quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Michael Jackson Descansa em Casa (JET, Fevereiro 1984)

JET Magazine, 13 de fevereiro de 1984

Lendo as centenas de telegramas e cartões que ele recebeu durante sua breve estadia no Hospital Brotman em Culver City, Califórnia, o superstar Michael Jackson pegou um que dizia, "Michael, nós sabemos que você é quente, mas isso é ridículo!" Ele riu.

O humor contrastava com as hordas de fãs histéricos e assustados que faziam vigília do lado de fora do hospital, aguardando notícias sobre a condição do artista mais amado do mundo. 

Muitos estavam entre o 4,000 que lotaram o Shrine Auditorium em Los Angeles para assistirem a Michael e seus irmãos filmarem um comercial para a Pepsi Cola.

Um espectador, Woody Thomas, um pesquisador da revista Black Radio Exclusive, que estava apenas há alguns metros do astro quando seu cabelo pegou fogo, descreveu a cena para a JET: "... Michael pulava para cima e pra baixo e começou a cantar a música, e então havia fumaça vindo debaixo dele. A fumaça começou a levantar e ele veio descendo as escadas cantando. Então o diretor disse, 'Ótimo! Corta. Esta é para marcar. Vamos fazer mais uma' e então eles fizeram a mesma coisa. Michael apareceu só que desta vez havia muita fumaça. Nós nem podíamos enxergar o Michael quando ele começou a cantar. Ele desceu as escadas e quando ele fez seu giro nós vimos que seu cabelo pegava fogo e gritamos: "Seu cabelo está pegando fogo", mas assim que gritamos, o pessoal do palco já estava do lado dele... Eles correram até ele e o jogaram no chão e, sabe, colocaram algo em sua cabeça e então o tiraram do palco. E isto foi o que aconteceu, eu estava na quarta fileira então vi tudo."

Depois do acidente, Jackson foi levado às pressas para o Hospital Cedars-Sinai em Los Angeles, e então para o Hospital Brotman. O Brotman é especializado em tratamento para queimaduras.

Membros da família de Jackson e poucos amigos próximos incluindo o promotor Don King tiveram acesso ao quarto. Um porta-voz do Hospital Brotman disse que Jackson recebeu alta cedo porque "ele estava se sentindo bem e queria ficar com sua família." 

Apesar da virada trágica, o jovem Jackson tem motivos para manter seu bom espírito. Seu médico pessoal, Dr. Steven Hoefflin, disse que as queimaduras poderiam ter sido piores. Michael teve queimaduras de segundo grau atrás da cabeça e queimaduras de terceiro-grau em uma área correspondente ao tamanho de uma moeda.

Dr. Hoefflin diz que Jackson, que está em "excelente condição", mostrou rápidos sinais de recuperação e que será tratado pelo hospital num ambulatório. Ele não precisará fazer nenhuma cirurgia imediata e as queimaduras devem curar entre dois e três meses, em tempo para Michael acompanhar os irmãos na turnê mundial dos Jacksons neste verão. 

O porta-voz da Pepsi, Mike Ross, disse que o roteiro da turnê será anunciado em algum momento deste mês pelo escritório de Don King. "Não ouvi nada sobre adiamento," ele disse. "Qualquer decisão de adiamento seria dele. Sua recuperação progrediu muito."

O comercial que estava sendo filmado quando o acidente ocorreu estava já no fim quando Jackson foi ferido. "Eles estavam no último dia de uma gravação de quatro dias quando aconteceu," diz Ross.

A Pepsi declarou ter pago cinco milhões de dólares para patrocinar a turnê.

Quando a JET estava sendo impressa, o advogado de Jackson, John Branca, disse que o cantor esperava estar bem o suficiente para "atender à festa do Guiness Book que será dada em sua homenagem pela Epic Records em Nova York" na próxima terça. A festa é para comemorar Thriller, que se tornou o disco mais vendido de todos os tempos.

E os produtores da premiação do Grammy têm seus dedos cruzados para que Jackson apareça no show de 28 de fevereiro. Ross contou a JET que o comercial que Jackson filmou será exibido na premiação.

Jackson, em recuperação na sua casa em San Fernando Valley, teria assistido ao comercial e quer dividí-lo com seus milhões de fãs. No momento em que a JET era impressa não havia sido divulgada ainda uma data para seu lançamento.

John Branca, o advogado de Jackson, emitiu uma declaração sobre a possibilidade de um processo. Na declaração, Branca diz: "Nós estamos cuidadosamente examinando todos os fatos que contribuíram para esta lesão traumática, incluindo a possibilidade de negligência e possível falta de devida segurança para Michael, mas nós não iremos comentar neste momento sobre a possibilidade de qualquer ação ou responsabilidade legal. Estaremos examinando cuidadosamente a fita da gravação."

Duas semanas antes de sofrer as queimaduras, Michael acompanhou o dr. Hoefflin ao hospital para levantar a moral dos pacientes vítimas de queimaduras.













Tradução de Bruno Couto Pórpora.