terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Michael Jackson deixa hospital (Folha de S. Paulo, Janeiro 1984)

Folha de São Paulo, 30 de janeiro de 1984

O cantor norte-americano Michael Jackson, de 25 anos, internado na sexta-feira com queimaduras de segundo e terceiro grau na cabeça, deixou sábado o hospital Brotman Memorial, em Los Angeles, e continuará a ser tratado em casa. Seu médico, o cirugião plástico Steve Hoefflin, preferia que o cantor continuasse internado por mais alguns dias mas, em virtude de sua melhora, e de seus insistentes pedidos, acabou concordando com sua saída do hospital. O dr. Hoefflin disse também que ainda é cedo para saber se Michael precisará fazer operações plásticas e de implante de cabelo - tudo dependerá da evolução de seu quadro - mas há possibilidade do cantor ficar parcialmente careca, caso não nasça mais cabelo na região (cerca de um palmo na parte posterior da cabeça) afetada.

O acidente ocorreu na sexta-feira, no auditório Shrine, em Los Angeles, enquanto Michael e seus irmãos, ex integrantes do grupo Jackson Five, gravavam uma propaganda para a Pepsi Cola (pela qual o cantor deveria ganhar cerca de 10 milhões de dólares). De acordo com as pessoas que assistiam à gravação - algumas até acharam que o fogo nos cabelos do cantor "estava no script" - o acidente aconteceu quando Michael, dançando ao som de Billie Jean, chegou muito perto dos fogos de artifício utilizados na filmagem e então uma fagulha pulou em seu cabelo. Segundo essas testemunhas, o cantor continuou a descer por uma escada do palco até perceber o fogo e então, com muito sangue frio, tirou a jaqueta e cobriu a cabeça, na tentativa de apagar o fogo. Ele foi imediatamente ajudado por seus irmãos e outras pessoas presentes. A cena toda, calcula-se, deve ter durado cerca de 10 segundos.

Para o diretor artístico do cantor, o fogo teria sido produzido pela explosão, perto de sua cabeça (os cabelos estavam empastados com uma goma, o que teria intensificado o fogo), de uma caixa metálica com produtos destinados a criar efeitos especiais. Sua versão é contestada pelo oficial de polícia encarregado da investigação, que acredita que o fogo tenha começado com faíscas provocadas por um aparelho pirotécnico em contato com a goma (laca).

Recuperação

 
Seja como for, e apesar de ainda sofrer fortes dores, Michael Jackson - o artista pop de maior sucesso hoje nos Estados Unidos - deverá estar pronto (embora não se saiba se com ou sem cabelo) para aparecer em público nas próximas duas semanas, de acordo com as estimativas de seu médico, pois seu bonito rosto não foi atingido pelas chamas.

O dr. Steven Hoefflin acredita que o cantor possa comparecer à entrega dos prêmios Grammy, o Oscar da música americana, no próximo dia 28, por coincidência no mesmo auditório onde ocorreu o acidente, "desde que encontre ânimo para fazê-lo". Seria bom que estivesse mesmo recuperado. Afinal, ele é o grande ídolo da noite, com um recorde de 13 indicações e sete premiações.

Possivelmente repousando em sua casa de Los Angeles, onde vive com a mãe, Michael Jackson já pediu que o filme do acidente seja transmitido pela TV, para que seus inúmeros fãs possam ver o que realmente aconteceu.