segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Michael Se Une à Irmã LaToya Jackson (JET, Julho 1980)

JET, 31 de julho de 1980
Por Robert E. Johnson

“Estou interessado em construir um caminho ao invés de seguir uma trilha e isso é o que quero fazer na vida – em tudo que eu faço,” é como o gênio musical Michael Jackson do popular grupo Jacksons começa sua agitada conversa com a JET.

Sentado em frente ao piano enquanto seus dedos magros e inquietos deslizam sobre o teclado, em sua casa em Encino, perto de Los Angeles, o cantor e compositor de 21 anos está ocupado com as músicas do primeiro álbum de LaToya, sua irmã mais velha, de 24 anos.

Junto com a jovem cantora, tão talentosa quanto bonita, Michael fala sobre seu envolvimento como compositor e produtor.

“É um projeto que fiz e que estará saindo logo pelo selo de meu pai,” diz o popular artista que compôs canções de sucesso para seu álbum, Off The Wall, que já passou das 6 milhões de cópias vendidas. A idéia para o novo álbum foi de seu pai, Joseph, cujo selo da Joe Jackson Productions é distribuído pela Polydor Records.

“O que aconteceu,” LaToya quietamente entra na conversa, “é que um dia estávamos assistindo TV, havia um artista e ele (o pai Joseph) perguntou: ‘Você acha que algum dia possa ser capaz de fazer isso?’ E eu disse, “Claro, com certeza.” A próxima coisa que descobri foi que ele queria me assinar com sua gravadora.

 “Quando de fato percebi que estaria fazendo um álbum”, ela prossegue, “falei com o Michael e disse que gostaria de incluir a música que fizemos para Donna Summer. Ele disse, ‘Tudo bem, mas eu teria que produzi-la porque não gostaria que ninguém mais fizesse isso.’ ”

A música que eles escreveram para a célebre cantora poderá acabar sendo o grande sucesso do álbum.

“Na verdade, cerca de três anos atrás, nós escrevemos Night Time Lover, mas naquela vez em particular era chamada Fire Is The Feeling e tínhamos escrito para Donna Summer,” revela LaToya. “Mas nós nunca tivemos uma chance de entregar para ela,” continua. “Estávamos sempre ocupados e ela sempre na estrada. Finalmente, veio a hora de fazer um álbum, então pegamos a música, a mudamos e a nomeamos Night Time Lover.”

Embora a colaboração com o possível single de sucesso lhe dê alguma satisfação, Michael está especialmente feliz fazendo o projeto do álbum. “Esta é a estréia dela e estou realmente contente... Acho que realmente vai ser um sucesso,” exclama.

Michael está especialmente empolgado com uma música, Lovely Is She, que LaToya co-escreveu com Janet, sua irmã de 14 anos que conquistou os corações de fãs de entretenimento graças a duetos com seu irmão, Randy, e suas performances dramáticas na série de TV Good Times.

“Parece uma música latina e o faz lembrar de A Garota de Ipanema”, LaToya sugere. “É sobre uma bela garota na ilha, que chama muita atenção mas não percebe.”

Uma jovem mulher notavelmente bela, LaToya também atrai muita atenção. Ela primeiro se tornou objeto de muitos olhares vorazes quando se juntou aos Jacksons em Las Vegas, embora a estréia não tenha lhe proporcionado a maior emoção de sua vida.

LaToya Evita Laços Românticos e Sai em Busca de Uma Carreira

“Acho que minha maior emoção veio olhando para os Jackson 5 (então Michael, Marlon, Jermaine, Tito e Jackie), quando os vi em ação pela primeira vez, porque nunca realmente soube o que as outras pessoas viriam neles,” LaToya diz. “Eu os vejo de modo diferente do público. Consigo lembrar da primeira vez que vi o primeiro show deles e todas aquelas meninas gritando, chorando e desmaiando por eles. Aquilo me impressionou.”

Ela também se impressionou quando fãs do sexo masculino verbalizaram suas expressões de afeição por ela. Alguns mandaram cartas de amor.

“Acho que é uma sensação feliz, pelo menos é para mim, saber que existem pessoas que se importam o bastante para te escrever cartas de amor e falar que te amam,” ela diz.

Mas encontrar homens que desejam envolvimento romântico instantâneo traz um problema. “Isso acontece tanto,” suspira. “Eu dificilmente saio. Mas quando saio, é sempre com algum cara dizendo que acha que sou isso e aquilo e que amaria casar comigo. Acho que é algo que a maioria das pessoas neste tipo de trabalho tem que encarar. O meu jeito é sentar e conversar com eles. Eu digo que tenho tanto mais a alcançar na vida. Não estou pronta para nada do tipo casamento.”

LaToya diz que não está nem mesmo pronta para namorar. “Tenho tantos objetivos em mente, tanto a atingir,” explica. Seu objetivo imediato é fazer seu álbum de estréia um grande sucesso. Com Michael produzindo e escrevendo, a meta está prontamente atingível. A força do álbum está tanto no papel de Michael como compositor quanto produtor. Todavia, ele modestamente minimiza sua contribuição.

“Eu realmente não escrevo nada, para lhe falar a honesta verdade,” ele diz. “Posso dizer que sou eu, mas não acho mesmo que seja de mim. Acho que vem de uma fonte muito maior do que eu,” o profundamente religioso Michael afirma. “Músicas surgem das maneiras mais estranhas. Eu acabo de acordar e lá está a música vindo inteira em minha mente e, claro, você então a coloca no papel.”

As músicas que ele concebeu sozinho ou co-escreveu com LaToya para seu álbum vieram quando eles menos esperavam – enquanto andavam no Rolls-Royce de Michael. “Amamos passear aos domingos,” ela diz, “subindo e descendo a praia de Palm Springs. Nós voltamos descansados e começamos a cantar. É então que bolamos a música.

“Michael tem uma memória fotográfica. Ele se lembra de tudo tão bem,” LaToya diz com orgulho de irmã. “Nós vamos para casa duas horas depois e ele me pergunta se consigo me lembrar da música que estávamos compondo. Eu odeio quando me esqueço de uma música porque algumas vezes elas são ótimas. Mas Michael então diz que tal música é de tal jeito. Eu olho para ele e penso, ‘Bem, como você se lembra?’ Ele nunca se esquece, nunca se esquece de nada.”

Michael nunca se esquece provavelmente porque boa memória é um dom – e ele tem uma filosofia sobre dons e talentos.

 “Para mim,” Michael insiste, “o maior de todos os pecados é receber um dom, um talento – porque na verdade é um presente de Deus – e não cultivá-lo e fazê-lo crescer. Este é o maior pecado do mundo.

“Existem tantas pessoas brilhantes por aí que desperdiçam seu talento e não tentam encontrar coisas novas. Não explorando-se mentalmente, ou aprendendo tudo sobre seus objetivos, para mim isto é um pecado,” enfatiza.

Se talento puder ser comparado a uma vela, é possível dizer, após se ouvir o primeiro álbum de LaToya, que Michael não acendeu uma e a escondeu debaixo de uma moita.




Traduzido por Lucas Bucchile