segunda-feira, 23 de maio de 2011

MichaelMania - O Making Of do Novo Clipe de Michael Jackson (TV Guide, Novembro 1991)

TV Guide, 2 de novembro de 1991
Por Stephen Galloway

Um olhar exclusivo no mega-clipe do Enluvado, Black or White

É noite em uma das mais degradantes partes de Los Angeles. Uma limusine cruza por uma escura rua afastada e entra em um estacionamento abandonado. Tão logo que ela para, meia dúzia de seguranças aparece do nada. Eles correm para o carro, gritando instruções um para outro enquanto um jovem pálido, de aparência um tanto triste, sai do veículo. Quem? Michael Jackson. O perigo: dois atordoados sem-teto do outro lado da rua, que nem sequer notaram que ele chegou.

Este é o mundo de Michael Jackson, um mundo o qual ele permitiu à TV GUIDE acesso exclusivo para um evento muito importante – o making of de seu novo vídeo, Black or White. Com um acordo de U$1 bilhão com a Sony e sua reputação como artista número 1 em jogo, o superstar tem muito a depender de Black or White e o álbum de onde ele vem, Dangerous. Sua preocupação é evidente, desde o diretor de primeira linha de Hollywood até os efeitos especiais de última geração, dos animais exóticos à multinacional trupe de dançarinos – tudo por 11 minutos de gravação.

Mas neste momento, ele prefere não discutir o projeto. Enrolado em uma capa, prende-se à escuridão, como se com medo de alguém conversar com ele. A maioria dos técnicos não o nota por lá. Na vida real, não há nada mais carismático sobre ele. De fato, ele parece tenso.

“Eu acho que infelizmente existe pressão e ela é colocada por todos os outros,” confirma o diretor John Landis. Isto é algo com que Landis, cujos créditos incluem Animal House, Trading Places e Twilight Zone, está muito bem familiarizado.

Mas nesta noite a tensão é palpável. Uma gripe custou a Michael vários dias de trabalho e Landis precisa ir à Roma em 48 horas. Se a filmagem não estiver completa até lá, não haverá tempo suficiente para terminar os efeitos especiais.

Agora, acima de tudo, a próxima cena precisa de uma co-estrela temperamental. Uma lustrosa pantera negra é conduzida ao cenário, mas este é apenas o começo. Para fazer a pantera agir, é preciso mantê-la com fome. E quando uma pantera está com fome, tudo pode acontecer. “Limpem o set!”, grita um diretor assistente. Jackson, que parece fascinado com a fera, é relutantemente levado a seu trailer enquanto Landis e equipe assistem de um monitor.

A pantera espreita-se até a câmera, rosna e vai embora. Por um segundo, olha para um jovem operador de câmera que está por perto. Pausa e sibila. No último momento, ela se vira. Milagrosamente, faz exatamente o que é mandada. Um suspiro coletivo é ouvido da equipe.

Mais tarde, através de uma sofisticada técnica de computador chamada morphing (similar àquela usada em Exterminador do Futuro 2), Jackson se transformará na pantera – um efeito especial que pode custar até US$10.000 por segundo. Landis não sabe explicar como a pantera vai aparecer no vídeo concluído, que mostra Macaulay Culkin, em uma vingança fantasiosa, banindo seu pai obnóxio, George Wendt, para diferentes partes do mundo. O próprio Macaulay é revelado como uma fantasia de Bart Simpson. Como isso tudo ilustra o suposto tema de igualdade racial do clipe, só Deus sabe. Landis dá de ombros para qualquer interpretação: “Haverá muita improvisação.”

Após inumeráveis tomadas, o trabalho com a pantera está completo. É 1 hora da manhã. Os sem-teto desapareceram, junto com os vagabundos e drogados que habitam estas ruas escuras. A equipe está exausta. Landis se abraça, combatendo a gripe que, brincando, diz ter pego de sua estrela. A pantera é levada para sua gaiola. De repente ela parece cansada, quase domada.

Assim como Michael. Ele re-emerge de seu trailer, com olhos remelentos. É difícil acreditar que este homem consegue estourar de energia quando quer que esteja no palco. Landis o leva ao ponto onde ele deve se mover tal como a pantera. E, por algumas breves tomadas, Jackson repentinamente volta à vida. Ele saltita como um gato selvagem, rasteja e se agita como se fosse decolar. Então acaba. A energia se foi, e o homem quase invisível está de volta. Jackson desaparece em seu trailer, trancando a porta detrás de si.

Onde está Michael?

Ele está fazendo o Moonwalk por todos os canais de TV


Nós iremos ver mais de Michael Jackson neste mês do que em qualquer época desde que Bad foi lançado em Agosto de 1987.

No dia 14 de novembro, seu novo clipe, Black or White, irá estrear simultaneamente na Fox, MTV e BET. De fato, a Fox ajustará toda sua programação principal nesta noite: espectadores atentos poderão notar seus programas favoritos durando um pouco menos para acomodar o clipe de 11 minutos. Mas os fanáticos por Simpsons não precisam se desesperar – Jackson ama tanto este programa que usará Bart como um personagem em Black or White.

No domingo seguinte, um inédito especial de 30 minutos sobre Jackson, incluindo uma retransmissão do vídeo, irá ao ar na Fox. A seguir, o superstar irá ressurgir em um especial do décimo aniversário da MTV, programado para 27 de novembro na ABC, quando, de acordo com uma porta-voz, ele pode apresentar Black or White ou outra música de seu novo álbum, Dangerous.

Enquanto isso, os representantes de Jackson estão trabalhando em um acordo para lançamento global do clipe no mesmo dia em que for mostrado nos EUA.

É difícil acreditar que este é o homem que uma vez alegou, “Acredito ser uma das pessoas mais solitárias do mundo.”


Stephen Galloway é um escritor da equipe do escritório da TV GUIDE em Los Angeles.

Traduzido por Lucas Bucchile