terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Os Jacksons Chegaram Para Ver a Rainha (Record Mirror, Maio 1977)

Record Mirror, 28 de maio de 1977

Os Jacksons parecem uma escolha um pouco estranha para um show de variedades da realeza. Primeiro, eles não vêm ao país há anos. E segundo, é claro, eles são meninos negros em um evento de convidados mais brancos possíveis.

Mesmo assim, eles estão em Glasgow, alinhados e prontos para cantar. O grupo é considerado a maior banda americana de adolescentes, mas hoje esta descrição não cai tão bem. Três deles são respeitáveis homens de família, e Jackie espera a chegada do próximo Jackson a qualquer momento.

Gritos

Jermaine não está mais com eles, mas eles ainda são em cinco. Randy, o irmão mais jovem, é o novo recruta.

As irmãs, Janet e LaToya, se juntam a eles nos shows de cabaret, mas parece que a presença delas é apenas tolerada - elas certamente não são fixas no grupo.

Os meninos fizeram a passagem de som para o show, a Rainha foi assistir a um jogo de futebol, e aqui estamos no décimo andar do hotel Albany. David Soul está também aqui em algum andar - hoje, os gritos lá embaixo são todos para ele.

Perdõem a minha ignorância, mas depois de todos esses anos eu ainda não sei qual Jackson é qual. (Eu nunca consigo acertar os Osmonds também). O problema é com Tito e Marlon - o resto é fácil de identificar. Jackie é grande e também o mais alto, Michael cresceu apenas um pouco e ainda conserva sua voz aguda, o que explica como um jovem de 18 anos consegue ainda alcançar estas notas altas. O pequeno Randy é o mais extrovertido do grupo.

A história do momento é que o grupo não está mais com a Tamla Motown. Eles se mudaram para a Epic, e agora gravam na Filadélfia com Gamble e Huff.

Eles dizem que a mudança não foi tão drástica: "As pessoas de lá foram todas muito amigáveis. Elas fizeram nós nos sentirmos em casa."

"Sim, eles nos deixaram cantar livremente," acrescenta Jackie.

Quando eles mudaram, deixaram para trás seu irmão Jermaine, que agora trabalha como um artista solo. Na época, houve boatos de uma rixa grande dentro da família, mas se havia algum problema, parece que este já foi resolvido.

Eles falam com alegria sobre os dois filhos de Jermaine e seu interesse em cavalos: "Ele e Barry White adoram cavalgar," conta Michael.

Barry anda a cavalo? Você está brincando...

"Ele anda no tipo de cavalo mais forte que você pode encontrar," ri Randy.

"Sim, é um camelo," ri Marlon.

Nos Estados Unidos, parece que os meninos são tão grandes como sempre foram. Eles têm seu próprio programa de TV e ainda há histeria aonde quer que seja que eles apareçam. Seu último álbum, The Jacksons, se saiu muito bem nos charts americanos, assim como o single Enjoy Yourself.

Por aqui, o álbum não apareceu e o single não passou do Top 40.

Então por que vocês demoraram tanto para voltar, amigos?

"Nós fomos enganados," conta Michael. "Nos disseram que os nossos discos não estavam vendendo tão bem aqui, e que não havia interesse o suficiente na gente.

"Nós também estávamos procurando um promoter - queríamos encontrar o promoter certo."

Maravilhoso

Desta vez, eles farão apenas dois shows - este e um show em Londres. Mas se houver interesse o suficiente, eles voltarão para fazer uma turnê inteira.

Interesse o suficiente? Bem, vamos ver se eles ainda estão com tudo.

A platéia nos assentos de 25 libras do Teatro Real é dificilmente fã de soul music. Os cantores escoceses de country, Sydney Devine e Ronnie Corbett são mais o tipo de música deles.

Mesmo assim, a estrela do primeiro ato é sem sombra de dúvidas Dolly Parton, maravilhosa em calças brancas. Uma pena ela não ter usado seu costumeiro figurino rosa - ele poderia ter sobressaído o figurino da Rainha, que é de um tipo turquesa brilhante.

Dolly canta quatro músicas - Jolene, Bargain Store, I Am a Seeker e Coat Of Many Colours, que é dedicada "à minha mamãe, que ficaria tão orgulhosa em me ver aqui esta noite".

A tarefa dos Jacksons é abrir o segundo ato. Alguém errou o tempo da entrada deles - eles estão no palco enquanto a maioria das pessoas ainda estão voltando do bar.

Eles têm sua própria banda com eles (composta em sua maioria por primos) mas eles também parecem ter trazido uma orquesta totalmente indesejável.

Eles começam com Forever Came Today e a velha energia ainda está lá, mesmo que o som não esteja. Não é culpa deles - musicalmente, shows desse tipo estão sempre abaixo do padrão. A voz de Michael é mais ou menos inaudível, então as chances de gerar uma grande excitação são minadas desde o começo.

Mas visualmente eles são maravilhosos - Michael domina o palco inteiro com o seu boogie.

O número que me parece melhor é o novo single, Let Me Show You, que é uma balada de leve harmonia.

Eles terminam com um medley de seus primeiros sucessos, mas para mim, não funciona também. Não há como voltar atrás agora.

Encontro com o Príncipe

 
Os Jacksons têm uma tarefa dura à sua frente: reconstruir sua reputação neste país e, desta vez, com toda uma horda de outros grupos de soul competindo.

Mas neste show eles são uma das grandes atrações musicais - o show foi repleto de performances entendiantes. O único outro artista que interessa na segunda metade é David Soul, e ele realmete não está em seu melhor momento. Paralisado pelo nervosismo, deixando a alça de seu violão cair e murmurando entre músicas, seu show é melhor ser esquecido.

Após o show, há uma festa para os Jacksons. Eles são apresentados à Rainha, que aparentemente perguntou a eles se viajaram especialmente para o show.

"Mas quem realmente conversou conosco foi o Príncipe Philip," conta Jackie. "Ele pareceu realmente interessado, e nos fez várias perguntas sobre nós e a nossa música."

Poderia haver um fã secreto de soul music no Palácio Real?



Traduzido por Bruno Couto Pórpora