gaye em sua época de ouro, Michael, 24 anos, canta como um performer experimentadíssimo, e não mais como um garotinho oco. Sua voz é o melhor instrumento do disco; uma das mais refinadas da música contemporânea. Conta, naturalmente, com uma magia extra: a produção de Quincy Jones. Mr. Jones fez um pacto demoníaco e consegue realçar nuances impossíveis dos straight funk, baladas e rocks de Jackson. É um álbum de audição absolutamente compulsiva.

Trata-se, sem dúvida, da história de um super-hit. Thriller já vendeu mais de 5 milhões de discos só nos EUA. Pela 3ª semana, está em primeiro lugar na lista dos mais vendidos da Cash-Box, seguido por Business as Usual, o dançante LP de estréia do Men at Work. The Girl Is Mine, apesar de algo soporífera - porém extremamente "catchy" e bem-arranjada - estourou em compacto simples. A seguir foi a vez da explosiva Beat It, com o flamejante solo de guitarra de Eddie Van Halen. Agora Billie Jean, sem dúvida a melhor faixa de Thriller, chega ao 1º lugar em compactos simples nos EUA, tanto na lista da Cash Box quanto da Billboard.

Billie Jean é tão precisa que chega a ser desconcertante: seção rítmica esparsa e econômica, toques de cor via os sintetizadores polifônicos e cordas de Mr. Jones, e Michael literalmente sangrando nos vocais: "Billie Jean não é minha amante/ela diz que eu sou o seu homem/mas o garoto não é meu filho." O resultado é fatal, tanto na pista de dança, no rádio do carro, no walkman ou para se ouvir a dois. Junte-se a Thriller os excepcionais The Message, com Grandmaster Flash & The Furious Five, e Midnight Love, com Marvin Gaye, e está pronta a receita contra qualquer crise, pelo menos nos últimos tempos.