quinta-feira, 16 de setembro de 2010

'This Is It' prestes a estrear mundialmente (AP, Outubro 2009)

Associated Press, 27 de outubro de 2009
Por Sandy Cohen

LOS ANGELES (AP) - Os fãs de Michael Jackson ao redor do mundo se preparam para a última reverência do cantor na terça-feira, em um filme que capta os ensaios da turnê que não realizou no último verão.

Do começo da tarde de Los Angeles à madrugada de Nova York, das horas que antecedem o amanhecer na Europa até as horas comerciais da Ásia e nos outros cantos do mundo, Michael Jackson: This Is It chega simultaneamente na maior fanfarra cinematográfica já realizada para um filme musical.

Estreando em 99 países na terça e quarta-feira, o filme se estenderá a 110 territórios até o final de semana, com a distribuidora Sony botando 15,000 cópias de This Is It em circulação.

As estréias simultâneas ao redor do mundo serão acompanhadas por uma exibição repleta de estrelas no Nokia Theatre, uma casa de shows do outro lado da rua onde está o Staples Center, onde muitos dos ensaios de Jackson - e seu funeral público - aconteceram.

O colaborador de longa data de Jackson, Kenny Ortega, que dirigiu e produziu This Is It, deve comparecer ao evento, assim como membros da banda de Jackson e os executores de seu testamento. Entertainers como Snoop Dogg, Smokey Robinson e Zac Efron também estão na lista de 5,500 convidados.

Fãs devem lotar a área, também. Muitos esperaram por dias na fila para comprarem ingressos de pré-estréias de This Is It nos cinemas Regal, que exibirão o filme com ingressos esgotados em todas as duas 14 salas na grande estréia de terça-feira.

"Por este ser nosso primeiro filme... a energia e animação na platéia de hoje à noite será fenomenal," disse Russ Nunley, porta-voz do Regal Entertainment Group.

O filme, montado a partir de 100 horas de gravações dos ensaios, mostra um entusiasmado Rei do Pop meticulosamente criando seus passos e apresentando alguns de seus hits mais queridos. Nenhum crítico assistiu ao filme, mas a Sony - que pagou $60 milhões pelos direitos do filme - mostrou um trecho de 12 minutos para jornalistas de entretenimento na semana passada.

Alguns dos membros da família de Jackson e amigos já assistiram This Is It. Elizabeth Taylor, amiga de longa data do popstar, postou seus comentários no Twitter na segunda-feira.

"É a obra cinematográfica mais brilhante que já vi," ela escreveu no site de micro-blogging. "Ela consolida para sempre o gênio de Michael em cada aspecto de criatividade".

A atriz de 77 anos acrescentou que ela "chorou de pura alegria pelo seu presente dado por Deus" e insistiu aos seus fãs para assistirem o filme "de novo e de novo".

O filme tem um apelo para todas as idades, com a Motion Picture Association of America lhe dando uma classificação para a família, PG por "algumas coreografias sugestivas e imagens assustadoras".

Com duração de uma hora de 51 minutos, This Is It será exibido limitadamente por duas semanas, o que lhe confere certa exclusividade planejada inicialmente para os shows de Jackson em Londres.

"Nós achamos que 16 dias é o correto. É o tipo de evento especial que merece um tratamento especial," disse Rory Bruer, distribuidor chefe da Sony.

Jackson morreu no dia 25 de junho aos 50 anos. O médico legista do condado de Los Angeles declarou a morte como homicídio, causada primariamente pelo poderoso anestésico propofol e outro sedativo. O médico pessoal de Jackson, Dr. Conrad Murray, não foi indiciado mas é o foco da investigação policial.

Os 50 shows de retorno de Jackson na arena O2 em Londres teriam início em julho.

Traduzido por Bruno Couto Pórpora.