quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Marlon Jackson fala sobre a morte do irmão (Essence, Junho 2009)

Essence.com, 25 de junho de 2009
Por Roland S. Martin

Roland S. Martin, do blog Essence.com, fala com Marlon Jackson, irmão de Michael Jackson e um dos membros do Jackson 5, sobre a morte de seu irmão mais novo, o Rei do Pop.

- Marlon, como você soube da morte de Michael?

Eu conversei com Frank Dileo, empresário de Michael. Frank me disse que Michael estava dizendo que não se sentia bem na noite anterior. Ele ligou para dizer a Frank que ele não estava se sentindo bem.

O médico de Michael foi vê-lo e, Frank disse, Marlon, da noite de ontem até esta manhã, eu não sei o que aconteceu. Quando ele foi encontrado nesta manhã, ele não estava respirando. Ele foi levado às pressas para o hospital, mas não conseguiram trazê-lo de volta. Foi isso. Eles não sabem o que aconteceu.

- Quando foi a última vez que você viu Michael?

Foi em um encontro da família no dia 14 de maio. Eu tinha acabado de voltar da África. Michael parecia ótimo. Ele parecia bem. Ele estava se preparando para os ensaios da sua turnê. Eu não sei o que aconteceu.

- Houve algumas notícias de que ele não estava se sentindo bem e estava em uma cadeira de rodas.


Ele não estava em uma cadeira de rodas. Ele estava andando por lá com os filhos. Quando nós o vimos, ele não estava em uma cadeira de rodas. Nós todos conversamos. Ele estava ótimo.

- Foi a última vez que você falou com ele?

14 de maio foi a última vez em que falei com ele. A última vez em que o vi.

- Você conversou com algum outro membro da família sobre a morte dele?

Eu tenho tentando saber da minha mãe. Eu falei com o Jackie. Falei com o Tito. Eles sentem o mesmo. Um pedaço do nosso coração, um pedaço de nós foi com ele. Foi um choque para eles também. Eu falava com meu irmão Jackie e ele dizia, Marlon, é verdade? Eu disse: eu estou ligando para eles agora mesmo para saber se é verdade. Foi quando liguei para Frank Dileo e eu não consegui falar com minha mãe. Eu falei com ele uma primeira vez e ele estava na casa e minha mãe chorava ao fundo, e foi simplesmente triste.

- Michael ainda estava na casa?

Michael tinha partido. Frank me disse: nós o perdemos.

- E você disse que um médico o viu na noite anterior, mas ele não achou necessário levá-lo ao hospital?
Ele não o levou ao hospital. Esta manhã, ele não estava respirando e eles levaram-no às pressas para o hospital. Ele faria 51 anos em agosto. Gone too soon.

- Marlon, é incrível olhar a reação de todos ao redor do mundo. As pessoas estão no hospital, na casa da família Jackson em Gary, Indiana, na estrela dele na Calçada da Fama.

Eu nunca soube do efeito que o Jackson 5 tinha sobre as pessoas até eu começar a sair em turnê e ouvir as pessoas dizerem que nossas músicas foram a razão para elas se casarem. Meus irmãos e eu fizemos o que fizemos, porque nós amávamos aquilo. É assim que nós pensávamos. Eu estou feliz que nós tenhamos tido a chance de simplesmente levarmos felicidade às pessoas e Michael colocou isso de levar felicidade às pessoas a outro nível. Ele se importava muito com as pessoas.

Michael era conhecido ao redor do mundo todo e é por isso que as pessoas se importam e é bom ver que se importem. Eles não apenas cresceram com meu irmão, mas eles cresceram com o Jackson 5. Eles se importam, eles se importam. Vão sentir falta dele. Definitivamente, vão sentir falta dele. Nós sempre vamos lembrar dele. Nós não podemos esquecê-lo.

- Eu ouvi a comparação com Elvis Presley sobre pessoas procurando por ele uma geração depois. Eu sei que é muito cedo ainda, mas deveria ser criado algo como Graceland para que a próxima geração fosse consciente do impacto de Michael?


Ele vai continuar vivendo. Ele deixou um legado que vai durar para sempre, e eu realmente sinto isso no meu coração. Eu quero que as pessoas se concentrem sobre as coisas que ele fez para as pessoas. Ele fez muitas coisas positivas. Ele vai viver para sempre. Eu vou sentir falta dele. As memórias, todas as grandes coisas que ele fez, e a minha família vai sentir falta dele. É duro. É realmente duro para nós agora.

- Para o mundo, ele foi o Rei do Pop. Mas para você, ele era o seu irmão caçula.

E é assim que nós o víamos, como um irmão caçula. É como quando qualquer um perde um membro da família. Dói. Dói agora. Dói demais.



 Traduzido por Luisa B.