sexta-feira, 17 de setembro de 2010

'This Is It' como seu triunfo pessoal (LA Times, Novembro 2009)

LA Times, 3 de novembro de 2009
Ben Fritz

O filme sobre Michael Jackson confirma uma odisséia improvável para Tim Patterson, um diretor comercial que contribuiu decisivamente.

Em 25 de junho, apenas algumas horas depois que Michael Jackson morreu, Tim Patterson dirigiu de sua casa em Santa Clarita Valley para o centro de Los Angeles com filmagens avaliadas em $60 milhões na sua mala.

Quando ele desacelerava na Interstate 5 em seu conversível Lexus, Patterson carregava todas as 140 horas de filmagens dos ensaios para a planejada série de shows This Is It do falecido cantor, que eventualmente seriam diminuídas a um filme de 112 minutos que estreou na semana passada, com uma decente bilheteria de $34,4 milhões domesticamente e fortes $69,5 milhões ao redor do mundo até o último domingo.

Patterson, um diretor comercial que trabalhou ocasionalmente em música ao longo de seus 29 anos de carreira, foi um dos operadores de câmera contratados pelos promoters da AEG Live para filmar os ensaios de This Is It.

Toda noite após o trabalho, ele transferia horas de video filmadas por ele e a colaboradora Sandrine Orabona para dois discos rígidos no seu escritório caseiro. Na tarde em que Jackson morreu, Paul Gongaware, um produtor do show e do filme, telefonou para ele com um pedido urgente: As filmagens, que repentinamente adquiriram um valor único, tinham se ser entregues aos escritórios da AEG no centro da cidade, imediatamente.

"Eu poderia ter facilmente ido ao TMZ e feito uns milhões de dólares," Patterson relembra com uma risada.

No entanto, ele deu início a uma odisséia improvável na qual um diretor comercial, que nunca havia trabalhado antes em um longa-metragem, se tornou a única pessoa além dos colaboradores artísticos de Jackson envolvida em This Is It do começo ao fim. Junto ao seu colaborador de longa, Brandon Key, também um diretor comercial e produtor, Patterson trabalhou em cada tomada de This Is It, da filmagem original dada à mídia dias após a morte de Jackson até os extras do DVD completado recentemente.

"Está será a coisa mais incrível e importante que fiz na minha carreira," disse o diretor de 53 anos em seu escritório caseiro. "Eu nunca imaginei que me envolveria em ensaios de shows e acabaria fazendo um longa-metragem."

O envolvimento de Patterson começou em maio quando ele enviou um e-mail a Gongaware, quem ele conhecia desde os anos 80, para perguntar se haveria algum trabalho para ele nas preparações de This Is It enquanto ele estava na espera de outro trabalho.

Gongaware estava de fato decidindo começar a compilação de cenas dos bastidores. Ele contratou Patterson e Orabona e eles conceberam um orçamento de $80,000. Pelos próximos seis meses, usando duas câmeras Sony de $6,000 que Patterson comprou para o projeto, eles trabalharam seis dias por semana, muitas vezes até a meia-noite, filmando performances e momentos engraçados, entrevistando dançarinos, músicos e outros que trabalhavam no show.

Era uma produção simples, quase amadora, já que não era destinada no momento a nada mais do que videos promocionais da internet e aos arquivos pessoais de Jackson. Muitos momentos importantes foram filmados por apenas uma pessoa e quando o microfone do cantor era desligado, um zunido eram capturado com o microfone boom ligado à câmera (por isso se vê algumas legendas no filme terminado).

"Se nós soubéssemos que seria um filme," disse Patterson com uma risada, "nós teríamos filmado com nove ou doze câmeras, tendo uma visão geral de tudo."

Na semana após a morte de Jackson, Patterson e Key trabalhavam em um escritório improvisado na sede da AEG com equipamento espalhado pelo chão, rapidamente tentando descobrir o que eles tinham. Dentro de uma semana após a morte do cantor, eles montaram juntos o clipe inicial de 97 segundos de This Is It que foi lançado para a mídia e se tornou uma sensação na televisão e na Internet.

"Nós mandamos 10 cópias em DVDs e cinco minutos depois minha esposa me contou que já estava na CNN," disse Key, 44.

Pelas próximas duas semanas, o par continuou procurando entre os videos, editando vários pedaços de performances diferentes e discussões de bastidores. Pela metade de julho, uma parada de executivos chefe de estúdios incluindo a 20th Century Fox, Universal Pictures, Paramount Pictures e Sony Pictures invadiu um dos quartos pequenos onde eles trabalhavam e Patterson mostrou o que eles tinham.

Duas semanas depois, a Sony concordou em pagar $60 milhões para transformar as gravações em um filme.

Levou mais de duas semanas do momento onde o acordo foi firmado com o estúdio, AEG e o espólio de Jackson, até a aprovação da Corte que permitiu à produção se mudar para o lote da Sony em Culver Ciy, onde eles trabalharam em cômodos seriamente guardados por seguranças na cobertura do Gene Autry Building.

No interím, Patterson e Key trabalharam com Don Brochu, que editou o High School Musical 3 do diretor Kenny Ortega, para montar uma primeira versão de aproximadamente duas horas e 45 minutos - 2 horas e 1/4 de performances e meia hora de discussões.

Patterson, que havia entrado no projeto como um cameraman de bastidores, e Key, que respondeu a uma urgente ligação de um amigo para ajudar a criar sentido na montagem, inesperadamente se tornaram editores em um dos maiores filmes do ano, um que foi concebido inteiramente na sala de edição.

Enquanto eles faziam o filme que não tinha roteiro e no qual o diretor havia raramente prestado atenção ao que estava sendo filmado, Patterson se encontrou na incrivelmente estranha posição de ser a única pessoa presente que sabia justamente o que eles tinham para ser trabalhado.

"Não havia fitas numeradas, nada foi registrado; eu só meio que sabia o que tínhamos filmado e mais ou menos quando," ele disse.

Ao longo de cerca de um mês, o par trabalhou sete dias por semana na Sony, cortando e diminuindo o filme de 2 horas e 45 minutos para a versão final. Por conta de preocupações com pirataria, não havia conexão à Internet nos escritórios e apenas aqueles com passes especiais podiam entrar nos quartos onde quatro editores e cinco assistentes montavam o filme, codi-nomeado "Industrial".

Aconteceram debates e desentendimentos sobre o que incluir, mas os editores alegam que, contrário a rumores, nada foi deletado para fazer Jackson parecer mais saudável do que ele estava nos meses que antecederam sua chocante morte. A única questão era como pesar o filme em relação a performances versus discussões.

"Nós poderíamos ter mostrado mais imagens dos bastidores, mas Kenny sentia firme de que Michael teria gostado de incluir mais músicas para os fãs," explicou Key. "Também foi decisão do Kenny que não o faríamos como um documentário com entrevistas e novas filmagens."

Depois que a versão final do filme foi concluída em meados de setembro, Patterson e Key continuaram a editar e filmar material extra para o DVD, cujo lançamento é esperado para janeiro ou fevereiro com horas adicionais de material, incluindo performances de músicas como Stranger in Moscow que não entraram para a versão dos cinemas.

Os dois agora retomaram as vidas que tinham há seis meses atrás, longe dos longa-metragens e lotes de estúdio. Mas quando eles fizeram uma pausa em seus trabalhos para discutir a experiência de This Is It no escritório caseiro de Patterson, tornou-se claro que ambos estão determinados a trabalhar em outro filme-concerto, embora estejam conscientes de que nada igualará a exaustiva experiência física e emocional deste verão - criando um tributo para a vida de uma lenda pop.

"Eu nunca imaginei," disse Patterson, cujo trabalho regular consiste em criar propagandas para uma companhia de equipamentos de golf, "que eu trabalharia em um projeto onde eu desmoronaria na ilha de edição, chorando."

Traduzido por Bruno Couto Pórpora.