domingo, 23 de janeiro de 2011

"Michael" Registra Vendas Fracas Comparado a "This Is It" (Billboard)

Billboard, 21 de janeiro de 2011
Por Gail Mitchell e Ed Christman

Há quase um ano atrás, manchetes de todo o país proclamavam o contrato de mais de U$200 milhões assinado entre o Espólio de Michael Jackson e a Sony Music Entertainment. Englobando 10 lançamentos musicais de Jackson até 2017, o contrato contou a trilha-sonora dupla de This Is It como seu primeiro título.

Lançado em 26 de outubro de 2009, This Is It vendeu 1.6 milhão de cópias, segundo a Nielsen SoundScan. Isso, juntamente com o status de superastro de Jackson e seu legado influente, mais o aparentemente insaciável apetite dos fãs por tudo relacionado a ele, fez com que o consenso geral fosse de que um álbum de inéditas de MJ venderia tão bem quanto seu catálogo antigo.

Mas isso não parece ser o caso.

Lançado em 14 de dezembro, Michael debutou em No. 3 na Billboard 200. Enquanto isso, o single Hold My Hand, com participação de Akon, chegou ao No. 39 no Billboard Hot 100 e no No. 33 no Hot R&B/Hip-Hop Songs, vendendo 304 mil cópias de acordo com a SoundScan. E embora em suas primeiras cinco semanas Michael tenha vendido respeitáveis - especialmente no clima da indústria - 434 mil cópias, o valor é baixo perto do de This Is It, que vendeu 890 mil cópias em suas primeiras cinco semanas. Vision, uma caixa com 3 DVDs contendo 40 clipes de MJ, vendeu bem para um box set movendo 85 mil unidades desde seu lançamento em 22 de novembro.

"A reação global a Hold My Hand me surpreendeu," diz Chuck Atkins, vice-presidente de programação da estação de R&B WNOV Milwaukee. "Eu pensei que o Top 40 e [R&B] mostrariam mais amor. Mas eles deixaram para as rádios urbanas, e isto não é o suficiente para mantê-lo vivo." Acrescentando que a polêmica em torno dos vocais de Jackson gerou um impacto negativo, Atkins acredita que qualquer nova canção de Jackson irá "sofrer do mesmo modo."

O presidente da Rhythmic AC de Nova York, Rob Miller, diz que a falta de exposição em muitas estações pop provavelmente prejudicaram as vendas mais do que o debate em torno dos vocais de Jackson. "Hold My Hand soa tão diferente da maioria das faixas tocadas nas rádios Top 40," ele diz. "Mas considerando as circunstâncias, eu acho que o álbum vendeu bem. Se Michael tivesse podido fazer uma turnê, reconectar com o seu público, o resultado teria sido mais significativo.

Fontes dizem que a Sony Music Entertainment enviou 3 milhões de cópias do álbum Michael para todo o mundo, das quais 900 mil foram designadas para os Estados Unidos. Os esforços de publicidade da gravadora incluíram também um streaming das faixas no lançamento mundial do álbum para os 26 milhões de fãs de Jackson no Facebook.

Baseado nas primeiras cinco semanas do álbum nos EUA, no entanto, parece que a Sony tem um problema de estoque em suas maõs. Em sua semana de estréia, o álbum vendeu cerca de 228 mil cópias, seguidas de 150 mil na semana seguinte. Mas nas semanas seguintes, suas vendas foram reduzidas para 27 mil, 18 mil e então 11 mil na semana encerrada em 16 de janeiro.

Não houve qualquer palavra da Sony - cujos executivos não estavam disponíveis para comentar o assunto - sobre a possibilidade de um novo single sendo tramado nos bastidores. Mas se o álbum não gerar outro hit e continuar a vender apenas 10 mil unidades por semana, então o disco tem uma fonte de nove meses no mercado e os varejistas poderiam eventualmente mandar as unidades de volta para a gravadora.

Isto pode não acontecer no resto do mundo, porque Jackson é mais popular globalmente do que nos Estados Unidos.

Atualmente estão em preparação vários projetos de Jackson. Ubisoft, editora do popular jogo Just Dance, segue seu lançamento de 23 de novembro, o Michael Jackson: The Experience para Wii, com uma versão Kinect para Xbox 360 e PlayStation. As duas versões serão lançadas em 12 de abril na América do Norte e em 14 de abril na Europa, no Oriente Médio e nos territórios da Ásia; um lançamento no Japão está sendo planejado ainda para este ano. Segundo o gerente da marca Ubisoft, Andy Simpson, as versões da Kinect terão "tecnologias inovadoras de câmera que captam os jogadores e colocam-nos no universo de Michael Jackson em suas telas de TV."

2 de outubro marcará a abertura de Michael Jackson: The Immortal Tour em Montreal, uma produção do Cirque du Soleil baseada nas músicas e na carreira de Jackson. Os co-executores do Espólio de Jackson, John McLain e John Branca, ambos não disponíveis para comentário, anunciaram a parceria em maio passado. Shows adicionais acontecerão em Los Angeles e Nova York. Reggie Lyons, que cuida da publicidade da turnê, diz que datas adicionais serão lançadas ao público assim que confirmadas. Um show permanente em Las Vegas está previsto para estrear em 2013.

Um re-lançamento do clássico álbum Off The Wall, de 1979, foi anunciado no ano passado como outro projeto previsto para 2011, mas uma data de lançamento formal ainda não foi anunciada.



Tradução de Bruno Couto Pórpora.